Notícias

Notícias

Bolsas de Nova York fecham sem sinal único, com recuperação na reta final do pregão

Por
Estadão Conteúdos

Os mercados acionários de Nova York tiveram quadro negativo nas primeiras horas desta quinta-feira, com um dado acima do esperado da indústria dos Estados Unidos reforçando apostas em altas nos juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Mais para o fim do pregão, porém, houve máximas e os índices chegaram ao fim do dia sem sinal único.

O índice Dow Jones fechou em alta de 0,46%, em 31.656,42 pontos, o S&P 500 avançou 0,30%, a 3.966,85 pontos, e o Nasdaq recuou 0,26%, a 11.785,13 pontos.

O Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) informou que o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria dos EUA se manteve em 52,8 em agosto, quando analistas previam queda a 51,8. Após o dado, as bolsas de Nova York ampliaram perdas, enquanto no monitoramento do CME Group aumentava a chance de uma alta de 75 pontos-base nos juros pelo Fed no dia 21 deste mês.

A perspectiva de aperto monetário garantiu tom negativo aos negócios, mas houve espaço para reação no Dow Jones e no S&P 500, que interromperam uma sequência de quatro dias negativos. Entre os setores, serviços de comunicação, saúde, indústria, concessionárias e papéis ligados ao consumo exibiram ganhos. Já energia e tecnologia estiveram entre as baixas.

Entre ações em foco, Okta registrou baixa de 33,70%, após a empresa que vende softwares para empresas publicar balanço com números acima do esperado, mas com previsões fracas para o restante do ano. Outras empresas de computação em nuvem também ficaram sob pressão nesse contexto, com MongoDB em baixa de 25,32% e Veeva Systems, de 13,88%.

Entre outros papéis de peso, Apple subiu 0,47%, Amazon ganhou 0,83% e Meta, 1,49%. Já Microsoft caiu 0,41%, Boeing cedeu 4,11% e, entre as petroleiras, Chevron registrou queda de 1,59% e ExxonMobil, de 1,80%.

*Com informações da Dow Jones Newswires