Investimentos

Investimentos

O que é agronegócio e como investir?

Por

O Brasil tem um mercado amplo e bastante presente no dia a dia das pessoas, que é o agronegócio. O impacto atinge diversos segmentos de mercado, já que é praticamente a base de nossa economia. Conheça mais sobre o que é o agronegócio e tudo que ele representa.

O agronegócio é toda atividade econômica relacionada ao comercio de produtos agrícolas. Os produtos que englobam esse mercado são: adubos e fertilizantes, desenvolvimento de maquinário, frigoríficos, empresas de laticínios, industrialização de produtos do campo e o desenvolvimento de tecnologias para dinamizar todas essas atividades.

No entanto, tudo que foi descrito acima vai muito além do campo, existe o investimento de bancos, pesquisa em clima, investimento de atividade cientifica como a Embrapa que realiza pesquisas, que viabiliza a sustentabilidade de diversas plantações pelo Brasil.

Como viu nos parágrafos acima, percebeu que praticamente tudo que você consome passou pela cadeia do agronegócio. Leia mais sobre o que é o agronegócio e conheça mais desse mercado e saiba como investir.

Quais setores estão ligados com o agronegócio?

O agronegócio é responsável pela integração de diversos setores da economia brasileira que estão diretamente ligados aos produtos e subprodutos da atividade agrícola e pecuária que possibilita a confecção de roupas, elaboração de produtos de higiene pessoal, biotecnologia e claro os produtos que são servidos na mesa de todos os brasileiros diariamente.

Pode ser que o agronegócio seja uma realidade distante para você, mas como pode perceber até esse momento, o agro impacta diretamente tudo que nos rodeia, mesmo assim, muitas vezes não é percebido. Por esse fato que nos próximos paragráfos, vamos te informar qual o impacto desse segmento em sua vida e a lista de empresas do agronegócio que você pode investir hoje mesmo na bolsa de valores. Acompanhe

Qual o impacto do agronegócio brasileiro no mundo?

A agricultura brasileira é um dos setores mais vibrantes da economia e motor de desenvolvimento de várias regiões do País. Além de produzir alimentos para consumo interno, o Brasil guarda grande responsabilidade junto ao mundo: é a região com condições para produzir comida para uma população crescente, que chegará a 9 bilhões de habitantes.

Então, para alimentar o mundo, a produção agrícola precisará crescer 70%, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para agricultura e alimentos. A agricultura precisará ser cada vez mais produtiva, eficiente, sustentável e resiliente.

Assim sendo, o Brasil é considerado o celeiro de alimentos do mundo, um dos líderes de produção e exportação, tanto de cultivos sazonais, como soja, milho e cana-de-açúcar, quanto de cultivos perenes, como laranja e café.

Quais as empresas do agronegócio no Brasil?

As empresas do agronegócio brasileiro oferecem um ecossistema integrado que vão desde varejo de insumos agrícolas (sementes, fertilizantes e defensivos), originação e trading de grãos e industrialização (farelo, óleo e biodiesel de soja), até negócios dedicados à logística integrada e a diversificação da matriz energética e setor de alimentos e bebidas

Portanto, temos 30 empresas sólidas de mercado e que oferecem ótimas opções de investimento, vamos listar abaixo quais são essas:

Empresas agrícolas

Razão Social Nome de Pregão Código
RAIZEN S.A. RAIZEN RAIZ
SIDERURGICA J. L. ALIPERTI S.A. ALIPERTI APTI
SLC AGRICOLA S.A. SLC AGRICOLA SLCE
Terra Santa Propriedades Agricolas S.A. TERRASANTAPA LAND
TRÊS TENTOS AGROINDUSTRIAL S/A 3TENTOS TTEN

 

Açúcar e Álcool

 

Razão Social Nome de Pregão Código
JALLES MACHADO S.A. JALLESMACHAD JALL
RAIZEN ENERGIA S.A. RAIZEN ENERG RESA
SAO MARTINHO S.A. SAO MARTINHO SMTO
TEREOS ACUCAR E ENERGIA BRASIL S.A. TEREOS ACUCA ACGU

 

Alimentos diversos

 

Razão Social Nome de Pregão Código
CAMIL ALIMENTOS S.A. CAMIL CAML
CONSERVAS ODERICH S.A. ODERICH ODER
FORNO DE MINAS ALIMENTOS S.A. FORNODEMINAS FOMS
J. MACEDO S.A. J.MACEDO JMCD
JOSAPAR-JOAQUIM OLIVEIRA S.A. – PARTICIP JOSAPAR JOPA
M.DIAS BRANCO S.A. IND COM DE ALIMENTOS M.DIASBRANCO MDIA

 

Carnes e processados

 

Razão Social Nome de Pregão Código
CAMIL ALIMENTOS S.A. CAMIL CAML
CONSERVAS ODERICH S.A. ODERICH ODER
FORNO DE MINAS ALIMENTOS S.A. FORNODEMINAS FOMS
J. MACEDO S.A. J.MACEDO JMCD
JOSAPAR-JOAQUIM OLIVEIRA S.A. – PARTICIP JOSAPAR JOPA
M.DIAS BRANCO S.A. IND COM DE ALIMENTOS M.DIASBRANCO MDIA

Laticínios

 

Razão Social Nome de Pregão Segmento Código
VIGOR ALIMENTOS S.A. VIGOR FOOD VIGR

 

Cervejas e refrigerantes

 

Razão Social Nome de Pregão Código
AMBEV S.A. AMBEV S/A ABEV

 

Comércio e distribuição

 

Razão Social Nome de Pregão Código
ATACADÃO S.A. CARREFOUR BR CRFB
CIA BRASILEIRA DE DISTRIBUICAO P.ACUCAR-CBD PCAR
GRUPO MATEUS S.A. GRUPO MATEUS GMAT
SENDAS DISTRIBUIDORA S.A. ASSAI ASAI

 

Setor de limpeza

 

Razão Social Nome de Pregão Código
BOMBRIL S.A. BOMBRIL BOBR

Produtos de Higiene pessoal

 

Razão Social Nome de Pregão Código
NATURA &CO HOLDING S.A. GRUPO NATURA NTCO
NATURA COSMETICOS S.A. NATURA NATU

Quer conhecer todos os setores listados na bolsa de valores do Brasil? Então leia agora nosso artigo completo sobre o assunto.

O que analisar para escolher uma empresa para investir?

Se você quer investir em uma dessas empresas, é necessário saber como escolher a correta. Mesmo que o setor do agro seja estável é importante observar alguns pontos.

O que devo observar antes de investir?

Conhecimento do setor

Se você não tem familiaridade com as empresas e o setor agro, provavelmente terá dificuldades para acompanhar o comportamento do mercado, por exemplo. Pesquisar organizações e ler os resultados que é entregue a cada semestre pode ser algo distante para quem não entende.

Por isso, é importante conhecer as atividades, serviços ou produtos oferecidos pela empresa. Muitos investidores optam, então, por comprar ações de empresas quando possuem mais conhecimento ou facilidade de entender o segmento.

Resiliência

Desvalorizações e perdas podem acontecer. Contudo, é importante que o negócio tenha capacidade de superar esses cenários. Setores resilientes e produtivos como o agro tendem a se recuperar com maior rapidez de uma situação negativa.

Histórico

Muitos setores da bolsa de valores têm histórico de maiores perdas, volatilidade e desvalorização. É normal que alguns sofram mais com as crises econômicas. Por esse motivo, é importante analisar esse ponto antes de investir.

Cabe ressaltar que empresas do agronegócio com bom histórico ou perspectivas positivas não estão blindadas aos riscos, às crises e à volatilidade. Porém, analisar os resultados passados é importante para entender como elas tendem a reagir diante de situações adversas.

Margens

Além do histórico, analise as margens do setor. As principais são as margens de lucros e as operacionais. O primeiro caso relaciona as receitas da empresa com o remanescente após excluir os custos e as despesas com suas atividades.

Já a margem operacional é usada para mensurar as receitas oriundas da atividade principal de um negócio. Aqui, é importante que os indicadores não sejam analisados de forma isolada, mas sim em conjunto para trazer uma visão mais ampla.

Conclusão

O setor do agronegócio no Brasil é resiliente e um dos maiores protagonistas do nosso PIB, por isso investir de forma inteligente e com um acompanhamento profissional da análise certa e correto direcionamento dos recursos financeiros é a melhor a forma para você se beneficiar não só como consumidor de todos os produtos agro, mas também, como investidor.

ABRA SUA CONTA NA VALOR INVESTIMENTOS COM A XP

Deixe um comentário