Ações

Microcaps: conheça as vantagens e saiba quando investir

4 Minutos de leitura
shutterstock 534796828 Microcaps: conheça as vantagens e saiba quando investir

Quando falamos do mercado financeiro, é importante entendermos que é um segmento muito amplo. Afinal, dentro dele existem diversos tipos e tamanhos de empresas, que tratam dos mais variados temas e produtos. Nesse mercado existem as conhecidas blue chips, midcaps e smallcaps – grupos de empresas da Bolsa de Valores (B3) com tamanhos e relevância financeira distintos.

O que poucos têm conhecimento é que, além dos grupos citados acima, existe um que costuma trazer ainda mais diversificação para a carteira de investimentos, além de visar à geração de lucros a longo prazo: as microcaps. As empresas que fazem parte da B3 possuem tamanhos que vão de pequenos a grandes empreendimentos. E é aqui que as microcaps se destacam: elas são consideradas as menores empresas dentro da bolsa brasileira.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o tema, assim como descobrir se o seu perfil investidor é compatível com esse tipo de investimento, separamos algumas informações sobre o que são e como investir em microcaps de forma segura. Ficou interessado? Confira este artigo e boa leitura!

Afinal, o que são microcaps?

De modo geral, podemos considerar microcaps aquelas empresas de pequeno porte que estão fora do radar de grandes investidores. Elas estão na Bolsa de Valores (B3) e possuem um valor de mercado abaixo de R$ 1 bilhão.

Podemos considerá-las como empresas novas ou antigas que estão cotadas na bolsa, com o diferencial de possuírem oportunidades de ganhos expressivos por serem empresas muito jovens (diferente de empresas maduras nesse segmento, como a Vale ou Petrobras).

As microcaps possuem essa oportunidade de ganho pelo fato de os valores de mercado serem relativamente baixos. Por exemplo, você possui uma microcap abaixo de um bilhão de reais que, com o passar dos anos, adquire novas aquisições e consegue dobrar de tamanho. Essa suposição é considerada mais provável de acontecer do que a Vale, que já é considerada uma das maiores empresas do segmento, dobrar seu valor de mercado.

De modo geral, é possível afirmar que as microcaps possuem mais facilidade de dobrar o seu valor de mercado com o passar dos anos do que uma empresa já consolidada. Por isso elas apresentam uma possibilidade de ganho interessante.

Leia também | Entenda as ações small, mid e large caps

Vantagens em contar com as microcaps

Agora que você já sabe o que são microcaps, é importante reconhecer o que as diferencia das outras empresas da B3 e por que elas estão ganhando espaço e notoriedade no mercado financeiro. Por isso, separamos algumas vantagens que só esse tipo de empreendimento possui. Vamos conferir?

Potencial de crescimento

As microcaps podem ser empresas descontadas em termos de análise quantitativa. Isso porque são empresas consideradas fora do radar de grandes investidores, e muitas vezes de nichos muito pequenos se comparados com outros empreendimentos do mercado. Por esse motivo, elas possuem essa oportunidade de ganho e talvez tenham até papéis descontados diante de outros setores na bolsa. Ou seja, são empresas com valor de mercado baixo, alto potencial de lucro e de perda (tendo em vista que o mercado financeiro é volátil).

Pouco conhecida no cenário financeiro

Por estarem entre as menores empresas disponíveis para investimento da B3, as microcaps acabam não sendo alvo de grandes investidores. Isso faz com que elas fiquem mais escondidas e sejam pouco comentadas dentro do universo dos investimentos.

Levando isso em consideração e unindo essa informação com a vantagem acima, podemos considerar que as pessoas que se propõem a investir em microcaps possuem maior diversificação na carteira de investimentos e podem lucrar com mais facilidade.

Desvantagem em investir em microcaps

Assim como o anonimato pode ser um ponto positivo das microcaps, essa questão também pode apresentar um viés negativo. Isso porque, do mesmo modo que essas empresas podem valorizar e dobrar de tamanho com certa rapidez, elas podem diminuir consideravelmente. Isso se deve ao fato de pertencerem a segmentos não consolidados no mercado.

Além disso, em cenários de crise, fica ainda mais difícil se desfazer delas, uma vez que por serem pouco conhecidas geram incertezas em quem busca investir.

Leia também | Como ganhar dividendos na bolsa de valores? Descubra!

Como escolher as ações?

Apesar de suas particularidades, as microcaps precisam de estudo e análise como qualquer outra ação na qual você deseja investir dinheiro. Antes de tomar essa decisão, é importante identificar se seu perfil está de acordo com esse tipo de investimento. Mas fique tranquilo caso não saiba a resposta. A Vai Investir conta com especialistas capacitados, capazes de ajudá-lo a entender e a identificar qual o seu perfil investidor. Para isso, basta entrar em contato com um dos nossos especialistas e conferir.

Para não errar na hora de escolher uma ação, é importante analisar todas as empresas que o interessam nos seguintes quesitos: se elas estão mantendo o crescimento e se suas dívidas são baixas e controladas. Quando falamos de dívida, nos referimos à segurança que a empresa passa para o mercado.

Não existe um momento certo para investir em microcaps, o que é preciso é conhecimento, estudo e uma boa empresa para ajudá-lo a colocar seu dinheiro na melhor opção para o seu perfil investidor.

Conheça a lista de microcaps

Confira algumas empresas listadas na B3 que fazem parte do seleto grupo denominado de microcaps:

Logo

Empresa Ações Classificação Setor
afluente Microcaps: conheça as vantagens e saiba quando investir AFLUENTE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA S/A AFLT3 Microcaps Utilidade pública
sao paulo turismo Microcaps: conheça as vantagens e saiba quando investir SÃO PAULO TURISMO S.A. AHEB3   AHEB5   AHEB6 Microcaps Consumo Ciclíco
alper Microcaps: conheça as vantagens e saiba quando investir ALPER CONSULTORIA E CORRETORA DE SEGUROS S.A. APER3 Microcaps Financeiro
alphaville Microcaps: conheça as vantagens e saiba quando investir ALPHAVILLE S.A. AVLL3 Microcaps Consumo Cíclico
azevedo e travassos Microcaps: conheça as vantagens e saiba quando investir AZEVEDO E TRAVASSOS S.A. AZEV3   AZEV4 Microcaps Bens Industriais
bahema Microcaps: conheça as vantagens e saiba quando investir BAHEMA EDUCAÇÃO S.A. BAHI3 Microcaps Consumo Cíclico
Microcaps: conheça as vantagens e saiba quando investir EXCELSIOR ALIMENTOS S.A. BAUH3   BAUH4 Microcaps Consumo não Cíclico
banese Microcaps: conheça as vantagens e saiba quando investir BCO ESTADO DE SERGIPE S.A. – BANESE BGIP3   BGIP4 Microcaps Financeiro
banco bmg Microcaps: conheça as vantagens e saiba quando investir BANCO BMG S.A. BMGB4 Microcaps Financeiro
bombril Microcaps: conheça as vantagens e saiba quando investir BOMBRIL S.A. BOBR3   BOBR4 Microcaps Consumo não Cíclico

Conclusão

Agora que você já sabe o que é e como funcionam as microcaps, está na hora de começar a investir. Por isso, a Vai Investir conta com uma equipe completa que pode te ajudar a entender melhor sobre o assunto e para que assim possa investir seu dinheiro com segurança! Podemos te ajudar a transformar sonhos em conquistas.

Gostou do artigo? Selecionamos mais um texto para você se aprofundar ainda mais no mercado financeiro:

Conheça todos os setores de empresas listadas na B3

 

116 posts

Sobre o autor
Thiago Goulart é o Editor da Vai Investir e do podcast Valor de Mercado. Adora praticar tênis, ler, escutar música e estar na presença de amigos e família. Graduado em Letras pela UFES e em Jornalismo pela PUC-SP, está se tornando também especialista em finanças com o MBA no tema pela PUC- RS. Com uma longa carreira em sala de aula, desenvolveu a habilidade e sensibilidade para conectar pessoas a conhecimentos. Hoje, aplica essa experiência de maneira mais específica para o mercado financeiro, por quase 3 anos sendo o principal responsável pelo desenvolvimento e curadoria de conteúdo para a Valor Investimentos e Vai Investir.
Artigos
Posts relacionados
Ações

Mercado de petróleo: como funciona e principais empresas do mundo

4 Minutos de leitura
Ações

Conta de luz cara? Veja os impactos nas ações de empresas de energia!

7 Minutos de leitura
AçõesCafé com Trade

Spread no mercado financeiro: saiba o que é e como funciona

4 Minutos de leitura
×
Aprenda a InvestirAnálise & Opinião

Dinheiro: quais propósitos te movem?