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Como lucrar com a economia digital sendo um profissional liberal? Descubra agora!

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Nesse artigo, iremos mostrar para você, profissional liberal, que a economia digital é algo que se você ainda não aplica em sua carreira, deve começar a planejar suas estratégias tendo esse canal como prioridade. Acompanhe-nos, logo abaixo.

1969 foi um ano-chave marcado pela criação do que hoje nos possibilita trabalhar, nos comunicar e, como consequência, ter relações de negócios com mais facilidade. A internet foi um marco para facilitar a vida de bilhões de pessoas ao redor do globo e, por isso, se tornou a solução para milhares de empresas.

Atualmente, podemos perceber o quanto a eficácia e rapidez da conexão que a internet nos proporciona é extremamente necessária. Basta olhar para 2020 quando as lojas físicas foram fechadas e os empreendedores tiveram que, às pressas, montar lojas virtuais para manter seus negócios funcionando.

Esse gráfico mostra a quantidade de compras de produtos ou serviços pela internet por pessoas a partir de 16 anos ou mais.

economia digital

Portanto, se você que ainda não aposta na economia digital como sendo o ponto chave para alavancar suas vendas e estreitar relações de trabalho, preparamos esse artigo que vai lhe mostrar em detalhes as particularidades desse assunto.

O que é economia digital?

Economia digital está ligada diretamente com as atividades que usam recursos tecnológicos, com foco em acelerar a alavancagem das vendas de produtos e facilitar a prestação de serviços.

A filosofia da economia digital é integrar informações, sistemas de gestão, armazenamento em nuvem e redes sociais para construir negócios sem necessitar ir de um ponto a outro ou ter que usar meios físicos de pagamento.

Diante desse fato, a economia digital pode ser usada para facilitar a vida de empreendedores, sendo o gatilho necessário para que muitos profissionais aumentem a eficiência, economizando tempo, uma vez que essas ferramentas automatizam o trabalho que era feito de forma manual.

Por que a economia digital cresceu nos últimos anos?

Don Tapscoot criou o termo economia digital pela primeira vez em seu livro best-seller em 1995: The Digital Economy: Promise and Peril in the Age of Networked Intelligence.

Nicholas Negroponte, fundador do laboratório de Mídia do Instituto de Tecnologia de Massachussets e autor de 1995 Being Digital, se referiu a economia digital como: usando “bits em vez de átomos”

Com essas referências, podemos explicar que a expansão da economia digital se dá pelo uso da tecnologia para executar tarefas diárias de forma mais rápida. A partir desse fato, podemos entender o motivo do seu crescimento exponencial.

Esse termo cunhado por Tapscoot na décado de 1990, hoje, é realidade na vida de pessoas que muitas vezes nem sabem o que significa, mas a usam praticamente 24 horas por dia.

Atualmente, qualquer pessoa que tenha um método consistente de trabalho consegue ganhar dinheiro com o uso da economia digital, apenas usando ferramentas com preço acessível ou até mesmo de forma gratuita.

Assim sendo, o sucesso da economia digital se dá pelo fato de hoje existir ferramentas baratas que fazem com que pessoas comuns na década passada, não conseguiam fazer nem metade das atividades que hoje é possível realizar em minutos, como é o caso da automatização de e-mails ou pagamentos rápidos via aplicativos de Fintechs.

Você está preparado para a economia digital?

Consistência é a palavra-chave para quem quer começar a usar a economia digital a seu favor, e lucrar sendo um profissional liberal ou uma grande empresa.

Como temos muitas ferramentas nacionais e internacionais, se perder nesse mar de opções pode ser comum para muitas pessoas. Por isso, ter foco é necessário para conseguir obter consistência.

Assim, separamos 7 formas de incluir a economia digital no seu negócio e nos seus processos de trabalho. Confira!

Facilite seus processos

Os processos na sua vida ou empresa precisam se adaptar constantemente à nova economia. Quem quer incluir esse canal nos seus projetos tem que abraçar a mentalidade do eterno aprendizado.

A economia digital, tem esse poder de facilitar processos. No entanto, com tantas opções de ferramentas a nossa escolha, pode ser difícil achar a mais viável para seu negócio. Por isso, deve ser muito bem estudado as alternativas mais usadas, para não perder nem tempo e nem dinheiro comprando um instrumental errado.

Um exemplo de uso de ferramenta correta são as plataformas de automação de e-mail marketing que fazem o trabalho de alcançar os clientes certos para que, no momento quando tiver que fazer um lançamento de um novo serviço, você possa ter uma lista de e-mails aquecida e pronta para ser usada.

Pense no trabalho remoto

O trabalho remoto já era uma realidade para muitos profissionais e com a pandemia em 2020, isso se tornou usual para diversas profissões.

Portanto, facilitar processos para contratar profissionais remotos para ajudá-lo (a) a alcançar seus objetivos mais rápido é essencial para seu sucesso.

Aposte na inteligência das coisas

A Internet das Coisas (IoT) conecta o mundo digital e físico medindo e analisando dados para prever e automatizar processos de negócios. Estamos em um momento em que praticamente tudo pode ser automatizado.

Os softwares de automação transformam os negócios e revelam padrões e novas ideias que podem ser usadas para gerar novos produtos e tomar decisões mais direcionadas, agindo mais rapidamente.

Portanto, quando uma empresa consegue entender seus dados de negócio a qualquer momento, ela pode operar com uma precisão antes inimaginável, abrindo caminho para a empresa ser mais eficiente.

Invista nos afiliados e parcerias

Afiliados são pessoas que trabalham indicando e promovendo a venda de produtos de outras empresas. Na prática, podemos dizer que os afiliados são vendedores que, assim como é feito em lojas físicas, recebem uma comissão pelas vendas que promove.

A economia digital ajudou a criar esses mecanismos de divulgação e vendas que estão disponíveis em plataformas online, onde você escolhe quais produtos quer se afiliar.

Assim sendo, ao escolher um produto como um livro, você pode divulgar em seu site ou redes sociais por meio de um link único de divulgação.

Segurança da informação

Convenhamos que sem segurança não é possível aperfeiçoar negócios, principalmente aqueles que envolvem informações confidenciais ou pagamentos.

Empresas de segurança da informação cresceram de forma exponencial com o advento da economia digital. Essas empresas, aliás, trazem soluções que facilitam e dão credibilidade aos negócios que estão vinculados, principalmente, a informações sigilosas de clientes, como dados bancários e informações de declarações de Imposto de Renda.

Aposte nas Fintechs

As Fintechs são empresas que utilizam tecnologia para gerar soluções inovadoras nos mais diversos produtos e serviços no mercado financeiro.

De forma pragmática essas empresas de tecnologia utilizam a inovação digital para facilitar a vida de milhares de pessoas no mundo, fazendo com que serviços que antes era necessário ir de forma presencial, sejam feitos com alguns toques na tela do celular.

Portanto, apostar nas Fintechs no seu dia a dia como profissional liberal vai proporcionar mais tempo para que você pense em outras estratégias para seu negócio, deixando as soluções financeiras para que essas empresas facilitem a comunicação com seus clientes.

Trabalhe com quem entende de tecnologia

Fazer parcerias com quem entende do assunto, além de experiência para lhe ajudar na sua estratégia de negócio são essenciais para o seu sucesso.

Concordemos que não é necessário saber tudo, mas sim ter estratégia no negócio. Sendo assim, fazer parcerias com profissionais de tecnologia que vão conseguir te entregar um site pronto com o que precisa para conquistar novos clientes ou fazer uma automação de marketing para facilitar sua vida e não tomar seu tempo com tarefas que não sabe fazer são um dos principais pontos para ter sucesso em um mudo em constante transformação digital.

Conclusão

Usar a economia digital sendo um profissional liberal, pode te ajudar a alcançar o reconhecimento que você merece. Afinal, as ferramentas facilitam a execução do seu trabalho e te auxiliam a planejar melhor seus próximos passos.

Sendo assim, sua competitividade aumenta perante profissionais da sua área de atuação. Fazendo com que você possa ter um leque maior de serviços prestados atingindo um número maior de clientes, e, aumentando seu caixa para investir no desenvolvimento digital da sua empresa.

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