Análise e Opinião

Análise e Opinião

Carta aos Investidores – Julho 2021

Por
Thiago Goulart

Fechamento de semestre é tempo de recuperar alguns marcos. No início de junho o Ibovespa ultrapassou a marca dos 130 mil pontos pela primeira vez na história. Hoje, a bolsa está 6% acima do que valia no período pré-pandemia.

ibov

Há pontos que ainda preocupam os investidores: crise sanitária, taxa de desemprego, inflação, alta de juros e a proposta de reforma tributária que pode onerar a espinha dorsal dos investimentos em ações: os dividendos.

É bom frisar, por outro lado, que o Ibovespa terminou o mês de junho em +0,5%, o Real 5,0% mais forte contra o dólar americano, sendo que o índice brasileiro retornou +5,2% em dólares, ou seja, um dos mercados com a melhor performance global.

De forma geral, não há sinais de otimismo exagerado, principalmente para quem acredita que a reabertura mundo pós-vacinação deve impulsionar a atividade econômica, ajudada por um longo período de estímulos fiscais e monetários acima da média nas principais economias do mundo.

Sumário

. Cenário: 1º e 2º semestres 2021
. Empreender para vencer juntos: a história de conquistas da Valor
. Melhores e piores mercados no 2º tri
. Avaliando empresas
. Quanto dinheiro é preciso para viver com conforto?
. Como investir 100 mil reais?
. Leituras recomendadas

man 4079513 1920

Cenário: 1º e 2º semestres 2021

Veja o bate-papo com os sócios e especialistas da Valor Investimentos: Pedro Scaramussa, Wagner Varejão e Rodolfo Carneiro. Neste encontro, a equipe abordou os dados econômicos do primeiro semestre de 2021. Também foi analisado os principais fatores que podem contribuir para o crescimento econômico do país e os riscos podem gerar obstáculos ao cenário no segundo semestre considerando fatores como: reforma tributária, vacinação e alta de juros.

» Inscreva-se no canal do YouTube da Vai Investir, aqui.   

Empreender para vencer juntos: a história de conquistas da Valor

O podcast Valor de Mercado está pra lá de especial. Chegamos ao 5º episódio e batemos um papo com os sócios-fundadores do escritório Valor Investimentos: Rodrigo Zanol e Paulo Henrique Correa. Liderança, inovação e empreendedorismo foram alguns dos temas da conversa. Conheça a história, a gestão do modelo de negócio, a disrupção realizada pelo time de assessores no mercado financeiro e a ambiciosa visão de crescimento da Valor Investimentos. Confira abaixo!


» Siga o podcast Valor de Mercado, aqui.

Melhores e piores mercados no 2º tri

O gráfico abaixo foi destacado pela estrategista de ações da XP Investimentos, Jennie Li. Segundo a especialista, no segundo trimestre de 2021, ativos brasileiros tiveram o melhor desempenho quando comparado aos principais mercados globais: os índices de Small Caps e Ibovespa fecharam o trimestre em +27,6% e 23,4%, respectivamente, em dólares.

ativo

Em seguida, o petróleo subiu +18,2%, ultrapassando a marca dos US$ 75 por barril pela primeira vez desde outubro de 2018. A alta acompanha as commodities de forma geral, que continuaram a subir nos últimos meses com a retomada das atividades econômicas globalmente.

Os Fundos Imobiliários (FIIs) tiveram um bom desempenho de +9,8% em dólares, mas, em real, o retorno foi negativo em -3,2%. Essa classe de ativos foi severamente afetada pela crise da pandemia e pelo ciclo de alta de juros, e a queda se acentuou com a divulgação da segunda fase da reforma tributária, que trouxe mudanças significativas na tributação de FIIs.

Os retornos desse último trimestre que fechou reforçam a importância da diversificação.

trekking 299000 1920

Avaliando empresas | Dahlia Capital

Em nossas interações com as empresas, percebemos três características comuns: 1) uma grande disciplina para usar o dinheiro dos acionistas e um maior compromisso por pagar dividendos, 2) grandes oportunidades de aquisições a preços ainda atrativos e 3) foco muito grande na recuperação da economia.

​Avaliamos que as empresas estão em um ponto favorável, por conta de seus diferenciais competitivos, baixa alavancagem e acesso a capital. Isso é particularmente importante quando percebemos incertezas adiante, como a reforma tributária, o risco de racionamento e as eleições em 2022.

As empresas parecem prontas para encarar novos desafios, o que também nos encoraja. Especialmente quando temos duas grandes revoluções acontecendo: tecnológica e ESG (ambiental, social e governança). Essas duas estão mudando radicalmente a forma que as empresas operam.

» Veja carta completa aqui.

Quanto dinheiro é preciso para viver com conforto?

psicologia

Segundo o economista e especialista em finanças comportamentais Morgan Housel, poupando ou investindo, a única forma de você se sentir satisfeito com o que já conquistou é parar de mover a meta de patrimônio para cima sempre que começar a ganhar mais. Se suas expectativas crescem mais rápido que sua renda, você nunca estará feliz com seu dinheiro.

Em outras palavras, é preciso gerenciar as expectativas até para não pressionar a si mesmo a exceder os limites. Ter habilidade para recusar um dólar extra de trabalho, uma oportunidade potencial, uma casa maior e um carro mais legal é essencial se você quer usar o dinheiro para ter uma vida melhor.

A tese central do economista encontra-se no livro ‘A psicologia financeira’. Em linhas gerais, Morgan Housel demonstra que, quando se trata de atingir o sucesso financeiro, o comportamento é muito mais relevante do que o conhecimento técnico.

Como investir 100 mil reais?

Leituras recomendadas

vai

01 A maior habilidade do século 21: autoconhecimento

02 Quem são os jovens mais ricos e de destaque no Brasil e no mundo?

03 Copom eleva a Selic para 4,25%. Como ficam os investimentos?

Qualquer dúvida sobre os conteúdos abordados, entre em contato com o nosso editor Thiago Goulart pelo e-mail: tgoulart@valorinvestimentos.com.br

 Um abraço,
Equipe Valor Investimentos

» DISCLAIMER

Acreditamos que difundir a Carta Mensal aos Investidores é contribuir para a realização de uma aprendizagem centrada em metas, almejando sonhos e qualidade de vida. Informamos que o intento desta Carta não é sugerir recomendações de compra ou venda de classe de ativos de qualquer natureza.

Somos um escritório credenciado à XP Investimentos, com atuação especializada em serviços de assessoria em diversos tipos de investimentos, com o objetivo de gerar valor para seus investidores e clientes. Fazemos parte do G20 – grupo de escritórios mais relevantes da XP – desde a sua primeira edição.

Há 17 anos no mercado, atualmente atendemos mais de 30 mil clientes em todo o território nacional e você faz parte dessa história!

Reunimos profissionais especializados no mercado financeiro, com profundo conhecimento dos produtos e serviços oferecidos, atendimento exclusivo, acompanhamento completo e extensa rede de relacionamentos com investidores, clientes e parceiros em todo o Brasil.