Notícias

Notícias

Expert 2021 com ministro Barroso, Pep Guardiola, Marta Silva e Ben Bernanke

Por

A 11ª edição da Expert XP 2021 trouxe no dia 25 de agosto, palestras com os maiores especialistas, empresários e influenciadores no maior evento sobre investimentos do mundo. As palestras foram transmitidas online e totalmente gratuitas.

Entre os destaques estiveram:

. Luís Roberto Barroso – Ministro do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral;

. Pep Guardiola – Manager, Manchester City Football Club;

. Ben S. Bernanke – Ex-presidente do Federal Reserve americano;

. Marta Silva – a maior jogadora de futebol do mundo.

Além disso, o evento ainda contará com a participação de atletas olímpicos para falar sobre inspiração, carreira e conquistas nas Olimpíadas.

Depois de uma abertura marcada por conteúdos de qualidade, neste segundo dia preparamos os principais pontos abordados pelos palestrantes de destaque acima, por meio de conteúdos resumidos sobre o que aconteceu na Expert 2021.

Se você não conseguiu assistir alguma das palestras, não se preocupe. Abaixo, fizemos uma lista dos principais tópicos abordados pelos palestrantes na Expert.

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, afirmou que apesar do momento peculiar que o Brasil vive com alguns ataques à democracia e tensões entre os poderes, as instituições “estão funcionando adequadamente”, afirmou durante a Expert XP 2021.

Em conversa com os analistas políticos da XP, Débora Santos e Paulo Gama, o ministro destacou que algumas decisões do STF como:  (i) a decisão que culminou na instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado Federal; (ii) o reconhecimento da competência de Estados e municípios sobre a gestão da saúde pública e a proteção da democracia perante ataques antidemocráticos resultaram em estresse político, mas que não devem resultar em risco para as instituições. “Não vejo condições para um golpe no Brasil porque não há causa para um golpe”, disse.

Barroso ainda reafirmou sua decisão de ser favorável à autonomia do Banco Central e disse que o pagamento da dívida dos precatórios é um problema a ser enfrentado pelo governo. “A conta chegou”, disse.

Pep Guardiola na Expert

Com 31 títulos em 13 anos de carreira, Pep Guardiola é um dos maiores treinadores da história do futebol. Mas além da tática, estratégia e técnica, é preciso de liderança e gestão para criar um time vencedor. Atualmente treinando o Manchester City, da Inglaterra, com equipe avaliada em mais de 1 bilhão de euros, o espanhol lidera um dos maiores projetos esportivos dos últimos anos.

Capturar 1
Pep Guardiola.

Por isso, Pep esteve presente na Expert XP para falar sobre esses ensinamentos que fizeram dele o líder de times vencedores nas principais ligas do mundo. Ele falou sobre sua experiência como jogador e como técnico, e como essas lições podem ser utilizadas tanto por ele dentro do campo, quanto para empreendedores e empresários no cotidiano.

Pep Guardiola começou falando sobre como seus conceitos são aplicados na sua equipe. Apesar de ser considerado um treinador que revolucionou o futebol, ele rechaça esse adjetivo, dizendo que apenas tenta fazer suas equipes jogarem de uma forma que ele gosta de ver. Para isso, vê como fundamental conseguir transmitir suas ideias para sua comissão e jogadores.

“Seja no futebol, na empresa, o ego é importante. Todos tem que fazer o seu melhor trabalho, por si mesmos, por suas famílias e para que tenham reconhecimento”, disse o treinador, destacando a importância do comprometimento com o objetivo dentro de um conjunto. Para conquistar esse nível de determinação e objetivo, Pep enfatizou que o grupo deve acolher essa meta.

Ben S. Bernanke na Expert

Um dos temas que mais tem agitado o mercado financeiro é o temor sobre a alta da inflação nos Estados Unidos. Enquanto as bolsas já tiveram dias de pânico com os dados recentes, o Federal Reserve (banco central dos EUA) segue com um discurso de que a inflação alta é um fenômeno passageiro.

E dois dos nomes mais importantes do mercado nos últimos anos têm visões muito distintas sobre esse cenário. De um lado, Ben Bernanke, ex-chairman do Fed entre 2006 e 2014, concorda com o BC americano de que a inflação não deve permanecer alta por muito tempo, enquanto do outro, Mohamed El-Erian, economista e consultor-chefe do grupo Allianz, está bastante preocupado com o risco inflacionário.

Capturar 4
Ben Bernanke.

Durante painel na Expert XP, os dois discutiram suas visões, com Bernanke reforçando que vê a inflação alta como algo passageiro, principalmente em um cenário em que ela ficou bem abaixo da meta de 2% do Fed por bastante tempo, sendo “normal” que agora ela possa ficar um período acima desse patamar.

Mesmo assim, ele concorda que a inflação está mais alta que o previsto, citando uma série de fatores para isso acontecer, dentre eles a reabertura econômica, destacando, por exemplo, algumas categorias específicas como o caso do preço de carros usados, que podem explicar a visão de que o cenário deve se reverter ao longo do tempo.

O economista ainda lembrou do debate sobre a pressão inflacionária do pacote trilionário aprovado recentemente no Congresso americano, mas que, segundo ele, “são voltados a projetos de infraestrutura e falamos de coisas para os próximos 10 anos”. Além disso, ele falou que, os preços das commodities caíram e ficaram mais estáveis neste meio de ano, indicando uma inflação mais moderada para os próximos meses.

Segundo Bernanke, é fato que uma inflação mais alta tem riscos, como impactos nos preços de alugueis, que acompanham a alta do preço das moradias. Há também um ambiente de impacto na cadeia de suprimentos, com portos fechados, por exemplo, o que pode trazer ainda mais problemas de inflação.

O ex-chair do Fed diz que alguns setores estão projetando uma inflação mais alta, mas quando o cenário é visto de uma ótica mais ampla, as projeções de inflação permanecem em níveis próximos aos que o Fed está confortável.

Marta Silva na Expert

Capturar 2 1
Marta Silva.

Marta Silva, maior jogadora de futebol do mundo, afirmou em painel da Expert XP 2021 nesta quarta-feira (25) que vai trabalhar para continuar a “servir à seleção”. Marta lamentou o resultado da partida contra o Canadá nas Olimpíadas de Tóquio, que eliminou o Brasil dos Jogos, mas se mostrou disposta a seguir em frente.

“A minha meta é me manter aí por bastante tempo praticando o esporte. Não posso garantir que vou estar na seleção ou não porque eu não me convoco, mas eu vou estar trabalhando constantemente para, se de repente a oportunidade aparecer, eu estar pronta para servir à seleção e com muito amor.”

Ao lado de Rachel Maia, CEO na RM Consulting Consumer Goods, e de Maya Gabeira, recordista mundial de ondas grandes, Marta falou sobre equidade salarial, desafios profissionais enfrentados pelas mulheres e também sobre o investimento no futebol feminino.

“Existe uma palavra que a gente precisa praticar constantemente. É a resiliência”, afirmou Marta, no painel “Mulheres que conquistaram o mundo”, que contou com a mediação de Marta Pinheiro, sócia e diretora ESG na XP, Thienne Czizeweski, product manager da XP Inc. e da jornalista e empresária Glenda Kozlowski.

As três reforçaram que a luta pela equidade salarial é constante, e não só no esporte. “É uma questão cultural, esse ponto do machismo aqui na América Latina muito forte”, afirmou Rachel.

Maya lembrou que, há alguns anos, houve a decisão da liga mundial de surfe de igualar a premiação masculina da feminina, mas que isso não veio facilmente. “É uma luta dura. As mudanças elas não vêm de graça, elas não vêm pacíficas. São todas através de bastante luta. Sempre algum grupo, uma atleta ou algumas atletas se juntam e realmente pressionam a entidade para criar essas mudanças”, afirmou.

Importância da assessoria de investimentos

Está cada vez mais visível o protagonismo da assessoria de investimentos como o principal vetor de desenvolvimento do mercado de capitais no Brasil. O modelo de negócios – partnership, por exemplo – é destaque na virada de chave para a tomada de consciência dos investidores, via produtos financeiros com melhores rentabilidades apresentados pelos assessores de investimentos.

A figura do assessor, aliás, tem sido reconhecida como profissional cada vez mais qualificado para atender de forma mais eficiente os diversos perfis de clientes(conservador, moderado ou arrojado). Consequência disso, é o fato dos investidores estarem mais satisfeitos. Outra referência são os reiterados prêmios em renda variável, renda fixa e êxitos no segmento financeiro no conceito Net Promoter Score (NPS).

É neste caminho que a Valor Investimentos tem trilhado seu percurso, acreditando que o B2B seja um dos canais mais importantes para seu plano de crescimento. Ultrapassar a marca dos R$ 6 bilhões sob custódia, além de estreitar o relacionamento com os clientes, gestores e empreendedores tem sido estratégico para a Valor.