Notícias

Notícias

Swing Trade: o que é, quais são os riscos, custos e como começar?

Por
Vanessa Corrêa

swing trade o que e como funciona vantagens e desvantagens

Existem várias formas de investir na bolsa de valores, uma delas é utilizar a estratégia de swing trade que visa lucros de curto prazo na bolsa de valores. A ideia principal é comprar um papel que possua expectativa de valorização em um intervalo curto de semanas ou meses.

Visando o lucro, o investidor monitora tendências e notícias de mercado e utiliza ferramentas como gráficos de preços e o histórico de variação das cotações dos ativos. Com esses dados, ele escolhe o papel, define uma expectativa de ganho em um prazo determinado.

Riscos e Custos

  1. Perfil do Investidor
    Importante entender se o seu perfil de risco é condizente com a operação. Nele inclui saber o quanto você está disposto a abrir mão em busca de maiores ganhos, além de ter o conhecimento adequado para esse tipo de estratégia.
  2. Monitoramento
    Por ser uma operação de curto prazo, exige que o investidor dedique tempo para analisar e melhorar sua estratégia. Existem duas formas de mitigar esse risco: a primeira é colocar nessa operação uma parte pequena do patrimônio que não seja tão relevante em comparação com o todo. A segunda é colocar stop loss e stop gain, que são ordens programadas para encerrar a operação automaticamente quando o papel atinge um determinado valor. Essas travas de ganho e perdas ajudam a controlar o tamanho do prejuízo e em caso de ganhos, ajuda a realizá-lo e partir para um novo investimento.
  3. Imposto de Renda
    Diferente da renda fixa, onde o Imposto é retido na fonte, ou seja, no momento do resgate já é recolhido o imposto de forma automática, com ações é diferente. A apuração dos valores e o pagamento devem ser feitos mensalmente pelo próprio investidor, através de um Darf (documento de arrecadação de receitas federais). Além disso, o tributo é cobrado apenas se houver ganhos e a alíquota cobrada é de 15%, independente do tempo de aplicação. Uma dica importante é ter um aplicativo que calcula automaticamente os ganhos mensais e o valor da Darf. Em meses cujo a soma das vendas de ações forem abaixo de R$ 20.000, não há cobrança de imposto de renda.
  4. Corretagem
    Ao realizar a compra da ação, pode ser cobrada uma taxa de corretagem dependendo da corretora. Essas taxas são cobradas no momento da compra e venda e podem ser fixas ou variáveis (percentual sobre o valor que o investidor está operando). A taxa variável se baseia na chamada “tabela Bovespa”, que é uma referência para quem adota esse modelo.

Como começar?

Primeiro passo é se atualizar com as notícias sobre economia, empresas, política e aprender sobre análises técnicas para ser capaz de interpretar gráficos e o comportamento das ações. Com essas e outras informações, você cria sua estratégia e reúne ferramentas para a tomada de decisão.

Uma outra opção é buscar corretoras e casas de análise que emitem relatórios e disponibilizam recomendações de ações para essa estratégia de swing trade.

Em resumo, não é fácil iniciar algo novo. Isso pode levar tempo e exige energia e dedicação para ir melhorando os processos ao longo do tempo. Com swing trade não é diferente. Se você tem interesse e deseja começar, estude e busque alguém de referência que possa te auxiliar nesse processo.

 

Deixe um comentário