Análise e Opinião

Análise e Opinião

Long&Short: Conheça a estratégia que possibilita ganho na alta e na baixa da Bolsa de Valores

Por
Jhady Vasconcelos

Você já ouviu falar em Long&Short? Essa estratégia é muito utilizada por investidores e seu objetivo é possibilitar ganhos com a valorização ou desvalorização da bolsa.

Isso quer dizer que o direcional da bolsa não importa nessa operação?
Exatamente! É vantagem utilizar essa estratégia bidirecional, onde a tendência momentânea não vai influenciar. O estudo utilizado leva em consideração somente os ativos da estrutura. Então, é uma ótima forma de reduzir o viés direcional da carteira e aproveitar diversos cenários do mercado.

Vamos entender melhor como funciona?
Long&Short é um tipo de operação estruturada que o investidor opera vendido em uma ação e comprado em outra. Ou seja, nesse par de ativos, analisamos que a performance seja melhor para o ativo comprado, seja se valorizando mais ou se desvalorizando menos que o ativo vendido.

Antes de entrar afundo na operação, precisamos relembrar o conceito de operar vendido. Esse método consiste em vender uma ação sem a possuir de fato. Esse tipo de operação é comum quando o papel está em tendência de queda. Assim, o investidor pode alugar a ação de outro investidor e vendê-la no mercado, para depois recomprá-la. Aluguel? Como assim? Isso, quando vendemos uma ação sem de fato a termos no nosso portfólio, podemos alugar de outro investidor para abrir uma operação vendida, ou seja, ganhando com a desvalorização dessa ação.

A montagem da operação Long&Short consiste primeiro na venda do ativo avaliado com tendência de queda e, após isso, deve ocorrer o aluguel da ação que foi vendida. Com o crédito dessa venda, nós compramos a ação da ponta comprada e esperamos que ela se valorize. Quando a ação vendida cai, nós a recompramos e a devolvemos para o locador. Assim, ganhamos na diferença de valor entre a venda e a compra do ativo. Voltando à outra ponta, quando a ação chega no valor estimado, nós a vendemos e ficamos com o ganho da diferença do valor entre o preço de compra e venda.

São feitas várias análises para descobrir esses pares de ações que podem ter esse comportamento, e existem algumas opções de montagem. São elas: pares de ações do mesmo setor, que é a intrasetorial; pares de ações ordinárias e preferenciais da mesma empresa; pares de ações da controlada com sua controladora; a intersetorial, que pode utilizar pares de ações de setores diferentes e, por último, podemos também utilizar índices ou ETFs.

Dentro dessa operação a gente possui três cenários de ganho.

1.A ação comprada pode subir e a ação vendida cair, gerando assim lucro nas duas pontas.
1caso e1673301266300

2.As duas ações podem cair, gerando lucro somente em uma das pontas.
caso2

3.As duas ações podem subir e geraria lucro somente em uma das pontas também.
WhatsApp Image 2023 01 09 at 19.08.38

E ainda tem mais um ponto interessante: O investidor não precisa desembolsar capital para entrar na operação. Chamamos esse tipo de estratégia de Cash Neutral. Nessa modalidade os valores da operação de venda são os mesmos utilizados na operação de compra.

Em relação aos riscos dessa operação, devemos lembrar que estamos lidando com renda variável e os papéis podem não seguir as direções esperadas do estudo, levando assim, a cenários de perda.

Além disso, como é uma operação em que o investidor utiliza seus investimentos como garantia, a operação é alavancada. Então, sempre consulte a sua assessora de investimentos para te auxiliar nesse tipo de operação.

Quer saber se essa operação é indicada para o seu perfil e objetivos?

Contate a sua assessora de investimentos!

Deixe um comentário