Análise e Opinião

Análise e Opinião

Você sabia que a Renda Fixa pode variar?

Por
Fabrício Lima

WhatsApp Image 2023 09 19 at 11.09.02

Fonte: https://www.tesourodireto.com.br/titulos/historico-de-precos-e-taxas.htm. Histórico de taxas do Tesouro IPCA+ 2035. Acesso em 19/09/2023.

Através da plataforma de sua corretora é possível comprar diversos títulos de Renda Fixa e com eles:

• especular, ganhando dinheiro quando a taxa de juros cai;
• formar uma reserva de emergência, garantindo liquidez para imprevistos;
• se proteger (hedge) comprando por exemplo um título atrelado à inflação;
• formar uma reserva para aposentadoria, escolhendo papéis de longo prazo com pagamentos de juros semestrais.

Um assessor de investimentos experiente e competente deve ser capaz de auxiliar o seu cliente na decisão da escolha do seu título de Renda Fixa. Para isso, duas perguntas precisam ser respondidas:

• a taxa de juros tem mais chance de subir ou cair?
• quanto de risco o meu cliente consegue suportar?

Renda Variável vs Renda Fixa: vale a pena explicar

Na Renda Variável, a renda distribuída é condicionada ao lucro. As empresas distribuem um % do lucro líquido como dividendos. Você se torna sócio de uma empresa de capital aberto quando investe em ações ou cotista quando compra participação no patrimônio de um fundo. O fluxo de recebimento é incerto. O risco é maior. Preço e renda oscilam.

Na Renda Fixa, a renda independe de lucro. O que ocorre é uma relação de empréstimo. Ao comprar um título de Renda Fixa você empresta dinheiro ao governo, bancos ou empresas. O fluxo de recebimento é certo. O risco é menor. A renda é fixa mas o preço oscila.

Portanto, acostume-se: seja Renda Fixa, seja Renda Variável, o preço sempre vai variar. E isso ocorre porque o preço é movido pela expectativa do mercado em relação ao futuro daquele ativo, o que chamamos de marcação a mercado.

A relação entre juros e preço dos títulos (marcação a mercado)

Marcação a mercado significa que entre a data de compra e a de vencimento, o preço do título flutua em função das condições do mercado e das expectativas quanto ao comportamento das taxas de juros.

Vale reforçar que as variações (ganhos ou perdas) causadas pelo mecanismo chamado “marcação a mercado” só são colocadas em prática se o investidor decidir resgatar (vender) o ativo antes do prazo final. Caso contrário, receberá a remuneração que foi acordada no momento da aplicação e, por isso, não importará a oscilação ao longo do período.

Títulos de longo prazo (em que o investidor espera por mais tempo e assume mais risco), que não paga juros semestrais e que a taxa de retorno é baixa, apresentam maior duration, ou seja, são mais sensíveis à variação na taxa de juros.

Mas afinal, o que é Duration e Duration modificada?

Duration é o prazo médio ponderado de recebimento dos fluxos financeiros (juros e principal) de um título de Renda Fixa. Em outras palavras, quantos anos são necessários para receber meu dinheiro de volta.

Durantion modificada é a sensibilidade, em %, do preço do título a uma variação de 1 p.p. na taxa de desconto (juros) de um título de Renda Fixa. Ou seja, é quanto o preço do meu título varia quando a taxa de juros sobe ou cai 1 p.p. Portanto, quanto maior a duration, maior a oscilação do preço do papel.

Os fatores que influenciam a Duration são:
• prazo do investimento;
• risco associado ao emissor do título;
• existência ou não de cupom (pagamento de juros);
• frequência de pagamento do cupom;
• taxa de retorno do título.

Conclusão

Investidores conservadores devem optar por títulos de baixa duration, ao passo que investidores mais agressivos conseguem suportar maiores durations. Mas atenção: a Renda Fixa só varia durante o período de investimento. Se você aguardar até a data de vencimento do título, você receberá exatamente a taxa de retorno contratada.

Solicite uma análise gratuita de sua atual carteira de investimentos. Fale com o especialista.

Este artigo tem como objetivo democratizar o acesso à educação financeira e foi elaborado por Fabrício de Lima, sócio e assessor de investimentos na Valor, especialista em Investimentos e Private Banking (IBMEC) com MBA em Gestão e Engenharia da Qualidade (USP). É engenheiro (UFV) e empresário.

 

Deixe um comentário