Notícias

Notícias

Aswath Damodaran e o valuation: entenda esta relação!

Por

Aswath Damodaran é, provavelmente, uma das maiores referências para o mercado financeiro mundial. Afinal, seus conhecimentos e contribuições são muito valiosas para investidores de qualquer lugar do planeta – principalmente aqueles que investem em ações.

Conhecido como o “Papa do Valuation”, Damodaran precisa ser conhecido por todos que investem ou deseja investir no mercado financeiro e ganhar dinheiro ao adquirir papéis de empresas negociadas na bolsa de valores. Então, que tal saber mais sobre ele?

Continue a leitura do artigo para conhecer um pouco sobre Damodaran, sua relação com o valuation e entender por que ele é um personagem tão importante para o mercado financeiro!

Quem é Aswath Damodaran?

Aswath Damodaran é um investidor, contador e professor de finanças corporativas, investimento e valuation na Stern School of Business, na Universidade de Nova Iorque. Lá, foi reconhecido e premiado diversas vezes por suas aulas.

Ele é conhecido por suas contribuições para o estudo do valuation, que o fez ser considerado uma das maiores referências no assunto.

Nasceu em 1957, na Índia. Possui graduação em contabilidade pela Universidade de Madras, MBA pelo Indian Institute of Management e PHD pela Los Angeles Anderson School of Management.

Por que Damodaran se tornou conhecido no mercado financeiro?

Damodaran é um grande investidor e seus métodos de investimentos foram notados mundo afora. Ele é adepto das estratégias do value investing, que é o método de investimento estabelecido por Benjamin Graham – um dos maiores investidores de todos os tempos.

E, como especialista em valuation – sobre o qual você lerá mais adiante, utiliza seus conhecimentos para investir no mercado de ações – chamando atenção de investidores ao redor do mundo. Vale destacar, no entanto que seus métodos se diferem da maioria que utiliza o value investing na hora de escolher as ações na bolsa de valores.

Para Damodaran, quando temos certeza sobre o futuro da empresa, mais dificilmente obteremos vantagens sobre o ativo de nosso interesse. E isso influencia nos resultados a longo prazo.

Segundo ele, organizações com bom histórico de lucro, modelo de negócios eficiente e que estão maduras em seu mercado acabam sendo mais fáceis de serem analisadas. E atraem a atenção de grande parte dos investidores.

Assim, um grande número de pessoas entende que o negócio é bom e apostam nele.  Como consequência, acaba se tornando difícil encontrar bons ativos e ter retornos maiores. Afinal de contas, muitos estão investindo no mesmo negócio.

Damodaran se tornou uma referência em fazer valuations em ativos que não são tão simples de serem avaliados.

O que é valuation?

Como você percebeu, Damodaran é o “Papa do valuation” porque suas contribuições no estudo desse tema são muito importantes para o mercado financeiro. E, claro, pelo fato de ele utilizar esses métodos para investir e analisar ações difíceis de serem estudadas. Mas, o que seria valuation?

Também conhecido simplesmente como “avaliação de empresas”, tem como objetivo analisar o futuro de um determinado negócio. Utilizam-se tanto análises quantitativas – como balanços financeiros e lucro – quanto qualitativas, buscando entender o que está por trás dos números.

Ou seja, no valuation, os números falam por si só e conseguem passar uma situação que muitos sequer conseguem enxergar sem esta análise.

O próprio Damodaran considera esse estudo a ponte entre números e histórias. Isso porque o valuation consegue desenvolver a narrativa do negócio – a qual será traduzida em números, que permitirão entender o real valor do negócio.

Qual a diferença entre valuation e análise fundamentalista?

O valuation é uma ferramenta para analisar as companhias a fundo, verificando aspectos como: balanço patrimonial, gestão e lucro, dentre outras – sempre com o objetivo de avaliar o valor de uma ação. Assim, é possível entender se o preço do papel está alinhado, de fato ao que a empresa pode oferecer ao investidor.

Esta avaliação, no entanto, não é sinônimo da análise fundamentalista.

A análise fundamentalista é também utilizada por investidores que miram o longo prazo, e envolve um estudo aprofundado da organização. O valuation, no entanto, vai além da análise de fundamentos.

O valuation traz uma análise aprofundada da companhia, mas busca determinar, na prática, quanto uma empresa vale. Assim, é possível avaliar quais ações de empresas listadas na bolsa estão sendo negociadas a um valor justo, acima ou abaixo do que realmente valem no mercado financeiro.

É neste universo em que Damodaran se destaca. E onde é visto como uma grande referência.

Qual a relação entre valuation e o investimento em ações?

O valuation é muito interessante para quem investe em ações objetivando o longo prazo e deseja fazer uma análise muito mais completa da companhia para entender o que está comprando.  E, se de fato, vale a pena fazer o investimento.

E como utilizar o valuation na prática para investir em ações? De acordo com o próprio Damodaran, empreendimentos consolidados e conhecidos tendem a ser avaliadas por todos os investidores – dificultando bons lucros.

Dessa forma, ele defende que o melhor seria avaliar ativos que não são tão conhecidos. É preciso ser detalhista na análise e compreender a história por trás dos números. O motivo é porque eles podem estar distorcidos.

Com uma análise eficiente e aprofundada do negócio como um todo, é possível encontrar o valuation da companhia – ou seja, o quanto ela vale – e, assim, basear melhor suas decisões de investimento no mercado de ações.

Quais obras de Damodaran são importantes para os investidores?

Agora que você já sabe quem é Aswath Damodaran e qual sua relação com o valuation, talvez se interesse por algumas de suas obras. Elas podem, inclusive, ser de grande valia para investidores que gostam de avaliar empresas e encontrar oportunidades no mercado financeiro.

Confira algumas delas:

  • The dark side of valuation;
  • Damodaran on Valuation;
  • Narrative and numbers: the value of stories on business;
  • Gestão estratégica do risco;
  • Avaliação de investimentos: ferramentas e técnicas para a determinação do valor de qualquer ativo;
  • Valuation: como avaliar empresas e escolher as melhores ações.

Os três últimos livros citados estão disponíveis em português.

Como você acompanhou neste post, Aswath Damodaran é, sem dúvidas, uma grande referência para o mercado financeiro.

Se você investe em ações objetivando o longo prazo e gosta de avaliar as empresas nas quais têm interesse na bolsa de valores, pode ser interessante aplicar os métodos e os ensinamentos deste grande nome dos investimentos na prática. Assim, você poderá se tornar um investidor muito mais consciente de suas escolhas e consistente em seus resultados!

Gostou de aprender sobre Damodaran? Então confira agora como minimizar os riscos ao investir na bolsa de valores!