Notícias

Notícias

Novo presidente da Anfavea fala em ‘primeiro passo’ para reforma tributária

Por
Estadão Conteúdos

Após abrir seu mandato na entidade que representa as montadoras com um discurso que deu ênfase à reindustrialização do País, o novo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, disse nesta segunda-feira, 2, que não jogou a toalha em relação à aprovação, até dezembro, da reforma tributária, apesar das dificuldades de avanço nessa frente em ano eleitoral.

Em sua primeira entrevista coletiva à imprensa no cargo, Leite considerou que o jogo da reforma tributária neste ano não está perdido, lembrando que a modernização do sistema como o Brasil recolhe impostos tem sido um dos principais do diálogo das entidades do setor produtivo com o governo.

“Precisamos dar o primeiro passo na reforma tributária para o Brasil se tornar competitivo. Acreditamos na reforma tributária, e com o senso de urgência que é necessário”, reforçou o representante da indústria de veículos.

Citando a desorganização das cadeias globais de produção, cuja consequência são as paradas de fábricas por falta de peças, em especial componentes eletrônicos, Leite considerou que o momento exige atenção para a retomada dos investimentos na industrialização e desenvolvimento de fornecedores no País. “O Brasil não pode exportar apenas para a América Latina”, frisou Leite.

Ele acrescentou que a transição tecnológica, com a ascensão dos sistemas de propulsão elétrica, coloca um desafio para indústria, porém os caminhos para o Brasil não ficar atrás na corrida das novas tecnologias vêm sendo discutidos com os governos federal e estaduais. “O desafio é que os investimentos acompanhem as novas rotas tecnológicas. Não podemos criar um descompasso dos fornecedores com o que está sendo feito no mundo”, pontuou.

IPI

O novo presidente da Anfavea terá na terça-feira seu primeiro encontro com o ministro da Economia, Paulo Guedes, após assumir nesta segunda-feira o comando da associação que representa as montadoras de veículos. Durante entrevista coletiva à imprensa, Leite informou que estará acompanhado de presidentes de montadoras para discutir, entre outros assuntos, os resultados e tendências do corte no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), anunciado no fim de fevereiro.

O corte adicional no imposto, anunciado na semana passada, excluiu as categorias de veículos onde estão os maiores volumes do mercado.

Embora tenha levantado a bandeira da indústria pela zeragem do IPI, Leite evitou fazer críticas ao governo. Preferiu destacar que as sinalizações do Planalto têm sido no sentido de corte linear do tributo.

Componentes

O novo presidente da Anfavea estimou nesta segunda-feira em mais de 100 mil veículos o volume de produção de carros perdido neste ano por falta de componentes. Na entrevista coletiva à imprensa, ele lembrou que, em 2021, as montadoras já tinham deixado de montar 350 mil veículos pela escassez de peças, sendo os componentes eletrônicos o principal item em falta nas linhas de montagem.

“Essa desorganização da cadeia global de produção requer um novo pensamento para a indústria. Estamos atentos e temos discutido com governos federal e estaduais”, declarou Leite.

Eleições

Ao falar das eleições de outubro, o novo presidente da Anfavea observou que a entidade é apartidária e não vai apoiar um candidato específico.

Deixou claro, porém, que a associação vai participar do diálogo com os candidatos para dar suas contribuições nas agendas que visam a um País mais competitivo.