Análise & Opinião

As Vantagens de ter um Assessor de Investimentos com a Certificação CFP®

1 Minutos de leitura
shaking hands gd1e522251 1280 As Vantagens de ter um Assessor de Investimentos com a Certificação CFP®

O conceito de planejamento financeiro como uma prática profissional distinta teve seu início nos Estados Unidos no início dos anos 1970, com introdução do programa de certificação CFP®. Desde então a comunidade de planejamento financeiro global não para de crescer incluindo profissionais em todo o mundo que trabalham em muitas áreas, escritórios, bancos, seguradoras, serviços de consultoria independente, entre outros.

Mas o que é a Certificação CFP®?

A Certificação CFP® (Certified Financial Planner) é uma certificação internacional de distinção, de caráter não obrigatório, que prepara o profissional para o exercício da atividade de planejador financeiro pessoal. Ela abrange seis áreas de conhecimento:

  • Planejamento Financeiro e Ética
  • Gestão de Investimentos
  • Planejamento da Aposentadoria
  • Gestão de Riscos e Seguros
  • Planejamento Fiscal
  • Planejamento Sucessório

Obter a certificação CFP® é conquistar a mais desejada certificação global em planejamento financeiro, garantido ao profissional certificado o reconhecimento de seus conhecimentos e habilidades na área por parte de seus clientes, colegas e do mercado nacional e internacional. Além disso, é uma oportunidade de poder trocar experiências com outros profissionais e de se tornar um voluntário em vários projetos sociais, contribuindo para Educação Financeira do país.

O Comitê de Padrões de Planejamento Financeiro Ltd. (FPSB) define planejamento financeiro como um “processo de desenvolvimento de estratégias para ajudar as pessoas a administrar seus assuntos financeiros para atingir os objetivos de sua vida”. Gerenciar finanças pode ser um grande desafio, mesmo para as pessoas mais experientes.

O planejamento financeiro é o processo de atingir as metas financeiras da vida por meio do gerenciamento adequando dos recursos financeiros. Esse processo ajuda as pessoas a ter uma visão holística e “abrangente” de suas finanças, determinando onde estão agora, onde gostariam de estar no futuro e o que devem fazer para alcançar seus objetivos.

Atendendo a estes rigorosos padrões internacionais de competência, ética e prática profissional, os profissionais CFP® são os mais qualificados para ajudar os clientes a assumir o controle, e manter o controle, de suas vidas financeiras.

Leia tambémAssessoria de investimentos: conheça a Valor Investimentos

×
NotíciasAnálise & Opinião

5 aplicativos para organizar seu dinheiro