Notícias

Notícias

Nos EUA, índice de preços de gastos com consumo sobe 1% em junho ante maio

Por
Estadão Conteúdos

O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) – medida de inflação preferida do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) – subiu 1% em junho ante maio, segundo dados publicados nesta sexta-feira pelo Departamento do Comércio do país. O núcleo do PCE, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 0,6% no mesmo período, vindo um pouco acima das expectativas de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de alta de 0,5%.

Na comparação anual, o PCE subiu 6,8% em junho, após a alta de 6,3% de maio, e seu núcleo aumentou 4,8%, depois de avançar 4,7% no mês anterior.

A pesquisa também mostrou que a renda pessoal nos Estados Unidos cresceu 0,6% em junho ante maio. Neste caso, a projeção do mercado era de acréscimo de 0,5%. Já os gastos com consumo subiram 1,1% no mesmo intervalo, abaixo das expectativas de acréscimo de 0,9%.

O dado mensal de renda pessoal de maio foi revisado para cima, de alta de 0,5% para ganho de 0,6%, assim como o de gastos pessoais, de +0,2% para +0,3%. Fonte: Dow Jones Newswires.