AçõesEducação Financeira

O que é home broker e como funciona essa ferramenta?

4 Minutos de leitura

Quando se fala em investir na bolsa de valores, uma das primeiras informações que se deve saber é o que é um home broker. Afinal, através dele você pode acessar o mercado de ações e outros investimentos de renda variável.

Além dessa plataforma, existe a possibilidade de fazer negociações via mesa de operações — em que as ordens de compra e venda são lançadas por intermédio de um operador de mercado. Contudo, o home broker costuma ser a forma mais direta e ágil de investir na B3, bolsa de valores brasileira.

Então, que tal saber mais sobre o assunto? Neste artigo, você descobrirá o que é um home broker e como ele funciona. Além disso, entenderá por que é preciso ter acesso a ele e a importância para o investidor.

Não deixe de acompanhar!

O que é o home broker?

Como você viu, o home broker é uma plataforma que possibilita investimentos e operações com ativos e derivativos negociados na bolsa. Logo, ele conecta o interessado ao ambiente de negociações, de modo que seja possível realizar suas operações por conta própria.

Os primeiros home brokers surgiram em 1999, e foram criados com o propósito de popularizar o investimento na bolsa de valores. Com o avanço da tecnologia, eles foram se tornando muito mais práticos e ágeis, substituindo os modelos tradicionais de operar no mercado.

No passado, o investidor que queria comprar ações, por exemplo, precisava telefonar para uma corretora ou operador de mercado. Então as ordens eram comandadas por telefone e executadas pelo operador no extinto pregão viva voz.

Com a instituição do pregão eletrônico, o acesso à bolsa passou a ser feito pela internet, sendo o home broker uma das formas de acessá-lo. Atualmente, as instituições financeiras fornecem acesso ao ambiente para seus clientes. Por isso, existem diversos home brokers disponíveis no mercado.

Como funciona essa ferramenta?

Após conhecer o que é o home broker, é hora de saber como usá-lo. O seu funcionamento é bem simples. Muitas vezes, acessá-lo é semelhante a entrar em uma página de internet.

Geralmente, a corretora de valores fornece um link que direciona o investidor para a tela inicial do sistema logado — semelhante a uma tela de internet banking. Também é possível que a plataforma seja acessada a partir de aplicativo.

No home broker o investidor consegue conferir o saldo disponível, o extrato, acompanhar sua carteira de investimentos e as demais informações de conta. Também é simples visualizar as cotações e negociações da bolsa em tempo real, lançar ordens de compra ou venda, etc.

A gama de investimentos encontrados no home broker é bastante ampla. Afinal, no ambiente da bolsa é possível negociar ações, FIIs (fundos imobiliários), ETFs (fundos de índice), contratos futuros, opções, entre outros. Na prática, o investidor pode investir nos mesmos ativos e derivativos negociados na mesa de operações.

Assim, o home broker cumpre sua função de tornar o mercado mais acessível. Mas os investidores que preferem apoio técnico ou não têm muita segurança em operar de forma autônoma ainda podem contar com o serviço da mesa de operações das corretoras. Ainda, podem usufruir do serviço via assessoria de investimentos.

Por que o investidor precisa ter um home broker?

Se você quer realizar operações sem depender da disponibilidade de um intermediário, por meio de um sistema operacional simples e seguro, é necessário saber o que é e por que ter acesso ao home broker.

Como você viu, a plataforma permite acompanhar as cotações dos ativos e derivativos que lhe interessam em tempo real. Assim, você terá pleno conhecimento se os preços estão em alta ou em baixa e isso contribuirá para a tomada de decisão.

Ao identificar uma boa oportunidade de investimento, bastará enviar a ordem de compra ou venda e acompanhar sua execução online. Caso ela não seja executada imediatamente, é possível modificar seu preço em poucos cliques, se a negociação ainda for de seu interesse.

Portanto, ter um home broker é preciso para quem busca autonomia, agilidade e segurança para operar no mercado. Contudo, com diversas opções de ferramentas no mercado, é importante avaliar qual delas é a melhor para atender às suas necessidades.

Qual a importância de contar com um home broker para suas operações?

Negociar na bolsa de valores demanda bastante estudo sobre o mercado financeiro. Além disso, é preciso saber o seu perfil de investidor e ter traçado objetivos. E, claro, você deve considerar uma plataforma de qualidade para fazer suas operações.

O home broker deve ser suficiente para atender às suas necessidades — como investidor e especulador — e fornecer a segurança necessária para as negociações. A escolha da melhor plataforma, no entanto, depende também dos seus objetivos no mercado.

Entenda!

Investidor

O investidor é aquele que busca alocar seu capital em investimentos de longo prazo. A busca é por um retorno consistente no futuro — por exemplo, com a compra de ações de companhias que realizam o pagamento de dividendos.

Nesse sentido, o investidor de longo prazo consegue se valer praticamente de todos os home brokers disponíveis. Isso porque não precisará de ferramentas robustas ou ágeis na hora que estiver operando. Basta que ele permita acessar o investimento desejado com segurança e acessibilidade.

Especulador

Já o especulador visa auferir lucro no curto ou curtíssimo prazo. Ele faz isso através da compra e venda de ativos e derivativos, se beneficiando da variação dos preços. As operações especulativas podem durar meses, semanas, dias, ou poucas horas — como no day trade.

Logo, é importante que o especulador tenha uma plataforma de investimento mais robusta, sendo possível fazer essas operações via home broker ou outras plataformas mais completas. Atualmente, existem ferramentas arrojadas, que fornecem gráficos e outros recursos que ajudam na especulação.

Contudo, se você deseja especular no mercado fazendo uso do home broker, também é fundamental que ele ofereça uma conexão ágil e segura com a bolsa de valores. Como o especulador se beneficia de pequenas variações de preços, a demora no envio de ordens pode lhe prejudicar durante uma operação.

Agora que você já sabe o que é home broker precisará identificar quais são os seus objetivos no mercado para saber qual escolher. Por isso, não deixe de encontrar a melhor corretora de valores — com o home broker mais eficiente — para as suas necessidades!

E, se precisar de ajuda para fazer esta escolha, não deixe de contar com a equipe da Valor Investimentos, parceira do Vai Investir!

Posts relacionados
Ações

Conheça o mapa dos IPOs 2021

8 Minutos de leitura
Quem deseja acompanhar a bolsa de valores e aproveitar eventuais oportunidades ao longo do ano precisa conhecer o mapa dos IPOs (Ofertas…
Análise & OpiniãoEducação Financeira

Praticar tênis é uma aula de investimento

10 Minutos de leitura
Sempre gostei de praticar esportes e, de certa forma, sempre me identifiquei ora mais, ora menos com alguns perfis de determinados esportistas….
AçõesInternacional

Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq

7 Minutos de leitura
Muitos investidores buscam internacionalizar a sua carteira de investimentos. Essa atitude expõe o capital a outros mercados e diversifica o portfólio. A…

Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email: