O presidente da XP, Thiago Maffra, disse que a intenção é fazer diferente e oferecer serviços básicos isentos de taxa. “Queremos que clientes cortem cordão umbilical com bancos tradicionais”, observou. Segundo ele, a XP tem atualmente 50% dos clientes que investem por meio da plataforma usando os serviços bancários. Maffra disse que a conta digital já tem 300 mil usuários.
Ele não deu indicação de quantos usuários a XP espera atrair para a conta. Mas afirmou que espera ampliar o “share of wallet” com uma oferta maior de serviços, que serão colocados no banco digital gradualmente. O financiamento imobiliário, lembrou, é um dos serviços que são importante e que serão colocados à disposição dos clientes.
“Alguns bancos estão no mercado há 70 anos e não vamos lançar todos os serviços de uma vez. A conta permite que os depósitos que ficam dentro dos bancos venham para a XP, o dinheiro do dia a dia e do salário está em outro lugar”, acrescentou.
A estratégia é usar o cartão de débito para ampliar a massa de clientes na conta digital. O cartão de débito estará disponível para todos os clientes da XP que tem cartão de crédito até outubro, sendo que até lá, a distribuição será feita gradualmente. A partir de outubro, a ideia é abrir a oferta do cartão de débito para todos os clientes da casa. A funcionalidade do débito será adicionada ao cartão de crédito, ou seja, as duas funções estarão em um único cartão.
O cartão de crédito está atualmente disponível somente para os clientes XP, número que a plataforma não divulga separadamente. O grupo XP tem 3,5 mil clientes, segundo o balanço do primeiro trimestre.