Análise e Opinião

Análise e Opinião

Como ganhar dinheiro com criptomoedas?

Por
Bernardo Frade

As moedas digitais se desenvolveram fortemente nos últimos anos e deixaram de ser apenas um investimento alternativo. Elas ganharam popularidade e, por isso, é cada vez mais comum encontrar aqueles que buscam saber como ganhar dinheiro com criptomoedas.

Um dos pontos positivos desse mercado está no fato de ele apresentar mais de uma forma de obter ganhos. Desse modo, apesar das diferenças importantes em relação ao funcionamento dos investimentos tradicionais, pode não ser complexo lucrar com criptomoedas.

Quer saber como é possível ganhar dinheiro com criptomoedas? Acompanhe a leitura para conhecer as principais estratégias!

O que são criptomoedas?

Antes de entender como ganhar dinheiro com criptomoedas, é preciso saber o que elas são. Afinal, mesmo que o mercado esteja em constante expansão, ainda existem dúvidas e crenças equivocadas sobre os ativos.

É possível enxergar as criptomoedas como um tipo de moeda virtual — que só existe em ambientes digitais. No entanto, assim como as moedas fiduciárias, como dólar e real, elas podem ser usadas em transações financeiras.

O nome “criptomoeda” surgiu a partir da junção das palavras “criptografia” e “moeda”. A principal característica do criptoativo está em sua descentralização. Isso significa que não existem Governos ou órgãos reguladores agindo como intermediários das transações.

O surgimento desse mercado se deu em 2008, com a criação do bitcoin. A proposta dessa moeda era se tornar uma alternativa para o sistema financeiro tradicional. Desde então, além de pioneiro, o bitcoin continua sendo o principal ativo digital disponível no planeta.

Como elas funcionam?

Como você viu, o funcionamento das criptomoedas tem como base a criptografia — especialmente com a tecnologia blockchain. Ela consiste em um protocolo digital capaz de registrar e armazenar transações sem a necessidade de um organismo central.

O processo de validação das operações é responsabilidade de membros da rede, que são chamados de mineradores. A cada transação, é criado um novo bloco que se conecta aos demais. É por isso que a tecnologia se chama blockchain — “cadeia de blocos”, em tradução livre.

Como cada um desses blocos possui um código único e que está vinculado aos demais, a ação de hackers nessas redes torna-se quase inexistente. Desse modo, as transações que acontecem no blockchain são seguras.

Além disso, o anonimato dos envolvidos é preservado. Também é importante destacar que a maioria das criptomoedas não apresenta nenhum tipo de lastro. A cotação delas é definida pelo mercado, a partir da lei da oferta e da procura.

Como ganhar dinheiro com criptomoedas?

Agora que você conheceu mais sobre criptomoedas, pode avançar para saber como ganhar dinheiro com elas. Para isso, existem diversas estratégias que permitem obter ganhos com criptoativos.

Conheça as principais!

Investimento de longo prazo

Além de serem um tipo de moeda usada em transações financeiras, as criptomoedas também podem fazer parte de estratégias de investimento. Nesse cenário, pode ser interessante adicioná-las à sua carteira no longo prazo.

Nesse caso, o investimento em moedas digitais será com foco no buy and hold — ou seja, comprar e manter. Assim, é importante escolher moedas digitais que você acredita terem potencial de valorização nos próximos anos.

Também é preciso considerar que, mesmo com crescimento, o mercado de criptomoedas é muito volátil. As cotações das moedas digitais enfrentam intensas oscilações em um curto período. Desse modo, esse pode ser um investimento mais adequado para investidores arrojados.

Especulação

Como o mercado é volátil, é possível ganhar dinheiro com criptomoedas a partir da especulação. O foco é similar às operações de day trade ou swing trade que acontecem na bolsa de valores. Isto é, buscar lucros com a diferença entre os preços de compra e venda no curto prazo.

No entanto, é preciso estar ciente dos riscos envolvidos — que costumam ser maiores do que em estratégias de longo prazo. Para manejar os riscos, o especulador pode acompanhar as cotações regularmente e ter uma estratégia de análise técnica.

Mineração

Como você viu, a validação das transações em blockchain precisa da ação dos mineradores. Além de contribuírem para o bom funcionamento da rede, eles também podem ser remunerados em criptomoedas pelo seu trabalho.

O funcionamento da estratégia varia de acordo com cada rede. Na blockchain do bitcoin, por exemplo, a mineração se dá na modalidade proof-of-work (PoW). Nela, os usuários fazem uma competição interna para solucionar um problema matemático — e o vencedor recebe bonificação com o ativo.

Enquanto isso, outras redes usam o proof-of-stake. Nessa modalidade, os usuários que tenham uma maior quantidade de determinada moeda digital em seu portfólio são convidados para atuar como mineradores — e também podem ser remunerados.

Vendas com criptomoedas

Em sua origem, as criptomoedas são um instrumento para viabilizar transações financeiras. Dessa maneira, caso você seja empreendedor, é possível permitir que seus clientes realizem compras utilizando criptos — assim como fazem com o real.

Para isso, basta gerar um QR code específico no momento da venda. Assim, o consumidor poderá finalizar a transação com criptoativos. Ademais, empresas como a Visa já estão desenvolvendo cartões vinculados a exchanges, o que pode trazer maior praticidade para compras e vendas.

Jogos

O mercado de jogos virtuais é um dos que mais tem se beneficiado do potencial dos protocolos blockchain. Especialmente entre 2020 e 2021, surgiram diversos games vinculados a esses ativos digitais.

Para atrair novos jogadores e engajar a comunidade, muitos deles utilizam criptomoedas e outros tipos de tokens como brindes para os jogadores. Desse modo, é possível aliar o entretenimento com a remuneração.

Investimentos via fundos

Por fim, é possível se expor às criptomoedas e ganhar dinheiro com elas a partir dos fundos de investimentos. Essa é uma alternativa que se destaca do ponto de vista da segurança institucional. Afinal, os criptoativos não são regulamentados no Brasil.

Por conta disso, a compra direta de criptomoedas está mais exposta a golpes e outros problemas. Contudo, os fundos são veículos regulamentados e fiscalizados — aumentando a segurança do aporte. Para se expor a eles, basta adquirir cotas de fundos de investimentos de criptomoedas ou de ETFs (fundos de índice) focados nesse mercado.

Entender como ganhar dinheiro com criptomoedas é importante para aqueles que acreditam no potencial que esse mercado apresenta. No entanto, antes de adotar uma estratégia, não deixe de analisar se os riscos estão alinhados com os seus objetivos.

Quer saber mais sobre esse mercado? Fale conosco!