Fundos de Investimento

4 melhores fundos de investimentos por rentabilidade

2 Minutos de leitura

Se bem escolhidos, os fundos de investimento são sempre ótimas opções para investidores interessados em boas formas de diversificar sua carteira de investimentos, uma vez que esse tipo de aplicação consegue, quase sempre, garantir uma boa rentabilidade.

No entanto, é sempre necessário analisar seu perfil e identificar quais deles se adéquam mais à sua carteira, de forma a complementá-la da melhor maneira possível. Para ajudar, listamos aqueles fundos que são os melhores investimentos por rentabilidade nos últimos meses do ano que terminou, a partir de algumas categorias dessa aplicação. Boa leitura!

1. Renda fixa

Ao investir em um fundo, o investidor se junta a um grupo de investidores para unir os recursos e investi-los em determinados ativos, sempre com a supervisão de gestores experientes, que seguem as orientações indicadas no regulamento daquele fundo.

No caso dos fundos de renda fixa, eles devem ter, pelo menos, 80% da sua carteira composta por ativos desse tipo. Os 20% restantes podem ser alocados conforme a estratégia de investimento.

A rentabilidade dos fundos de renda fixa, geralmente, é comparada ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), taxa que sempre está muito próxima a SELIC. Logo, quando o fundo oferece retorno acima do CDI, costuma-se dizer que ele teve um bom desempenho. Dessa forma, os fundos abaixo foram os que obtiveram maior destaque em um cenário econômico de juros baixos e inflação sob controle:

  • BNP Paribas Inflação;
  • SulAmérica Inflatie Renda Fixa Longo Prazo;
  • XP Inflação Referenciado IPCA Renda Fixa LP;
  • BTG Pactual Tesouro IPCA Curto.

2. Multimercado

Como o próprio nome diz, os fundos multimercado combinam ativos de diversas categorias em sua carteira. Ou seja, pode combinar ativos de renda fixa ou variável em qualquer proporção, de acordo com seus objetivos ou as circunstâncias do mercado.

Ao mesmo tempo que isso representa a chance de uma rentabilidade melhor, os riscos são maiores. Abaixo, algumas opções de fundo multimercado com boa rentabilidade recente.

  • Trend Gold;
  • XP Long Biased Dominus;
  • Occam Retorno Absoluto;
  • Legacy Capital Advisory;

3. Ações

Fundos de ações combinam papéis de diferentes empresas em uma única aplicação com, pelo menos, 67% dos recursos alocados nesse tipo de investimento de renda variável, incluindo certificados de depósitos de ações ou cotas de outros recursos.

Os fundos de ações são utilizados por investidores que estão atrás de uma rentabilidade maior ou para quem quer investir em ações, mas não quer fazer isso de forma direta. A seguir, os fundos que obtiveram bom desempenho.

  • Equitas Selection;
  • Brasil Capital 30;
  • Constellation Institucional;
  • BNP Paribas Action.

4. Imobiliários

Este tipo de fundo pode ter seu dinheiro aplicado tanto em empreendimentos imobiliários (como condomínios e shoppings centers) ou em aplicações, como letras de crédito imobiliário ou certificados de recebíveis.

Alguns exemplos de fundos do tipo com bom rendimento estão listados a seguir.

  • FFCI11 (Rio Bravo Renda Corporativa);
  • SDIL11 (SDI Logística Rio);
  • XPML11 (XP Malls);
  • HGCR11 (CSHG Recebíveis).

Na hora de escolher um fundo, é importante ir além de saber quais são os melhores investimentos por rentabilidade. Muitos deles contam com estratégias mais arrojadas, tornando-os menos recomendáveis para perfis conservadores, por exemplo. Ademais, é necessário considerar os custos dessa forma de aplicação, a liquidez e lembrar sempre que ganhos passados não são garantia de bons retornos no futuro.

Quer saber como diversificar sua carteira e investir melhor? Confira algumas dicas que listamos neste outro material.

Posts relacionados
Fundos de Investimento

8 Fundos de Índice do mercado brasileiro para conhecer

8 Minutos de leitura
Uma das modalidades do mercado financeiro que o investidor se depara ao investir na bolsa de valores são os fundos de índice…
Fundos de InvestimentoFundos de Ações

Fundos quantitativos: o que são e como funcionam?

4 Minutos de leitura
O mercado financeiro tem diversas oportunidades de investimento, para os mais variados perfis e objetivos. Se você tem uma tolerância maior a…
Fundos de Investimento

Taxa de Administração cobrada em Fundos de Investimentos

4 Minutos de leitura
  Já tivemos oportunidade de falar sobre Fundos de Investimentos e suas categorias, tais como Fundos de Renda Fixa, Multimercados, Imobiliários etc….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *