Investimentos

Investimentos

5 Investimentos com liquidez diária que vale a pena conhecer

Por

Todo investidor precisa conhecer os principais investimentos com liquidez diária presentes no mercado. Afinal, embora alternativas com essa característica sejam mais direcionadas a conservadores, elas também são de grande valia para quem segue estratégias de maior risco.

Isso ocorre porque a alta liquidez garante que você consiga converter seu investimento em dinheiro facilmente — característica essencial em determinados objetivos, como a reserva de emergência. Logo, ela pode ser uma necessidade de todos, principalmente em momentos de imprevistos.

Ficou interessado nessas alternativas? Então continue a leitura e descubra os 5 investimentos com liquidez diária que vale a pena conhecer!

O que é um investimento com liquidez diária?

Ao aportar seu capital, existem situações que podem exigir que você transforme o investimento em dinheiro novamente — inclusive antes do prazo estipulado para o resgate. A capacidade de fazer isso com facilidade e velocidade é chamada de liquidez.

Por isso, essa é uma das principais características que precisam ser consideradas na hora de investir. Afinal, dependendo do objetivo que você busca, pode ser necessário resgatar o valor aportado com facilidade, sem esperar demais.

Nesse sentido, a liquidez diária significa que é possível transformar o recurso investido em dinheiro no mesmo dia útil em que foi feita a solicitação ou no dia útil seguinte, caso o resgate seja solicitado após o horário limite estabelecido.

Portanto, alternativas desse tipo não envolvem risco de não conseguir ter acesso ao dinheiro caso você precise dele.

Quando optar por investimentos de liquidez diária?

Agora que você compreende o que é liquidez diária, é válido analisar em quais casos pode ser interessante optar por alternativas com essa característica. Em primeiro lugar, a alta liquidez traz mais segurança para investidores conservadores.

Afinal, eles podem não se sentir confortáveis com o dinheiro preso em um investimento. Além disso, alocar parte dos investimentos com alta liquidez pode ser adequado para qualquer investidor. Isso ocorre principalmente para a formação de uma reserva de emergência.

Essa é a quantia que você mantém para suprir suas necessidades caso ocorra um imprevisto financeiro. Assim, é importante contar com um valor que possa ser convertido em dinheiro facilmente, sem ter que comprometer outros investimentos.

Por fim, a liquidez diária pode ser útil para quem deseja montar uma reserva de oportunidade. É o caso de investidores arrojados que guardam um montante para aproveitar momentos de baixa da bolsa de valores em busca de ações descontadas, por exemplo.

5 Investimentos com liquidez diária que vale a pena conhecer

Depois de entender o que é a liquidez diária e qual a importância de alocar parte de seu capital em opções com essa vantagem, vale a pena conhecer as principais alternativas disponíveis no mercado.

Para isso, confira as informações a seguir!

1. Títulos públicos

Os títulos públicos federais são alternativas negociadas pela plataforma do Tesouro Direto. Eles são investimentos seguros, pois estão expostos ao risco de calote do Governo Federal — que é o menor do mercado.

Existem três tipos de títulos públicos:

  • pós-fixados, com remuneração atrelada à taxa Selic;
  • prefixados, que pagam uma taxa acordada no momento do investimento;
  • híbridos, ligados à inflação e que pagam uma taxa prefixada mais a variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Vale notar que em todos esses casos existe a liquidez diária, uma vez que o Governo garante a recompra. Contudo, é importante considerar que a rentabilidade obtida quando você vende o título não será, necessariamente, a mesma contratada quando o investimento é realizado.

Isso ocorre porque os títulos públicos prefixados e híbridos estão sujeitos à marcação a mercado. Ela atualiza o preço das aplicações diariamente, considerando as condições do mercado. Portanto, os preços flutuam todos os dias de acordo com as perspectivas do mercado — exceto o Tesouro Selic.

2. Fundos DI

Os fundos de investimento possuem diferentes regras com relação à liquidez, variando de acordo com o tipo de estratégia adotada pelo veículo. No entanto, existem alternativas de fundos de renda fixa conservadora, como os fundos DI, que apresentam liquidez diária.

Os fundos DI fazem aplicações em títulos de renda fixa de baixo risco, com rentabilidade atrelada à Selic ou CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Nesses casos, é possível que o cotista receba o dinheiro no mesmo dia do pedido de resgate.

Portanto, os fundos DI podem ser alternativas para quem busca um investimento de menor risco e com alta liquidez. Porém, tenha em mente que outros fundos podem apresentar estratégias mais arrojadas, potencializando a rentabilidade, mas reduzindo a liquidez e aumentando o risco.

3. CDB

Os certificados de depósito bancário (CDB) são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras privadas. Essas alternativas também são consideradas conservadoras e contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Esse fundo garante a cobertura de até R$ 250 mil por CPF em títulos emitidos por uma mesma instituição. Além disso, existe um limite global de R$ 1 milhão por investidor, renovável a cada 4 anos.

Com relação ao retorno, os certificados podem ser prefixados, pós-fixados ou híbridos. Entretanto, a liquidez diária costuma ficar disponível apenas em alguns investimentos pós-fixados. Neles, a rentabilidade é normalmente atrelada a um percentual do CDI.

4. Ações

As ações são parcelas do capital social de empresas, negociadas na bolsa de valores. Essa é uma opção de renda variável que pode apresentar um bom potencial de rentabilidade. Contudo, ela também traz mais riscos ao investidor.

Com relação à liquidez, é essencial entender que as ações apresentam alta liquidez, mas não necessariamente uma liquidez diária. Isso ocorre porque, quando você vende um ativo, existe o período de liquidação até que o valor seja disponibilizado — e o processo exige mais de um dia para ser concluído.

5. Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários também podem ter alta liquidez, pois são negociados na bolsa de valores. Entretanto, como eles fazem parte da renda variável, apresentam maiores riscos de perdas e podem não se adequar a determinados objetivos — como a reserva de emergência.

Como você percebeu, conhecer investimentos de liquidez diária é importante para todos os investidores, sejam eles conservadores, moderados ou arrojados. Com essas informações, você pode avaliar as alternativas que combinam com suas necessidades!

Gostou deste conteúdo? Para saber mais sobre finanças e como lidar com seus investimentos, acompanhe nossos conteúdos no Facebook, Instagram, Telegram e YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.