Análise e Opinião

Análise e Opinião

Como a queda da taxa Selic pode afetar o seu bolso e os seus investimentos?

Por
Vanessa Corrêa

1691332960155

Estamos iniciando um novo ciclo de queda na taxa Selic. Nesse artigo vamos explicar os impactos dessa nova fase na sua vida financeira e nos seus investimentos.

Entendendo a importância da Selic.

Preços mais altos causam a perda do poder de compra e desvalorização da moeda, para esse fenômeno damos o nome de inflação. No Brasil, tivemos uma das maiores crises econômicas da história na década de 80, onde a inflação corroía orçamentos e crescia em níveis avançados e descontrolados, gerando um grande desequilíbrio econômico.

Em 2021 observamos um aumento relevante nos preços de bens e serviços no Brasil e no mundo. Até mesmo regiões mais desenvolvidas como EUA e Europa, que não estão acostumados com inflação mais alta, foram impactados. O cenário pós pandemia e a guerra na Ucrânia foram alguns dos fatores que contribuíram para essa alta relevante nos preços.

Nesse cenário entra a taxa Selic. Ela é o recurso utilizado pelos bancos centrais para combater esse descontrole nos preços.

O gráfico abaixo mostra seu comportamento ao longo dos últimos 10 anos.

foto 1 artigo 9

Fonte: Banco Central do Brasil

Alta da Taxa Selic – dinheiro vale mais

Ao tomar a decisão de aumentar a taxa Selic, a intenção do banco central é reduzir o volume de dinheiro em circulação para desestimular gastos e assim, controlar a alta de preços. Para o nosso bolso, isso significa que fica mais caro pegar dinheiro emprestado. Para os nossos investimentos, significa estímulo para poupar pois o dinheiro guardado também passa a valer mais.

Queda da Taxa Selic – mais estímulo para consumo

Posteriormente, quando a inflação se torna estável e mais controlada, é possível iniciar o ciclo inverso, de cortes na Selic. Com a Selic caindo, volta a ter mais dinheiro em circulação no país e mais estímulos para empréstimos e, naturalmente, para o consumo. Com a inflação estável e mais dinheiro na economia, o momento fica mais propicio para novos negócios e aquisição de novos bens. Para os investimentos, os ativos de mais risco como ações se tornam mais atrativas com perspectivas de maiores retornos. Em contrapartida, o dinheiro aplicado em investimentos mais conservadores passa a render menos.

Segue abaixo um resumo que ilustra esse comportamento.

foto 2 artigo 9

foto 3 artigo 9 scaled

O movimento da taxa Selic é cíclico e o vivemos constantemente, por isso, é de extrema importância saber em qual momento econômico estamos entrando para nos preparar e adequar nossos planos de investimentos e gastos ao cenário atual. Independente da fase econômica, existem riscos e oportunidades e precisamos ficar atentos a elas.

 

br";
f.style.border="none";
f.style.height="625px";
f.style.width="90%";
f.style.transition="all 0.5s ease";
var d = document.getElementById("zf_div_SebEE-XyqlXQEwxk10LTEjD1csafnajTnfwKTwFGo9Q");
d.appendChild(f);
window.addEventListener('message', function (){
var evntData = event.data;
if( evntData && evntData.constructor == String ){
var zf_ifrm_data = evntData.split("|");
if ( zf_ifrm_data.length == 2 ) {
var zf_perma = zf_ifrm_data[0];
var zf_ifrm_ht_nw = ( parseInt(zf_ifrm_data[1], 10) + 15 ) + "px";
var iframe = document.getElementById("zf_div_SebEE-XyqlXQEwxk10LTEjD1csafnajTnfwKTwFGo9Q").getElementsByTagName("iframe")[0];
if ( (iframe.src).indexOf('formperma') > 0 && (iframe.src).indexOf(zf_perma) > 0 ) {
var prevIframeHeight = iframe.style.height;
if ( prevIframeHeight != zf_ifrm_ht_nw ) {
iframe.style.height = zf_ifrm_ht_nw;
}
}
}
}
}, false);
}catch(e){}
})();

Deixe um comentário