Notícias

Notícias

Leilão da bolsa: você sabe como funciona?

Por

Em seu regulamento, a bolsa de valores prevê a existência de alguns recursos para evitar distorções nos preços de ativos em situações específicas que possam vir a acontecer. Entre as possibilidades, há o leilão de ações.

Seu funcionamento tem características particulares. E ele é uma opção pensada para proteger ativos, investidores e o próprio mercado.

Para que você não tenha dúvida ao se deparar com essa alternativa, veja tudo sobre a modalidade e tire as suas dúvidas sobre o leilão da bolsa a seguir!

O que é o leilão na bolsa?

Para quem busca aprimorar os seus conhecimentos sobre o mercado de capitais, é preciso entender como ocorre o horário de funcionamento da bolsa de valores. Isso porque a abertura e o fechamento impactam diretamente no leilão e também na estratégia.

Ser um investidor é saber que os riscos existem e é preciso muitas vezes arriscar. No entanto, entender bem os mecanismos podem te tornar mais suscetível a acertos do que aos erros. Saber detectar os momentos oportunos é fundamental para que se possa tomar as decisões mais inteligentes.

No âmbito da bolsa de valores, o leilão de ações é caracterizado pela retirada de ativos específicos do pregão por um determinado período. Trata-se de uma espécie de interrupção ou de um travamento temporário, com o intuito de controlar uma oscilação atípica de preços.

Em um âmbito geral, o leilão é desencadeado por um destes três motivos:

    • valorização ou desvalorização de 10% ou mais de uma ação no momento da abertura, em relação ao preço de fechamento do dia anterior;
    • valorização ou desvalorização de 10% ou mais de uma ação durante o pregão, quanto ao valor inicial do dia;
    • oscilação entre 10 e 20% do preço antes de entrar em leilão, como no caso em que isso acontece mais de uma vez ao dia.

Como funciona o leilão na bolsa?

Quando uma das situações citadas acima acontece, um gatilho é disparado para, automaticamente, consolidar a ação em leilão. Nesse cenário, a negociação normal do ativo no pregão é interrompida e passa a acontecer de outra forma.

A bolsa registra todas as ordens de compra e as ordens de venda. A negociação, então, só se concretiza quando há dois valores equivalentes. Portanto, não há propriamente uma interrupção total de compra e venda e, sim, uma mudança na maneira como as negociações são finalizadas.

Outro ponto importante sobre como funciona o leilão na bolsa é a sua duração. A retirada do papel do pregão dura apenas cinco minutos, que são prorrogáveis por outros cinco minutos. Caso seja necessário, a interrupção acontece em outros momentos ao longo do dia.

O preço de cada ação é definido de modo que todas as ordens sejam atendidas, ou seja, que contemplem os compradores e vendedores. No leilão existem duas delas: a em Aberto (negociada a qualquer preço) ou a Limitada (com um valor determinado).

Por que as ações entram em leilão?

O principal objetivo do leilão de ações é diminuir potenciais distorções nos preços. Isso porque elas poderiam afetar investidores e impactar, até mesmo, todo o mercado.

Um exemplo prático de leilão na bolsa é o que ocorreu com as ações da Vale logo após o rompimento da barragem de Brumadinho (MG), em 2019. No dia, muitos investidores começaram a se desfazer dos papéis.

Para prevenir que uma queda acentuada se consolidasse, o leilão da bolsa foi acionado. Assim, o tempo de interrupção no ativo permitiu que os valores não despencassem de maneira mais brusca.

Ao falar sobre o assunto, é interessante relacionar com o efeito manada. Muitas pessoas decidem comprar ou vender um ativo apenas porque o mercado segue um fluxo forte nessa direção.

Então, o volume grande de investidores ou especuladores no mesmo movimento desequilibra os preços e pode levar a ainda mais queda. A interrupção momentânea permite, de certa forma, acalmar os ânimos no mercado e evitar impactos maiores.

Qual a diferença entre leilão e Circuit Breaker?

Quando se conhece o leilão da bolsa, é muito comum que haja a confusão com o Circuit Breaker (CB). Embora ambos sejam mecanismos automáticos, e previstos para certas situações, são diferentes em seus objetivos e funcionamento.

O CB foi projetado justamente para proteger os investidores. Quando acionado, ocorre a interrupção momentânea de todas as negociações na bolsa. O período inicial é de 30 minutos.

O seu grande objetivo é permitir que o mercado se recupere de certas condições globais – ou locais. Ele atua por intermédio de critérios preestabelecidos quando se atinge um determinado percentual de queda.

Sendo assim, a sua ativação é baseada nos seguintes gatilhos:

    • quando o índice Ibovespa cai mais de 10%, o CB é ativado pela primeira vez, por meia hora;
    • no retorno, se o Ibovespa permanecer em queda e chegar a 15%, há uma suspensão de 1 hora;
    • caso, no retorno, a queda continue e chegue a 20%, um novo tempo de suspensão das atividades é definido pela bolsa.

Então, é possível notar que o leilão na bolsa é limitado a algumas ações, enquanto o Circuit Breaker envolve todo o mercado. Assim, os objetivos e o funcionamento são diferentes entre os dois.

Quais são outros tipos de leilão existentes?

Apesar do leilão de ações ocorrer em situações atípicas, há outros leilões previstos na bolsa de valores e que acontecem diariamente. O principal objetivo deles é ajudar a compor o preço de início dos ativos e, assim, definir como será o dia do pregão.

Na sequência, veja quais são os outros tipos existentes de leilão e saiba como eles são aplicados!

Premarket

O premarket também é conhecido como leilão na bolsa de pré-abertura. Ele ocorre 15 minutos antes da abertura oficial do pregão.

Nesse momento, os investidores podem registrar ordens de compra e venda, de acordo com os interesses. Porém, elas só serão finalizadas quando o pregão realmente estiver ativo.

O período ainda inclui todas as ordens de compra e vendas recebidas no Home Broker, fora do horário de atuação do pregão. As ofertas, ainda, servem para influenciar o preço de negociação do dia e, portanto, as variações decorrentes dele.

Se muitas pessoas quiserem comprar ou vender no premarket, por exemplo, é esperada a valorização no preço em relação ao fechamento do dia anterior. Isso pode motivar o acionamento de leilão na bolsa tão logo o pregão se inicie.

Fechamento

O leilão de fechamento, ou Call de Fechamento, como é conhecido também, é considerado um dos mais importantes. Ele ocorre nos últimos cinco minutos do pregão, antes de sua finalização no dia.

Nesse caso, os investidores podem definir ordens de compra e venda apenas de ações que façam parte de um índice, como o Ibovespa.

Vale ressaltar que, diferente do que acontece no pregão regular, nessa etapa as negociações não são fechadas em tempo real. Isso porque o seu objetivo é apenas registrar as intenções de compra e venda e seus respectivos preços.

A transação oficial ocorre apenas com a reabertura do mercado. Ou seja, ele serve, por exemplo, para quem deseja marcar posição em relação ao pregão do dia seguinte.

O leilão de fechamento foi criado justamente para minimizar a volatilidade de preço dos ativos na Bolsa de Valores. Apesar de terem características semelhantes, convém destacar que ele não é a mesma coisa que operar no after market .

After market

O after market é a etapa que sucede o leilão de Fechamento. Ele é popularmente conhecido como o período em que é permitido fazer negociações fora do horário regular do pregão.

A emissão de ordens acontece em, até, 30 minutos depois que o leilão já foi encerrado. Geralmente entre 17h25 e 17h30 acontece a pré-abertura do after market. Já as negociações ocorrem das 17h30 às 18h.

Em comum, há o fato de que somente ações negociadas em determinados índices, como a Bovespa, e terem tido movimentação no pregão regular, podem ser movimentadas.

No after market, os preços negociados não podem ultrapassar uma volatilidade acima de 2% quanto ao fechamento do pregão. Outro ponto que deve ser considerado é que nessa etapa apenas negociações à vista podem ser feitas.

É importante ressaltar que nessa fase as negociações não servem como base para a cotação do próximo dia, não sendo possível variar os índices teóricos da bolsa. Isso será mensurado com base nos registros do pregão regular.

A vantagem do after market é que qualquer investidor pode operar, mas respeitando o limite máximo de R$900 mil por pessoa (CPF).

Contudo, caso ele esteja participando de forma exclusiva em operações de day trade, o cuidado deve ser redobrado. Isso porque algumas corretoras podem interpretar isso como um possível swing trade. Essa é uma estratégia que acontece no mercado financeiro onde um ativo negociável é mantido por mais tempo em uma tentativa de obter lucros mediante as oscilações.

Como evitar riscos em um leilão

Para investir em ações de leilão, é preciso que o investidor seja uma pessoa disposta a correr altos riscos e ter um bom controle sobre as suas operações.

Contar com um planejamento financeiro bem definido é fundamental para que possa aproveitar, da maneira mais assertiva, os leilões e o after market.

O conhecimento e o feeling (tato) para identificar as melhores oportunidades podem te blindar, de certa maneira, de riscos. Algumas soluções automatizadas, como o uso de robôs, podem proporcionar uma certa segurança durante as operações. É uma alternativa para quem deseja operar ativos no melhor momento (timing) e de forma mais veloz.

Por que investir na bolsa?

Para muitas pessoas, investir na bolsa se tornou um bom negócio. Embora possa ser uma forma de obter lucros, é preciso ter conhecimento para tomar as melhores decisões. Estar bem equipado pode preveni-lo de eventuais prejuízos.

Vantagens

Entre as vantagens está a facilidade. É possível fazer o investimento de forma online, em qualquer lugar. Outro ponto positivo é a rentabilidade. Por meio da compra e venda de ações, você pode ter ganhos expressivos e a curto prazo. Contudo, é preciso fazer isso com cautela para que não ocorra um efeito rebote.

Para quem pensa em investir na bolsa de valores, o legal é que não é preciso ter grandes fortunas para iniciar no mercado de investimentos. Essa é, ainda, uma grande dúvida entre as pessoas. Dá para iniciar com pouco dinheiro e ir, aos poucos, construindo o seu patrimônio.

Por meio da compra de ações, você pode vir a se tornar sócio de uma empresa. Para isso, é preciso ter mais de 50% dos papéis ordinários.

Desvantagens

Contudo, ao mesmo tempo que existem inúmeros pontos positivos, investir em ações também pode ter algumas desvantagens caso a pessoa não tenha uma noção básica sobre o assunto.

Você irá trabalhar, a todo momento, sob riscos. É preciso ter ciência que poderá ganhar ou perder dinheiro. Há caso de pessoas que chegaram a perder tudo que investiu por agirem sem planejamento, estudo sobre o assunto ou até mesmo por impulso.

O desempenho das ações será influenciado pelo mercado (nacional e internacional). Cenários de instabilidade podem impactar negativamente.

Quanto mais você buscar o conhecimento, menores serão os riscos. Entender a dinâmica do mercado é indispensável para quem deseja ter bons resultados. E com os leilões e o after market isso não é diferente, por mais tentador e interessante que isso possa ser.

Conte com um especialista

A partir das informações que vimos, é possível notar que nem sempre o leilão é decorrente de uma oscilação atípica de preços. O premarket e o fechamento servem para organizar o ordenamento de ordens e gerar mais equilíbrio ao mercado.

O leilão na bolsa é um mecanismo importante que protege as empresas, os investidores e o mercado geral. Conhecendo essa ferramenta, ficará muito mais fácil entender o mercado e fazer as suas operações.

Caso esteja em busca de maior segurança ao operar no mercado financeiro, procure um especialista da Valor Investimentos . Nossa parceira conta com os melhores profissionais do mercado financeiro.

Quer conferir também dicas para operar na renda variável?

Veja como investir no Ibovespa , o principal índice da bolsa brasileira! Aproveite para nos seguir em nossas redes sociais e ficar por dentro de tudo que rola na área de investimentos.

Gostou do conteúdo? Acesse, abaixo, o nosso podcast Valor de Mercado:


Leia também:

. 8 empresas de destaque da bolsa brasileira nos setores de commodities e agronegócio;

. Praticar tênis é uma aula de investimento;

. O que move o preço do dólar?