Notícias

Notícias

CDB, LCA ou LCI? Na renda fixa, pagar imposto de renda pode ser bom.

Por
Leonardo Pastore

individual income tax return form for payment on w 2022 11 12 03 11 37 utc

Uma preocupação comum a todos os investidores é a incidência do imposto de renda sobre o resultado de suas aplicações financeiras. Se puderem escolher, fugirão dos impostos. Contudo, será essa a estratégia adequada para a obtenção dos melhores resultados?

Na renda fixa, há um caso clássico: escolher entre um CDB e uma LCA/LCI.

Esses ativos estão na mesma classe de risco e contam com a segurança do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Mas é comum ouvir investidores dizendo que preferem uma LCA/LCI a um CDB, já que nos CDBs paga-se imposto de renda, o que não ocorre em uma LCA/LCI.

De fato, os rendimentos da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e da Letra de Crédito Imobiliário (LCI) são isentos de imposto de renda para as pessoas físicas, enquanto os do Certificado de Depósito Bancário (CDB) são tributados conforme o tempo em que o dinheiro fica com o banco, numa faixa regressiva de tributação que começa em 22,5% e termina em 15% após 2 anos.

Mas, ao contrário do que pode parecer, o fato de ser tributado não quer dizer que um investimento seja menos atrativo que um outro isento de impostos. Na prática, dependendo da taxa ofertada e/ou prazo do investimento, haverá CDBs que valerão mais a pena que LCAs/LCIs, apesar do imposto incidente na operação.

Vamos a um exemplo: imagine que você deseja investir R$ 100.000,00 em renda fixa, pelo prazo de 3 meses, e encontra na plataforma de seu banco dois ativos pós-fixados: um CDB de 104% do CDI e uma LCA de 82% do CDI. O rendimento bruto do CDB é maior e poderia influenciar sua escolha à primeira vista. Contudo, com a tributação dos rendimentos na alíquota máxima da renda fixa (22,5%), seu resultado líquido será de 80,6% do CDI (104% – 22,5% = 80,6%), inferior, portanto à taxa entregue pela LCA (82% do CDI), que seria a opção mais vantajosa.

Porém, se o investimento fosse mantido por 6 meses e com as mesmas taxas, a melhor escolha seria o CDB, pois a faixa de tributação seria de 20% sobre os rendimentos, de modo que o CDB renderia, descontados os impostos, 83,2% do CDI (104% – 20% = 83,2%), ao passo que a LCA continuaria entregando os mesmos 82% do CDI por já ser isenta, independente do prazo.

Então, não esqueça. O fato de um ativo ser isento de imposto de renda é uma característica importante que merece ser levada em consideração, mas não será isso que definirá o acerto da escolha, já que há outros fatores igualmente relevantes que poderão fazer seus investimentos renderem mais ou menos. Por isso, ainda que soe estranho, pagar imposto de renda pode ser bom e fazer você ganhar mais dinheiro.

Se precisar, use essa calculadora para fazer suas comparações sobre o que é melhor para você (CDB ou LCA/LCI), de acordo com as taxas ofertadas e o prazo que deseja investir.

 

Deixe um comentário