Notícias

Notícias

Boletim Focus: confira as projeções do mercado

Por

O Banco Central divulgou, nesta segunda-feira, o Boletim Focus da semana, com as projeções de mercado para a economia brasileira. Confira abaixo quais são as expectativas.

A projeção para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) conta com mais uma semana em queda no percentual. Segundo consta no relatório, a inflação saiu de 5,61%, no final do mês de setembro, para a expectativa de 5,63% esta semana. Se analisarmos, em 2023, os especialistas acreditam que a inflação chegará a 4,94%, porcentagem levemente menor do que a divulgada no relatório passado.

A taxa básica de juros (Selic) também foi avaliada. Ela terminou 2022 em 13,75%, já para o próximo ano, a Selic caiu a projeção para 11,25% ao ano.

 

Confira outros dados importantes divulgados no Boletim Focus desta semana:

PIB: projeção em 2,76%;
IPCA: a projeção é de 5,63%;
DÓLAR: a previsão do câmbio é de R$ 5,20.

Leia também | Os principais índices de inflação que todo investidor deve conhecer.

Expectativas de mercado

Segundo o Banco Central, as famílias e as empresas tomam suas decisões com base na situação atual e no que acreditam que pode acontecer. Isso é muito importante para o dia a dia do brasileiro. Por exemplo:

  • Quanto será cobrado pelo aluguel em sua renovação?
  • Nos próximos meses, o preço dos alimentos cairá ou não?
  • A mensalidade da escola particular será reajustada?
  • O custo dos financiamentos irá diminuir ou aumentar?

Nesse sentido, para responder a essas dúvidas, é importante que a sociedade tenha conhecimento do que se espera na economia. Grandes agentes de mercado, como bancos, consultorias, corretoras e distribuidoras possuem em suas instituições áreas dedicadas à pesquisa macroeconômica, que dentre outras coisas elaboram projeções sobre o cenário que esperam para a economia. A essas projeções chamamos expectativas econômicas.

É a partir das expectativas que as famílias tomam decisões de gastar ou poupar, que as empresas resolvem investir ou não e que os mercados, de uma forma geral, definem seus preços.

O monitoramento sistemático das expectativas que o mercado tem sobre preços e atividade econômica é de grande relevância para as decisões de política monetária. Para tanto, o BC coleta diariamente projeções de cerca de 140 bancos, gestores de recursos e outras instituições (empresas do setor real, distribuidoras, corretoras, consultorias etc.) e publica semanalmente o Relatório Focus, um resumo das estatísticas calculadas com base nas informações prestadas nos 30 dias anteriores à data a que se refere.

Além de serem utilizadas pelo Banco Central para as decisões de política monetária, as expectativas econômicas da Pesquisa Focus são úteis para que empresas e cidadãos possam planejar suas ações de curto, médio e longo prazos.