Notícias

Notícias

Transportes crescem 13,1% no PIB do 3º tri ante 3º tri de 2020, mostra IBGE

Por
Estadão Conteúdos

O setor de informação e comunicação registrou uma alta de 14,8% dentro do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre de 2021 ante o terceiro trimestre de 2020, informou nesta quinta-feira, 2, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O segmento de transportes, armazenagem e correio cresceu 13,1% no terceiro trimestre deste ano ante o mesmo período do ano anterior, enquanto as outras atividades de serviços avançaram 13,5%. A construção cresceu 10,9%, e as indústrias extrativas, 3,5%.

Também registraram avanços os segmentos de administração pública e seguridade social (2,9%), comércio (2,8%) e atividades imobiliárias (1,7%).

Houve perdas na indústria de transformação (-0,7%), atividades financeiras, seguros e serviços relacionados (-1,3%), produção e distribuição de eletricidade, água e esgoto (-4,6%) e agropecuária (-9,0%).

Comparação com o trimestre anterior

Na comparação entre o terceiro trimestre de 2021 e o segundo trimestre do mesmo ano, o setor de outras atividades de serviços, que inclui os serviços presenciais prestados às famílias, foi o que mostrou maior crescimento entre os componentes da oferta no PIB, com um avanço de 4,4%, conforme os dados divulgados pelo IBGE.

A construção avançou 3,9%, e o segmento de informação e comunicação subiu 2,4%. Os transportes, armazenagem e correios avançaram 1,2%, e a administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social avançou 0,8%.

As atividades imobiliárias registraram estabilidade (0,0%). O comércio recuou 0,4%, as indústrias extrativas também caíram 0,4%. As atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados caiu 0,5%, e a indústria de transformação retraiu 1,0%. A produção e distribuição de eletricidade e gás, água, esgoto e gestão de resíduos encolheu 1,1%. A agropecuária teve redução de 8,0%.