Notícias

Notícias

Trabalhadores da Mercedes-Benz param no ABC

Por
Estadão Conteúdos

Trabalhadores da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, decidiram paralisar as atividades da fábrica logo após assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, 8. Eles também decidiram não entrar para o trabalho, nesta sexta, 9, em protesto contra a decisão da montadora de caminhões e ônibus de demitir 3,6 mil funcionários.

O número de corte equivale a 38% do efetivo das áreas de produção e administrativo (9,4 mil), e a 35% se contar executivos e estagiários (10,4 mil).

A montadora informa que decidiu terceirizar atividades de setores como logística, manutenção, fabricação e montagem de eixos dianteiros e transmissão média, ferramentaria e laboratórios. Essa medida vai impactar diretamente 2,2 mil trabalhadores. O grupo também não vai renovar contratos de 1,4 mil funcionários que vencem no fim de novembro.

Em nota divulgada após a decisão dos trabalhadores, a Mercedes-Benz afirma que está iniciando negociações com o sindicato para discutir as medidas do seu plano de transformação das operações de caminhões e ônibus no Brasil. Reafirma “a urgente necessidade de reestruturação de áreas e, consequentemente, a garantia de sustentabilidade dos negócios a longo prazo no País”.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.