Educação Financeira

Expert 2020: confira os principais pontos do 5º e último dia (18/07)

3 Minutos de leitura

Chegamos ao último dia de painéis, debates e palestras da Expert 2020. Foi com muita satisfação que trouxemos as informações discutidas sobre o atual momento em que vivemos, mas também escutar e ler visões que nos alertam e predispõem a experimentar o futuro.

A Expert 2020 trouxe inúmeros especialistas, pesquisadores, estudiosos, grandes nomes do mercado com o objetivo de levar até você o melhor conhecimento. É, dessa forma, que a Valor Educação, junto com a Valor Investimentos compartilhamos dessa postura.

Acreditamos que a Educação aliada à Inteligência Financeira podem construir um Brasil mais próspero, a partir de investidores com visão de longo prazo e preparados para a transformação financeira que o país tem passado.

Nossos destaques do último dia da Expert 2020:

  1. Trata-se do professor Dan Ariely, cujos estudos em Economia Comportamental têm ajudado a compreender psicologicamente os medos, frustrações, ações e reações dos investidores;
  2. E, assim como foi o encerramento da Expert 2020, trouxemos também os principais tópicos abordados pela Prêmio Nobel da Paz Malala Yousafzai.

Briefing Expert Session 2020 – DIA 5

» Dan Ariely | Emoções e a economia: estamos no controle das nossas emoções?
[Painel 9h20]

Ciências Sociais | Covid-19

. Economia Comportamental pode ajudar a entender as implicações sócias do Coronavírus;
. Transformar uma regra em algo que as pessoas realmente reconhecem e respeitam é bastante desafiador;
. Economia Comportamental = Estudo da influência de fatores psicológicos, cognitivos e emocionais na tomada de decisões das pessoas;
. Crise na Educação: educar e motivar. Hoje, o tipo de motivação é diferente daquela necessária para manter as crianças aprendendo em casa. Você sabe qual é?;
. O óbvio nem sempre é aquilo que nos apresenta aos olhos.

Chocolate | Agora ou depois?

. A resposta é que a maioria das pessoas vão escolher: AGORA;
. Quando se trata de uma escolha de longo prazo, as pessoas a processam de maneira diferente;
. Lição: fundamental entender que o pensamento de curto prazo, conhecido como pensamento míope, é uma enorme barreira ao comportamento humano, especialmente durante a atual crise;
. Desconto hiperbólico = Como pessoas, nos preocupamos muito com o presente e pouco com o futuro. É preciso que as pessoas revejam essa postura.
Governos | Redução da confiança

. Estudo de caso – Imagine que você esteja em um restaurante;

. Garçom 1 | Digamos que você tenha dito ao garçom 1 que quer peixe, mas ele respondeu que você deve comer o frango, porque é melhor e mais barato. Então você pede o frango;

. Garçom 2 | Digamos que você diz ao garçom nº 2 que quer o peixe, ele diz que, em vez disso, você deve comer o bife, porque, embora seja três vezes mais caro, ele é maravilhoso.

. Questionamento | Quais são as chances de você aceitar a recomendação do segundo garçom?

. Lição – O comportamento de líderes em tempos de crise é que, possivelmente, eles precisam mostrar que se importam mais com a população do que somente consigo mesmos.

Conclusão

. A crise financeira seguirá presente por um bom tempo;
. Como vamos sair dela?;
. Um bom ponto de partida nessa jornada parece ser o estudo de fenômenos comportamentais, como descontos hiperbólicos, esforços para o bem público e geração de confiança.

 

» Malala Yousafzai | Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã.
[Painel 11h]

“Jamais subestime o poder da sua voz”

Nobel da Paz

. Aos 22 anos, uma garota se formou em filosofia, economia e política na Universidade de Oxford, no Reino Unido;
. Por que o destaque?;
. Simples: Malala Yousafzai, além disso, recebeu Nobel da Paz há seis anos;
. Vivenciamos em algum momento situações-limite e de exaustão;
. Este, talvez seja o período de maior aprendizagem e reflexão.

Educação

. Símbolo da Paz, ela representa 66 milhões de meninas e mulheres que foram restritas a ter Educação;
. Malala cresceu em uma zona dominada pelo extremismo – grupo Talibã – no Paquistão;

– Frase | “Eu me dei conta que todo mundo pode desempenhar o seu papel. Você tem que confiar na sua voz e essa é a missão que eu quero espalhar para todo o mundo”.

. Ao observar a zona de destruição e guerra em seu país, Malala observou que a Educação é, antes de tudo, construção;
. Compartilhamento de visões, tecnologia, cultura, história e resgate da sua raiz como ser humano.

Inspirações

. Nelson Mandela e Martin Luther King estão entre as referências;
. A jornada de vida pelos quais essas pessoas passaram estão voltadas e ambicionadas pela transparência, diálogo e pela compreensão do outro;
. Daí a defesa dos princípios básicos à vida do cidadão.

Educação e Mulheres | Desafios

. Vejo a Educação como uma fonte de libertação das pessoas;
. Oportunidade, direitos, capacidade de igualar as pessoas em diversas áreas do conhecimento;
. É importante redefinir o sentido de limite, pois, nesse caso, não há;
. Todos devemos pensar na ideia de investimento como sinônimo de Educação vice-versa;
. Os problemas educacionais e de gênero variam de acordo com os países
. Assim com as distintas maneiras em enfrentá-los: uma delas é estimular impactos que permitam explorar a reflexão.

 

 

Posts relacionados
AçõesEducação Financeira

Como reduzir o pagamento de IR e potencializar o retorno dos seus investimentos

5 Minutos de leitura
Como reduzir o pagamento de IR e potencializar o retorno dos seus investimentos Publicado por Asafe Cerqueira A Previdência Privada, por uma…
Educação Financeira

6 Investimentos para garantir o futuro do seu filho!

5 Minutos de leitura
Uma das grandes preocupações dos pais é como garantir o futuro dos filhos. Afinal, existem diversos custos relevantes — como a faculdade,…
Educação Financeira

Investimento para crianças: você sabe como escolher?

4 Minutos de leitura
Você sabia que é possível começar a cuidar das finanças dos seus entes queridos desde cedo por meio do investimento para crianças?…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *