Análise e Opinião

Análise e Opinião

Ações: com novo governo à vista é hora de comprar ou de vender?

Por

Desde o início da disputa presidencial deste ano uma das coisas que os investidores mais desejam saber é: quais são as oportunidades para quem deseja comprar ações?

Ontem o Ibovespa fechou em alta de 1,31%, primeiro pregão após o resultado do segundo turno das eleições para presidente da República e governadores, indo aos 116.037 pontos.

Seria esse o melhor momento para começar a investir em ações? E quem já investe? O que fazer?

Trouxemos dois especialistas em renda variável da Valor Investimentos, Pedro Lang e André Motta, para responder a essas perguntas.

Para quem já investe na Bolsa: como ficam os investimentos?

Segundo Pedro Lang, “a gente ainda não vê nenhum motivo para fazer uma mudança estrutural nos portfolios”.

As perspectivas de longo prazo por enquanto não se alteram, complementou André, ainda é preciso entender como será a política do novo Governo eleito.

Para os especialistas, a principal preocupação é o governo de transição e quem ficará com a pasta do ministério da economia.

Até o momento da escrita deste artigo, o Presidente Bolsonaro ainda não se posicionou e a forma como isso será feito impacta na volatilidade do mercado.

Além disso, o ministro da economia escolhido pelo novo presidente é quem vai ditar o que vai acontecer no mercado daqui para frente.

Por isso, o atual momento da bolsa é de volatilidade.

Mas não necessariamente queda”, acrescentou Pedro Lang.

Para os especialistas, agora é hora de ter diligência e cautela nas movimentações e rebalanceamentos das carteiras.

“O cenário é de volatilidade, o que pode trazer riscos adicionais a investimentos realizados sem estratégia e planejamento. Liquidez acima da média, eficiência de custos e diversificação se fazem ainda mais necessárias nas carteiras daqui em diante”, finalizou Lang.

Para quem não investe na Bolsa, é a hora de entrar?

O cenário parece pessimista para quem deseja investir, mas para André Motta, “Sim! é hora de entrar, mas de preferência aos poucos com aportes parciais ao longo das próximas semanas, porque tentar prever o melhor momento para se comprar ações é algo que se mostrou inviável ao longo do tempo”.

O especialista ressaltou que a Bolsa pode cair um pouco logo depois de se comprar as ações, mas o importante é que hoje temos as companhias em boa situação financeira, com boas margens, endividamento controlado e com potencial de crescimento.

A renda variável pode ser uma boa opção, uma vez que eventualmente é essa parte da carteira que vai trazer bons resultados no médio e longo prazo, mas ambos os especialistas destacaram que o investidor deve prezar por uma boa diversificação em cenários incertos e voláteis como este.

Como iniciar na Bolsa?

Para começar a investir, é importante que você se prepare financeiramente e conte com a orientação de um profissional. Ter uma reserva de emergência é fundamental para não ter que mexer no dinheiro destinado aos investimentos.

Com o profissional, você conhecerá seu perfil investidor e saberá quais ações são perfeitas para você iniciar o investimento.

Principalmente agora é importante ter diligência e cautela nas movimentações e rebalanceamentos das carteiras.

O cenário é de volatilidade, o que pode trazer riscos adicionais a investimentos que operam sem estratégia, planejamento e acompanhamento de assessor de investimentos

Deixe um comentário