Do total de contemplados, 1.473.640 têm prioridade legal (idosos acima de 60 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério), enquanto 2.776.808 são contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 19 de março deste ano.
Para descobrir se irá receber a restituição no segundo lote, o contribuinte pode realizar a consulta na página da Receita Federal na internet (https://www.gov.br/receitafederal), clicando em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
Quem acredita que deveria receber, mas não for contemplado, pode verificar se há alguma pendência na declaração através do Portal e-CAC.
Após regularizar a situação, o contribuinte deve aguardar seu pagamento nos próximos lotes.
O calendário de restituição do Imposto de Renda 2022 prevê o pagamento em cinco lotes, entre maio e setembro.
Veja as datas:
– 1º lote: 31 de maio;
– 2º lote: 30 de junho;
– 3º lote: 29 de julho;
– 4º lote: 31 de agosto;
– 5º lote: 30 de setembro.
O pagamento será realizado diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração.
Se o crédito não for realizado por algum motivo, como a conta informada na declaração ter sido desativada, por exemplo, o valor ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil.
O contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores acessando o Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB, através dos telefones:
– 4004-0001 (capitais);
– 0800-729-0001 (demais localidades);
– 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Se o valor não for resgatado dentro de um ano, o contribuinte deverá solicitar novamente o pagamento, através do Portal e-CAC. É só acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.