Investimentos

Investimentos

O que é e como funciona um fundo Private Equity?

Por

A maneira mais conhecida de investir em empresas é investir em ações na bolsa de valores — além de, claro, empreender diretamente no seu próprio negócio. O que muitos investidores não sabem é que é possível investir em empresa por meio do fundo Private Equity.

Este fundo visa investir em companhias que não têm seu capital aberto. Ou seja, que não disponibilizam ações no mercado. Isso é possível porque o Private Equity é um tipo de investimento privado que funciona de uma maneira bastante particular.

Quer saber como se dá este funcionamento e descobrir formas de investir por meio de um fundo desse tipo? Confira as informações deste post!

O que é o fundo Private Equity?

Primeiro vamos falar do Private Equity de maneira geral. Ele é uma forma de investimento privado, que acontece diretamente em empresas cujo capital social não é aberto para negociações na bolsa de valores.

Com isso, estas companhias podem aceitar investimentos diretos de outras empresas ou de investidores qualificados. Eles não só injetam dinheiro na companhia, mas normalmente passam a participar do capital social. Ou seja, tornam-se sócios do negócio e participam ativamente da gestão.

Essa é, inclusive, uma característica fundamental para que o Private Equity ofereça retornos interessantes. Como o investidor participa da gestão, ele é um dos maiores responsáveis pelo crescimento e valorização do negócio.

Desse modo, ele trabalha para que o retorno do investimento seja positivo. Depois disso, pode se desfazer da posição e vender sua participação na empresa, obtendo lucro com essa negociação. Esse é um resumo do que acontece no Private Equity.

O que seria então um fundo Private Equity? Trata-se de um investimento que permite que mais investidores tenham acesso a essa alternativa ao comprar cotas de um fundo, juntamente com outras pessoas físicas ou jurídicas.

Como ele funciona?

O fundo Private Equity funciona como um fundo de investimentos no qual os investidores se tornam cotistas e participam das vantagens dessa aplicação. Em geral, os fundos Private Equity são voltados para investidores profissionais ou empresas.

O investimento em Private Equity pode acontecer por meio de fundos de investimento em participações (FIP), uma modalidade regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Brasil. Os cotistas adquirem cotas neste fundo e os gestores concretizam a participação societária nas empresas escolhidas.

Como dissemos, o foco não é apenas ter sociedade no negócio, mas participar de maneira ativa da sua administração. Dessa forma, os gestores de fundos Private Equity têm papel importante nas decisões empresariais estratégicas.

Assim, eles atuam nas escolhas fundamentais para o negócio. Por exemplo, operações internas, planos de crescimento, decisões financeiras, caminhos tomados pela administração, estratégias comerciais, etc.

Diversas empresas se disponibilizam aos investidores interessados em Private Equity pela oportunidade de contar com esse suporte administrativo. Por isso, a maioria das companhias que aceita investimentos desse tipo são negócios de médio porte, focados na busca por crescimento.

Que partes estão envolvidas no Private Equity?

Para entender melhor o funcionamento do Private Equity é importante saber identificar todas as partes envolvidas nesse investimento. Há, claro, as empresas que são o alvo desse capital, conforme já explicamos anteriormente.

Elas aceitam a negociação de investimentos privados e incluem a participação dos gestores dos fundos na sua administração. Em geral, o objetivo por trás disso é conseguir capital e suporte administrativo para ampliar sua posição no mercado.

Além das empresas, outras figuras importantes nessa transação são os gestores dos fundos Private Equity. Eles podem ser pessoas físicas ou jurídicas, desde que estejam habilitados pela CVM para realizar investimentos como profissionais.

Esses gestores têm tanto a responsabilidade de gerenciar o dinheiro dos investidores do fundo quanto a função de participar da administração da empresa. Com isso, é possível perceber que grande parte do sucesso desse investimento tem relação direta com a gestão do fundo, certo?

Logo, quem considera participar de um fundo Private Equity precisa saber avaliar com cuidado a qualidade dos gestores. E, assim, chegamos à última parte envolvida nessa operação: os investidores. Eles também são pessoas físicas ou jurídicas que tenham capacidade financeira comprovada pela CVM para realizar este investimento.

Como você pode perceber, a modalidade de investimento em fundo Private Equity não está disponível a pequenos investidores. Apenas investidores qualificados conseguem ter acesso ao Private Equity e participar dos seus lucros ao se tornarem cotistas.

Para entender o que é um investidor qualificado, basta clicar aqui.

Quais as vantagens desse investimento?

O fundo Private Equity apresenta vantagens tanto para as empresas que recebem esses investimentos quanto para os investidores. No caso das empresas, existe a oportunidade de alavancar o negócio contando com capital e com o know-how dos gestores do fundo.

A ampliação de sua presença no mercado e a valorização da companhia são outros benefícios centrais para as empresas que se abrem ao investimento do tipo Private Equity. Com isso, essa opção tem chamado a atenção dos empreendedores.

Ela também é vantajosa para os investidores. Um dos benefícios é a oportunidade de conseguir bons retornos com a valorização do negócio — principalmente quando há participação direta na gestão. Além disso, o Private Equity é considerado uma boa estratégia de diversificação dos investimentos.

O mais comum é que esse investimento seja uma operação de médio e longo prazo — geralmente, a partir de três anos. Isso significa que os investidores visam a valorização da empresa a partir desse período para que seja possível conseguir bons retornos com ela.

Qual a diferença entre Privade Equity e Venture Capital?

Esses dois são investimentos bastante parecidos. A principal diferença entre Private Equity e Venture Capital é o fato de que o Venture Capital tem um foco evidente em empresas pequenas — especialmente startups. São negócios que estão iniciando, mas apresentam grande potencial de crescimento.

Considerando essa especificidade, o Venture Capital é considerado um investimento de maior risco, se comparado ao Private Equity. Afinal, o primeiro busca investir em companhias que ainda não têm um mercado estável ou processos organizados de operação e logística.

Por sua vez, o Privade Equity procura empreendimentos que já tenham certa estabilidade. Ou seja, trabalhem com um modelo claro de administração e apresentem um histórico de bom faturamento, assim como um mercado estabelecido.

Diversos setores estão no alvo dos fundos de Private Equity, principalmente os que apresentam boas possibilidades para consolidação do negócio. Inclusive, é muito comum que as empresas abram seu capital e façam o IPO (Oferta Pública Inicial) na bolsa de valores depois de passarem por essa operação de investimento externo.

O que você precisa entender antes de investir

Private Equity é uma forma de investimento que está crescendo muito atualmente. Porém, assim como todos os investimentos, existem alguns riscos. Você precisa estar com atenção plena em todas as situações que cercam o investimento.

Isso quer dizer que o ambiente externo e interno das companhias deve ser analisado com constância. Quando você passa a investir em uma outra empresa, também assume os riscos dela. Por isso, políticas de governança, cultura organizacional e oscilações mercadológicas precisam ser observadas.

Baseando-se nessas questões, você deve analisar se vale a pena investir em Private Equity ou não. E se a empresa que vai receber seu voto de confiança tem reais chances de render bons frutos para todos.

Outra questão que deve ser analisada antes de investir é o tempo de retorno do seu investimento. Todo mundo quer ganhar ao investir e o lucro é, sem dúvida, uma possibilidade. Porém, coloque os riscos na balança e pondere bastante. Se você tem espírito aventureiro, gosta de se arriscar e consegue vislumbrar uma margem positiva de retorno do investimento, vá em frente.

Quais as demandas de um profissional que trabalha com Private Equity?

Trabalhar com Private Equity pode ser um desafio, mas para quem já tem experiência ou mesmo interesse pelo mercado financeiro, já pode começar a colher seus frutos. É claro que, nessa modalidade de investimento, outros conhecimentos também são importantes. Entender de gestão empresarial, negócios e marketing pode fazer a diferença.

Se você deseja trazer esse conceito poderoso de investimento para a sua vida profissional, precisa dispor de algumas habilidades. Primeiramente, ter interesse profundo pelo mercado financeiro. Acompanhar os rumos que o mercado e economia tomam de maneira geral é essencial. Compreender sobre empreendedorismo e ter senso analítico em relação às empresas que recebem esse investimento também é essencial.

Trabalhar com Private Equity é desenvolver sua profissional em um nicho do mercado financeiro bastante exclusivo. É essencial ter conhecimento sobre investimentos, planejamento e estratégias de mercado.

Esse perfil analítico faz parte do dia a dia de quem trabalha com investimentos e é um talento indispensável, pois é preciso mensurar com assertividade o retorno do que foi investido. Entre as ações realizadas por um analista de Private Equity estão a realização de memorandos para investir e o planejamento do processo de vendas.

Como garantir confiança em um investimento de Private Equity?

Assumir um investimento em Private Equity normalmente é um pouco complicado. Além de todo o conhecimento necessário, algumas atitudes precisam ser realizadas como forma de compreender os riscos que você pode se expor. Quanto à análise jurídica, todos os documentos precisam estar em perfeita ordem, com contratos e memorandos que formalizem e assegurem o investimento.

Ter uma assessoria especializada nesta parte pode fazer a diferença para garantir máximo aproveitamento e assertividade no investimento.

Para garantir confiança em um investimento de Private Equity, deve-se analisar principalmente as táticas e estratégias da operação para que a aplicação tenha a máxima rentabilidade planejada anteriormente. Isso quer dizer que você deve apostar nas empresas certas, que possuem grandes chances de ter um aumento considerável de valor de mercado.

É claro que não é fácil estar sempre certo sobre o mercado, pois as oscilações fazem parte do jogo. O movimento das companhias é sempre dinâmico e sofre alterações de acordo com o que acontece no mercado externo. Por isso, a necessidade de diversificar a carteira de empresas escolhidas para que haja um equilíbrio. Este ponto é fundamental para você investir com mais solidez e confiança. Lembre-se: fracassos em operações como esta são possíveis e podem acontecer. Assim funciona essa modalidade de investimento. Porém, os lucros devem compensar esses prejuízos de maneira com que você consiga obter ao máximo todas as vantagens e benefícios de investir em Private Equity.

Private Equity garante muitas vantagens para quem recebe o investimento

Investir é sempre bom aos olhos do mercado financeiro global. Quanto mais dinheiro é colocado nas empresas, mais capital elas possuem para exercer suas missões, visões e valores. Esse tipo de fundo traz muitos benefícios para essas empresas, pois, com amparo, a gestão dos negócios fica mais fluída.

Quando uma empresa recebe investimentos via Private Equity, ela passa a explorar muitas vantagens competitivas. Entre elas, a melhoria da imagem institucional, o crescimento de recursos para ampliação de novos negócios, além da diversificação de riscos na carteira de investimentos, o que traz bastante segurança para avançar. A segurança aos olhos do mercado perante essa empresa também pode ser percebida.

Receber fundos por meio desse tipo de investimento é, de maneira geral, uma questão muito importante para o progresso da instituição, tanto nas suas áreas de atuação, como financeiramente. Também vale frisar que, por meio do recebimento de fundos via Private Equity, a possibilidade de entrar na Bolsa torna-se mais viável.

Ainda ficou com dúvidas? Mantenha a tranquilidade. Conte com a expertise de um um especialista da VAI INVESTIR e comece já a planejar um futuro mais seguro e próspero. Saiba mais!

Agora você sabe o que é e como funciona o fundo Private Equity. Ele apresenta benefícios atrativos para investidores qualificados que visam o médio e o longo prazo. Assim, é mais uma das alternativas para encontrar oportunidades de rendimento no mercado financeiro!

Quer acompanhar mais conteúdos relevantes como este? Assine nossa newsletter e receba informações em primeira mão!