AçõesColuna

Warren Buffett: quem é e quais suas estratégias de investimento?

4 Minutos de leitura

Inspirar-se em investidores de sucesso pode ser um caminho para atuar no mercado financeiro. Afinal, essa é uma forma de aproveitar as estratégias de investimento de quem já alcançou bons resultados na alocação de recursos. Entre os destaques, está Warren Buffett.

Ele se tornou um dos maiores nomes entre investidores da história graças ao uso de estratégias que o caracterizam. Ao conhecer a atuação dele, você terá a chance de aplicar parte dessa maneira de investir em sua própria realidade.

Para tanto, veja quem é Warren Buffett e descubra como ele realiza seus investimentos!

Quem é Warren Buffett?

Nascido em 1930, nos Estados Unidos, Warren Buffett cresceu em uma família que tinha intimidade com o mercado financeiro. Seu pai, Howard Buffett, atuava como corretor da bolsa de valores, além de ser congressista do país.

Isso o ajudou a desenvolver um interesse, desde cedo, pelas finanças e pelos investimentos. A primeira compra de ações de Warren Buffett, por exemplo, aconteceu quando ele tinha apenas 10 anos.

Durante a infância e a adolescência, começou a desenvolver pequenos modelos de negócio. Depois de trabalhar como entregador de jornal, investiu em um empreendimento próprio de aluguel de máquinas de jogos para barbearias.

Pouco tempo após, vendeu a empresa e reinvestiu os recursos. Antes mesmo de entrar na vida adulta, Buffett já tinha um patrimônio de quase 10 mil dólares. Se os números não parecerem tão impressionantes, saiba que o valor corrigido ultrapassa os 100 mil dólares.

A sucessão de feitos de Buffett continuou no começo da vida adulta. Com apenas 19 anos, formou-se em Administração de Negócios. Um ano depois, concluiu o mestrado na área de Economia. Foi durante o mestrado que ele conheceu o professor Benjamin Graham.

Graham é um nome de peso no mercado de investimentos e ficou famoso por ter desenvolvido a estratégia conhecida como value investing. Essa é uma das mais usadas por Warren Buffett para compor o portfólio — e grande responsável por seu sucesso.

Como ele se tornou um dos grandes investidores da história?

A trajetória de sucesso de Warren Buffett no mercado financeiro teve início, oficialmente, por volta da década de 1950. Foi nesse momento em que ele começou a trabalhar com investimentos na Buffett-Falk & Co.

Em 1954, passou a atuar na Graham-Newman Corp, tendo como chefe o próprio Benjamin Graham, que se aposentou pouco depois. Buffett, então, iniciou as próprias parcerias, buscando oportunidades na bolsa de valores.

Em 1956, adquiriu uma companhia do setor têxtil, chamada Berkshire Hathaway Inc. O investimento, porém, não ofereceu o retorno esperado e a empresa passou a atuar na área de seguros e, mais tarde, no mercado financeiro.

Como você verá em seguida, o negócio se tornou um dos maiores sucessos do mundo dos investimentos. Assim, consagrou Buffett como um dos principais investidores da história.

Em 2008, ele foi considerado o homem mais rico do mundo pela revista Forbes. Em 2021, o patrimônio de Warren Buffett estava avaliado em 96 bilhões de dólares, colocando-o na 6ª posição entre os maiores bilionários do mundo.

Qual a história da empresa de Warren Buffett?

Como você viu, a Berkshire Hathaway Inc. era uma fábrica têxtil que, inicialmente, foi avaliada como sendo uma boa oportunidade por Buffett. Com uma mudança de rota, a empresa se tornou uma das maiores do mercado financeiro.

Isso foi possível porque, a partir da década de 1970, ela se transformou em uma gestora de investimentos. Atualmente, foca em adquirir ações de empresas que demonstrem ser oportunidades atraentes.

É fundamental entender que o sucesso da gestora de Warren Buffett está atrelado à metodologia de investimento adotada. A ideia é sempre investir em boas empresas, diante de uma busca por oportunidades na bolsa.

Quais são as estratégias de investimento de Warren Buffett?

A trajetória de sucesso de Warren Buffett não está atrelada apenas à compra de ações. As estratégias de investimento adotadas são uma parte crucial para a conquista de resultados.

Confira!

Foco no longo prazo

É impossível não citar o seu foco no investimento de longo prazo. Desde o começo, Buffett foca na continuidade do investimento e no alcance de performance ao longo do tempo. É por isso que ele adota, por exemplo, a proposta de buy and hold de ações.

A ideia é, por meio de uma análise fundamentalista, encontrar boas oportunidades de investimentos. Após adquirir os papéis, eles são mantidos na carteira por tempo indeterminado, até que os lucros desejados se consolidem ou ocorra uma perda de fundamentos.

Value investing

A influência de Graham também incluiu o value investing entre as estratégias de investimento em ações de Buffett. Nesse caso, o objetivo é encontrar ações que estejam sendo negociadas de forma descontada, ou seja, com preço abaixo do que realmente valem.

A diferença entre valor intrínseco e preço de negociação favorece a obtenção de lucros. Porém, é preciso que haja a perspectiva de valorização das ações, considerando que a tendência é que ela atinja o preço justo.

Conhecimento de mercado

Além disso, Warren Buffett questiona a necessidade de diversificar o portfólio em relação aos tipos de investimentos. Para ele, o mais importante é fazer escolhas informadas e baseadas em uma estratégia que possa ser bem-sucedida.

Assim, em vez de distribuir seus recursos em dezenas de ativos, o megainvestidor foca no mercado de ações e no investimento em empresas de modo específico. Porém, note que há diversificação na escolha das companhias e mesmo na exposição a mercados externos, além dos Estados Unidos.

Como se inspirar no jeito Warren Buffett de investir?

As estratégias de investimento em ações e empresas são o segredo do sucesso de Warren Buffett. Assim, pode inspirar você na hora de investir. Antes de dar os primeiros passos, é preciso definir uma estratégia para direcionar suas decisões no mercado.

Além disso, a escolha de ações com base na análise fundamentalista deve considerar a diferença de preço justo e de negociação e seus impactos no longo prazo. Portanto, além de encontrar boas empresas, a ideia é buscá-la em momentos vantajosos para a aquisição.

Com essa atuação estruturada, você tem mais chances de aproveitar resultados positivos, como o grande investidor tem conseguido nas últimas décadas. E lembre-se: busque conhecer o mercado no qual investe.

Como foi possível notar, as estratégias de investimento são os grandes motivos para Warren Buffett alcançar o patamar onde está hoje. Na prática, isso mostra que ter bons planos antes de investir poderá ajudar você a atingir os objetivos financeiros.

Na hora de compor seu portfólio, é importante saber como torná-lo mais protegido. Por isso, veja 7 estratégias para reduzir os riscos da carteira de investimentos!

Posts relacionados
Ações

Conheça o mapa dos IPOs 2021

8 Minutos de leitura
Quem deseja acompanhar a bolsa de valores e aproveitar eventuais oportunidades ao longo do ano precisa conhecer o mapa dos IPOs (Ofertas…
AçõesInternacional

Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq

7 Minutos de leitura
Muitos investidores buscam internacionalizar a sua carteira de investimentos. Essa atitude expõe o capital a outros mercados e diversifica o portfólio. A…
AçõesEducação Financeira

O que é home broker e como funciona essa ferramenta?

4 Minutos de leitura
Quando se fala em investir na bolsa de valores, uma das primeiras informações que se deve saber é o que é um…

Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email: