Economia com VocêNotícias

Boletim Focus: confira as projeções do mercado

2 Minutos de leitura
business 1031754 1280 Boletim Focus: confira as projeções do mercado

O Banco Central divulgou, nesta segunda-feira, mais uma edição do Boletim Focus e as projeções de mercado para a economia brasileira. Confira abaixo quais são as expectativas do mercado.

A projeção para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) conta com mais uma semana de elevação no percentual. Segundo consta no relatório, a inflação atingiu 8,35%. Essa é a terceira vez consecutiva que esse índice registra um aumento. Se analisarmos, em 2022, os especialistas acreditam que a inflação chegue a 4,10%, porcentagem maior do que a divulgada no relatório passado.

A taxa básica de juros (Selic) também foi avaliada. Depois de uma semana de aumento considerável, a projeção da taxa continuou subindo, tendo uma leve alteração de 8% para 8,25%. Para 2022, o Boletim Focus também elevou a projeção da Selic para 8,5%. No relatório anterior, essa taxa estava prevista para 8%.

boletim focus Boletim Focus: confira as projeções do mercado

Confira outros dados importantes divulgados no Boletim Focus desta semana:

PIB: a projeção é de estabilidade na economia, permanecendo em 5,04%;
IPCA: a projeção é de 8,35%;
DÓLAR: a previsão do câmbio é de R$ 5,20.

Leia também | Os principais índices de inflação que todo investidor deve conhecer.

Expectativas de mercado

Segundo o Banco Central, as famílias e as empresas tomam suas decisões com base na situação atual e no que acreditam que pode acontecer. Isso é muito importante para o dia a dia do brasileiro. Por exemplo:

Quanto será cobrado pelo aluguel em sua renovação?
Nos próximos meses, o preço dos alimentos cairá ou não?
A mensalidade da escola particular será reajustada?
O custo dos financiamentos irá diminuir ou aumentar?

Nesse sentido, para responder a essas dúvidas, é importante que a sociedade tenha conhecimento do que se espera na economia. Grandes agentes de mercado, como bancos, consultorias, corretoras e distribuidoras possuem em suas instituições áreas dedicadas à pesquisa macroeconômica, que dentre outras coisas elaboram projeções sobre o cenário que esperam para a economia. A essas projeções chamamos expectativas econômicas.

É a partir das expectativas que as famílias tomam decisões de gastar ou poupar, que as empresas resolvem investir ou não e que os mercados, de uma forma geral, definem seus preços.

O monitoramento sistemático das expectativas que o mercado tem sobre preços e atividade econômica é de grande relevância para as decisões de política monetária. Para tanto, o BC coleta diariamente projeções de cerca de 140 bancos, gestores de recursos e outras instituições (empresas do setor real, distribuidoras, corretoras, consultorias etc.) e publica semanalmente o Relatório Focus, um resumo das estatísticas calculadas com base nas informações prestadas nos 30 dias anteriores à data a que se refere.

Além de serem utilizadas pelo Banco Central para as decisões de política monetária, as expectativas econômicas da Pesquisa Focus são úteis para que empresas e cidadãos possam planejar suas ações de curto, médio e longo prazos.

expectativa do mercado Boletim Focus: confira as projeções do mercado

Gostou do artigo? Selecionamos também algumas leituras que podem aprofundar ainda mais seu conhecimento:

. Copom eleva a Selic para 5,25%. Como ficam os investimentos?

. Banco Central do Brasil: saiba o que é Bacen e quais as suas funções.

. Compartilhamento de dados do Open Banking começou. Veja mais!

. Conheça todos os setores de empresas listadas na B3.

. Conheça o PIX e entenda o novo sistema de pagamentos instantâneos do Brasil.

. Política econômica, fiscal, monetária e cambial: quais as diferenças?

Posts relacionados
Notícias

Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 8,35%

2 Minutos de leitura
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, subiu,…
Notícias

Governo zera imposto de remédio para câncer

1 Minutos de leitura
O governo federal zerou o Imposto de importação para cinco produtos, entre eles um remédio para tratamento de câncer e dispositivos para…
Notícias

Publicado decreto que aumenta IOF para custear Auxílio Brasil

2 Minutos de leitura
O Diário Oficial da União (DOU) publicou hoje (17) um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro com as novas alíquotas do Imposto…
×
Análise & OpiniãoSelic

Renda fixa e a Selic: entenda o impacto da taxa de juros nos investimentos