Coluna

Paçoca e mariola

1 Minutos de leitura

Pablo Alencar, CFP® – Head da Valor Capital

O tweet é da faixa preta e o problema é sério! Para dizer o mínimo, é uma bomba relógio que quando explodir vai machucar muita gente.

twitter luciana seabra Paçoca e mariola

Twitter @luciana_seabra

brasilprev Paçoca e mariola

Gráfico comparativo de fundos

Existe um grande paradoxo relativo à associação entre os investimentos em Previdência e ativos com pouco ou nenhum risco. Além disso, há também pessoas que não enxergam a previdência privada como investimento.

É sobre isso que se trata este breve artigo. Com o aumento da expectativa de vida, temos uma mudança radical do cenário demográfico (ver, abaixo, a projeção comparativa do IBGE na pirâmide etária em 2018 e 2040) e na maneira de investir, potencializado pela baixa taxa de juros da economia.

2018 Paçoca e mariola

Fonte: IBGE

2040 Paçoca e mariola

Fonte: IBGE

 

Antigamente, era frequente as pessoas guardarem seus recursos por 35 anos, obter sua aposentadoria aos 55/60 anos e morrerem antes dos 72, ou seja, 12 a 15 anos consumindo o que pouparam.

Hoje em dia, a coisa é diferente. Continuam guardando dinheiro por 30/35 anos, porém a expectativa de vida é projetada por igual período de poupança, ou seja, mais 30 ou 35 anos gastando!

Como você só consegue guardar uma fração da sua renda e o dinheiro investido não multiplica, muitas pessoas abrem mão do bônus dos juros compostos e está “condenado” a viver, também, com uma fração da sua renda.

Serão os aposentados da Paçoca e Mariola.

A grana que recebem por mês dá para pagar o plano de saúde mais uma mariola e vão precisar vender paçoca no sinal para sobreviver.

WhatsApp Image 2021 01 29 at 11.05.55 Paçoca e mariola

Pablo Alencar, CFP® – Head da Valor Capital

5 posts

Sobre o autor
CFP®, Corretor de Seguros Pleno (SUSEP), formado em Administração de empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Certified in MKT pela University of California (UCSD), MBA em Gestão de Negócios Internacionais (FGV), XBA pela Startse University (Silicon Valley) and NOVA Business School (Portugal). Sócio da Valor Investimentos.
Artigos
Posts relacionados
AçõesColuna

Warren Buffett: quem é e quais suas estratégias de investimento?

4 Minutos de leitura
Inspirar-se em investidores de sucesso pode ser um caminho para atuar no mercado financeiro. Afinal, essa é uma forma de aproveitar as…
ColunaNotícias

Quem é o homem mais rico do mundo? O que faz e como investe?

5 Minutos de leitura
Os empresários e investidores mais bem-sucedidos do mundo têm ao menos um ponto em comum: um patrimônio elevado, que faz com que…
Coluna

O Recrudescimento da Curva

3 Minutos de leitura
Por Pablo Alencar* A primeira vez que me deparei com a seguinte pergunta foi em uma prova de economia na faculdade: explique…

Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email: