Notícias

Notícias

FMI projeta dívida brasileira para 96,2% do PIB em 2028

Por
Marcel Lima

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que a dívida bruta do Brasil aumente de 85,9% do PIB em 2022 para 88,4% do PIB em 2023.

Esses números são maiores do que as projeções para a média dos países emergentes, que devem ficar em 68,8% do PIB em 2023. A dívida brasileira é a terceira maior entre os países emergentes, ficando atrás apenas da Ucrânia e do Egito.

De acordo com as projeções do FMI, a dívida do Brasil continuará aumentando nos próximos anos e atingirá 96,2% do PIB em 2028.

Essa trajetória coloca o Brasil em um nível semelhante ao de países como Portugal e Canadá em termos de endividamento bruto. O relatório do FMI não leva em consideração o efeito do novo arcabouço fiscal proposto pelo Ministério da Fazenda.

O FMI calcula a dívida bruta do Brasil de forma diferente das autoridades brasileiras, incluindo gastos do setor público não financeiro, enquanto as autoridades brasileiras consideram apenas a dívida do governo central.

O relatório do FMI observa que o teto de gastos está sendo revisado, indicando a nova regra fiscal que será enviada ao Congresso em breve.

Deixe um comentário