Análise & OpiniãoRenda Variável

Copo meio cheio

1 Minutos de leitura
coluna Copo meio cheio

De julho a novembro, a bolsa Brasileira fechou no negativo. No mês de novembro, por exemplo, a bolsa fechou com -1,5%, acumulando 19,6% de queda nesses cinco meses. Em dezembro, houve um leve aumento de +2,85%. De qualquer modo, em se tratando do ano de 2021, a bolsa Brasileira está entre as piores do mundo.

Os motivos? Uma tempestade perfeita derivada de inflação elevada, aumento da taxa de juros que impacta diretamente as projeções de crescimento para 2022, revisão do teto de gastos e um cenário eleitoral polarizado e incerto.

Do outro lado, a 3ª temporada de resultados das empresas listadas em bolsa (3º trimestre 2021) mostrou um cenário otimista. Mais da metade das empresas que compõe o índice Ibovespa reportaram lucros operacionais acima do esperado.

Historicamente, quando movimentos de queda abrupto dos preços das ações não necessariamente são causados por piora na lucratividade das empresas, oportunidades podem aparecer!

pl ibovespa Copo meio cheio

Fonte: XP.

Uma maneira interessante e simples de buscar entender se um ativo está “barato” ou “caro” é analisar a relação Preço\Lucro (P\L).

Atualmente o índice negocia com uma relação P/L de aproximadamente 7,6x, um desconto de quase 30% em relação à sua média histórica de 11,2x. Poucas vezes o índice negociou com desconto tão elevado. Analisando pelo retrovisor, o investidor paciente e que deseja oportunidade pode transformar momentos “caóticos” como esse em ganhos.

Chamo a atenção para ganhos como sinônimo de ganhos de longo prazo. Porém, quando tiramos commodities e energia dessa análise, a relação se encontra bem próxima da média histórica. Portanto, seja seletivo!

Anos eleitorais são historicamente voláteis para bolsa e o cenário macroeconômico continuará sendo desafiador. Por outro lado, no fim do dia o investidor é sócio das empresas que detém ações e, nesse momento, uma parte relevante delas está vivendo um excelente momento com baixo endividamento, caixas robustos e lucros crescentes.

Para o otimista, o copo está meio cheio. Ao pessimista, já está no preço.

 

 

3 posts

Sobre o autor
Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Espírito Santo, integrado com Purdue University Calumet (EUA). Especialista em Análise Financeira pela PUC-RS. Sócio da Valor Investimentos e Head da mesa de renda variável Matriz. CFA®️Program Participant, CFA Institute.
Artigos
Posts relacionados
Análise & OpiniãoRenda Fixa

Renda complementar com aplicações em renda fixa

1 Minutos de leitura
Aprenda a InvestirRenda Variável

Metaverso: o que é e como investir?

4 Minutos de leitura
Análise & OpiniãoAprenda a Investir

Como economizar na compra de materiais escolares

3 Minutos de leitura
×
Aprenda a InvestirCafé com Trade

Faça os melhores investimentos em 2022