Análise e Opinião

Análise e Opinião

Copo meio cheio

Por
Romero Oliveira

De julho a novembro, a bolsa Brasileira fechou no negativo. No mês de novembro, por exemplo, a bolsa fechou com -1,5%, acumulando 19,6% de queda nesses cinco meses. Em dezembro, houve um leve aumento de +2,85%. De qualquer modo, em se tratando do ano de 2021, a bolsa Brasileira está entre as piores do mundo.

Os motivos? Uma tempestade perfeita derivada de inflação elevada, aumento da taxa de juros que impacta diretamente as projeções de crescimento para 2022, revisão do teto de gastos e um cenário eleitoral polarizado e incerto.

Do outro lado, a 3ª temporada de resultados das empresas listadas em bolsa (3º trimestre 2021) mostrou um cenário otimista. Mais da metade das empresas que compõe o índice Ibovespa reportaram lucros operacionais acima do esperado.

Historicamente, quando movimentos de queda abrupto dos preços das ações não necessariamente são causados por piora na lucratividade das empresas, oportunidades podem aparecer!

pl ibovespa
Fonte: XP.

Uma maneira interessante e simples de buscar entender se um ativo está “barato” ou “caro” é analisar a relação Preço\Lucro (P\L).

Atualmente o índice negocia com uma relação P/L de aproximadamente 7,6x, um desconto de quase 30% em relação à sua média histórica de 11,2x. Poucas vezes o índice negociou com desconto tão elevado. Analisando pelo retrovisor, o investidor paciente e que deseja oportunidade pode transformar momentos “caóticos” como esse em ganhos.

Chamo a atenção para ganhos como sinônimo de ganhos de longo prazo. Porém, quando tiramos commodities e energia dessa análise, a relação se encontra bem próxima da média histórica. Portanto, seja seletivo!

Anos eleitorais são historicamente voláteis para bolsa e o cenário macroeconômico continuará sendo desafiador. Por outro lado, no fim do dia o investidor é sócio das empresas que detém ações e, nesse momento, uma parte relevante delas está vivendo um excelente momento com baixo endividamento, caixas robustos e lucros crescentes.

Para o otimista, o copo está meio cheio. Ao pessimista, já está no preço.