AçõesAnálise & Opinião

Ações e ciclos econômicos

3 Minutos de leitura
traffic 332857 1280 Ações e ciclos econômicos

A sensibilidade aos danos causados pela volatilidade é remediável, mais ainda do que a predição do evento que poderia causar o dano.

antifragil Ações e ciclos econômicos

A frase inicial é uma referência ao franco-libanês Nassim Taleb, criador do conceito Antifrágil.  Na prática, a antifragilidade aplica-se muito bem à mentalidade de alguns investidores que alocam seus recursos em ações cuja volatilidade é inerente à classe.

Cenários caóticos ou muito voláteis são extremamente desafiadores para todos. Nesse sentido, tornar-se um antifrágil é a qualidade de sair ainda mais forte desses momentos.

Ao compreendê-lo, o investidor começa a desfrutar das constantes volatidades e desafios do mercado e dos ciclos econômicos. Todo mundo sabe que a economia, o câmbio, as taxas de juros e sobretudo a política são voláteis.

Sem a hostilidade de um ambiente aleatório, o antifrágil não evolui, não se desenvolve, nem encontra caminhos que podem ser mais saudáveis. A fragilidade pode ser medida; o risco, pode ser mitigado.

A perspectiva de longevidade dos juros controlados (ver Boletim Focus) e a sinalização da alta da Taxa Selic devem continuar sendo a força de impulsionamento da Bolsa brasileira. Apesar da volatilidade doméstica apresentada pela política e das incertezas das reformas, o assunto ações e ciclos econômicos nos traz um oportuno momento para refletir.

As palavras “renda variável” advém justamente da incerteza ou risco em relação ao futuro. De maneira rápida, gostaria de apresentar 4 simples gráficos representados pelo Índice Bovespa (IBOV) num período de duas décadas (02/01/2001 – 11/03/2021):

ibov1 Ações e ciclos econômicos

Gráfico Diário |A Bolsa é volátil, sempre será. Acompanhá-la diariamente é navegar em águas agitadas, porém há marujos que se sentem desafiados e fazem a travessia dessa forma. Os investidores têm perfis diferentes.

ibov2 Ações e ciclos econômicos

Gráfico Anual | Caso olhássemos a Bolsa anualmente, é possível certificar-se da ocorrência de períodos e ondas bravias, mas a perspectiva muda. Os dias de bonança saltam aos olhos com maior lucidez e é possível enxergar momentos de maior segurança e equilíbrio quanto aos riscos.

ibov3 Ações e ciclos econômicos

Gráfico – De 5 em 5 anos | Neste caso, ao longo da jornada como investidor em Bolsa, o risco é diluído pela visão de Longo Prazo. A travessia inicialmente repleta de obstáculos, incertezas e volatilidade torna-se segura, exige paciência e é completamente praticável.

ibov5 Ações e ciclos econômicos

Gráfico – De 10 em 10 anos | A grande lição ou moral da história:

Um investidor que faz jus ao nome nunca compra ou vende ações baseado no preço delas no momento. Investir no mercado acionário é acreditar nos fundamentos das empresas.

O investidor que visa o longo prazo pensa na qualidade de vida, na velhice e na aposentadoria, potencializando seus ganhos. Boa dose desse raciocínio surge da constante evolução do conceito “Antifrágil”. Agora, a travessia faz sentido à jornada, sendo equilibrada e linear.

Uma curiosidade sobre este recorte temporal de 20 anos:

Maior baixa | 8.224,61 pontos
Maior Alta | 120.353,81 pontos
Diferença | 112.129,20 pontos
Variação | 678,90%

avenue 656969 1280 Ações e ciclos econômicos

Ciclos econômicos

Em situação semelhante à volatilidade dos mercados, estão os ciclos econômicos.  O movimento pendular da economia é constante. Por conseguinte, os ciclos acontecem, não raro, por razões intangíveis como a confiança. Além disso, o mercado sempre almeja certo grau de previsibilidade, já que em certos períodos as empresas passam por momentos turbulentos e promissores, fazendo com que suas cotações em Bolsa reflitam o seu valuation.

Ao estudar e conhecer melhor o mercado, você passa a tomar melhores decisões de investimento e consegue aproveitar as oportunidades que cada ciclo propicia. Para ilustrar, observe o gráfico do Ibovespa dolarizado, cujo período começa em 1963 e se estende até outubro de 2020.

Imagem1 Ações e ciclos econômicos

O movimento pendular de altas e baixas sempre será um dado posto no mercado acionário, assim como há momentos bons e ruins em nossas vidas ou carreiras. Atente-se aos ciclos de baixa, de alta e até lateralizado, nas cores rosa e azul. Perceba que os ciclos são longos, com duração média entre seis e oito anos e que sempre se revertem ao longo do tempo.

As coisas não caem do céu. Desenvolver a habilidade do antifrágil é um longo processo. Paciência é uma virtude. Aprender com os erros e redirecionar o leme de forma rápida é sabedoria. É normal em ciclos econômicos, assim como em ativos de renda variável, os momentos de estresse. Mas também há bonanças. Por isso, é importante ter serenidade para que não atropelemos o tempo e nossas expectativas.

Gostou do artigo? Leia também:

. A maior habilidade do século 21: autoconhecimento

. Praticar tênis é uma aula de investimento

. Warren Buffett: quem é e quais suas estratégias de investimento?

 

 

85 posts

Sobre o autor
Thiago Goulart é o Editor da Vai Investir e do podcast Valor de Mercado. Adora praticar tênis, ler, escutar música e estar na presença de amigos e família. Graduado em Letras pela UFES e em Jornalismo pela PUC-SP, está se tornando também especialista em finanças com o MBA no tema pela PUC- RS. Com uma longa carreira em sala de aula, desenvolveu a habilidade e sensibilidade para conectar pessoas a conhecimentos. Hoje, aplica essa experiência de maneira mais específica para o mercado financeiro, por quase 3 anos sendo o principal responsável pelo desenvolvimento e curadoria de conteúdo para a Valor Investimentos e Vai Investir.
Artigos
Posts relacionados
Ações

Setor de Varejo: conheça as principais empresas

9 Minutos de leitura
O setor de varejo tem uma grande representatividade na bolsa de valores brasileira. Apesar de não ser a área de atuação mais…
Ações

Setor de tecnologia: um mercado em expansão no Brasil

10 Minutos de leitura
A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Nesse sentido, a necessidade de isolamento social durante a…
Educação FinanceiraAnálise & Opinião

Você sabe tomar decisão?

5 Minutos de leitura
Uma das características comum à espécie humana é indagar sobre o seu futuro, na tentativa de controlá-lo. No entanto, há um paradoxo…