Análise e Opinião

Análise e Opinião

Think weeks: livros e lifelong learning

Por
Thiago Goulart

Você já ouviu falar think week ou semana do pensamento? E lifelong learning? Para exemplificar, na curva dos anos 1980, Bill Gates passava algumas temporadas na casa da avó em um ambiente calmo para se dedicar à leitura. Com o tempo, ele sofisticou essas fugas e a coisa tomou contornos obsessivos. Virou imersão com foco total na aprendizagem a partir dos livros.

Na visão de Bill Gates esses dias voltados ao conhecimento e à aprendizagem são fundamentais para o ser humano, tanto é que aplicou o think week na Microsoft. E por que isso? O bilionário recentemente disse que é obcecado por aprender e compartilhar esses aprendizados. Daí que sua mente está aberta ao conceito lifelong learning. Aliás, isso pode ser visto no documentário da Netflix: O código Bill Gates.

O lifelong learning parte de uma premissa muito simples: aprendizado ao longo da vida . Mesmo depois dos diplomas, do ensino básico, da faculdade ou da especialização, por exemplo, é necessário adotar uma postura aberta ao conhecimento. É  caso de Gates.

 

 

Aumentar seus conhecimentos sobre o mercado financeiro é fundamental para ser capaz de identificar e aproveitar oportunidades. Para ampliar seu entendimento, é possível acompanhar livros sobre investimentos.

Ao optar pelos principais títulos do mercado, há como alinhar e complementar sua estratégia com conhecimentos variados. Assim, existe a chance de torná-la cada vez mais sólida e alinhada, permitindo a conquista de diversos objetivos.

Neste artigo, você conhecerá indicações imperdíveis sobre investimentos para ter como seu livro de cabeceira. Confira a lista!

“Segredos da Mente Milionária”, de T. Harv Eker

Para os investidores iniciantes, é fundamental focar em livros sobre investimentos que ajudem a consolidar conceitos importantes. Antes mesmo de pensar em questões ligadas ao mercado de ações ou de títulos, deve-se trabalhar a própria mentalidade para ser um investidor de sucesso.

Por isso, a obra “Segredos da Mente Milionária”, de T. Harv Eker, é indispensável. O autor é empresário, palestrante e já desenvolveu teorias a respeito da riqueza e da tomada de decisão sobre os investimentos.

O livro foca em apresentar princípios que o ajudaram a superar uma fase complicada e, mais que isso, a se tornar milionário em dois anos. Ao longo da leitura, Eker busca desfazer determinados conceitos sobre o uso do dinheiro e como criar hábitos que favoreçam a construção de patrimônio.

“O jeito Warren Buffett de investir”, de Robert G. Hagstrom

Warren Buffett é um dos maiores investidores da história, acumulando 60 anos de experiência. Além disso, ele conquistou um patrimônio grande o bastante para torná-lo o 6º homem mais rico do mundo, segundo a Forbes, em 2021.

Na obra “O jeito Warren Buffett de investir”, Robert G. Hagstrom destrincha o método que ajudou a tornar Buffett bilionário, famoso e admirado em todo o mundo. O próprio Hagstrom se destaca, já que é especialista em investimentos, atuando diretamente com a gestão de ativos.

Você terá a chance de descobrir os 12 princípios usados por Buffett para escolher suas ações e saberá quais são os motivos por trás das principais decisões do megainvestidor. Ao final, é possível aplicar os conhecimentos adquiridos adaptando-os à sua estratégia.

“Os Ensaios de Warren Buffett”, de Warren Buffett

Quem é mais adequado para falar do maior investidor de todos os tempos além dele próprio? É por isso que um dos melhores livros sobre investimentos é a obra “Os Ensaios de Warren Buffett”, escrito por Buffett.

No título, você poderá conhecer elementos essenciais para a tomada de decisão de Buffet. Entre eles, estão a governança corporativa, os resultados de indicadores fundamentalistas e as questões macroeconômicas, políticas e tributárias.

É uma forma de ter um panorama sobre o investimento em ações, o que o influencia e como Buffett enxerga os principais conceitos do mercado.

“Como enriquecer na Bolsa com Warren Buffett”, de Mary Buffett e David Clark

Ainda falando sobre o megainvestidor de ações, a sua trajetória na bolsa de valores é marcada por um desempenho elevado e constante, o que o ajudou a consolidar patrimônio.

O livro “Como enriquecer na Bolsa com Warren Buffett” apresenta a estratégia em detalhes. Escrito por Mary Buffett, que foi enteada do investidor, e David Clark, especialista no método de Buffett, essa é uma obra completa.

A obra tem tanto uma proposta para quem está iniciando no método quanto para quem deseja ter uma abordagem avançada. Portanto, é um dos principais livros do mercado financeiro.

“O Investidor Inteligente”, de Benjamin Graham

Por falar em Warren Buffett e investimentos, é impossível não citar Benjamin Graham. Professor da universidade onde Buffett fez seu mestrado, é considerado o mentor do investidor e também desenvolveu um método próprio: o value investing.

A técnica consiste em buscar empresas negociadas descontadas, ou seja, com preços abaixo do valor intrínseco. Como a tendência para um bom negócio é que o preço retorne ao patamar justo, é possível obter ganhos.

Em “O Investidor Inteligente”, o próprio Benjamin Graham explica seu método, que tem foco no longo prazo e o objetivo de reduzir os erros e as perdas.

“A Interpretação das Demonstrações Financeiras”, Benjamin Graham

A criação do método de value investing por Benjamin Graham aconteceu com base em uma mudança de paradigma sobre a avaliação de ações. Antes de ele desenvolver a técnica, os profissionais do mercado faziam análises com pouca ou nenhuma informação concreta.

Isso fazia com que a tomada de decisão fosse menos estratégica, o que aumentava as chances de erros. Em “A interpretação das demonstrações financeiras”, Graham apresenta um dos componentes essenciais da sua estratégia: a análise de dados financeiros do negócio.

No livro, ele aborda todos os pontos necessários para interpretar os dados e usá-los como base para reconhecer a situação financeira e as perspectivas da companhia. Por isso, ele conquistou espaço nas listas com os principais livros sobre investimentos em ações.

“Investimentos Inteligentes”, de Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi é um consultor financeiro brasileiro que se destaca a respeito da educação financeira. Nesse sentido, um de seus conceitos mais importantes envolve a inteligência financeira.

Afinal, não basta ter os recursos ou conhecer os investimentos. Também é necessário saber como gerenciar seu dinheiro e tomar decisões. Em “Investimentos Inteligentes”, Cerbasi desmistifica a ideia de investimentos perfeitos e que, sozinhos, podem mudar a realidade da carteira.

Em vez disso, é possível ter uma visão completa sobre estratégias, alternativas disponíveis e outros pontos que merecem a sua atenção.

“Avaliando Empresas, Investindo em Ações”, de Carlos Alberto Debastiani e Felipe Augusto Russo

O investimento em ações, para ser bem-sucedido, exige uma avaliação completa dos negócios. O motivo é que é preciso conhecer bem a situação do empreendimento antes de alocar seus recursos.

Com essa proposta, há o título “Avaliando Empresas, Investindo em Ações”. A obra é escrita por Carlos Alberto Debastiani, formado em TI e que atua há 15 anos com investimentos, e por Felipe Augusto Russo, investidor há mais de 20 anos.

Ao longo da obra, você compreenderá o que é preciso saber sobre a análise fundamentalista. Ainda, conhecerá tanto os indicadores financeiros como a avaliação de liquidez, podendo selecionar os ativos com maior embasamento e entendimento prático.

“O Investidor de Bom Senso”, de John C. Bogle

Investir em ações individualmente não é a única forma de aproveitar o mercado. Também é possível recorrer aos fundos de investimento, com destaque para os fundos de índice (ETF).

Por meio dos ETFs, você tem a chance de investir na carteira teórica de um indicador de mercado, tendo um desempenho equivalente ao do índice. Para John C. Bogle, fundador da gestora Vanguard, focar nesses fundos é um caminho para o sucesso.

Por isso, em “O Investidor de Bom Senso”, Bogle detalha como colocar em prática uma estratégia focada em fundos de índice. Nela, o objetivo é uma carteira diversificada, barata e sem os riscos do investimento em ações individuais.

“O Mais Importante para o Investidor”, de Howard Marks

No mercado norte-americano de investimentos, Howard Marks é um dos nomes mais proeminentes. Ele é fundador da Oaktree Capital e trabalhou como gestor durante décadas, atuando com maestria na bolsa de valores e consolidando resultados com sua tomada de decisão.

Em “O Mais Importante para o Investidor”, Marks apresenta sua estratégia em detalhes. Recomendado por Warren Buffett e por John C. Bogle, entre outros nomes do mercado financeiro, o livro serve tanto para iniciantes quanto para investidores experientes.

Além de aprender como escolher seus ativos e como lidar com os ciclos do mercado, a obra apresenta e ajuda a prevenir armadilhas financeiras que são comuns.

“Dominando o Ciclo de Mercado”, de Howard Marks

Como você viu, Howard Marks é um importante entre os investidores. Então, se você tem interesse em aplicar seus conhecimentos e técnicas na hora de investir, o livro “Dominando o Ciclo de Mercado” é uma leitura imperdível.

A proposta da obra é apresentar os ciclos de mercado, tão comuns na economia, mas que podem afetar os resultados dos investidores. A partir da leitura, é possível identificar padrões e saber como investir com mais segurança e eficiência.

Assim, você conseguirá aprender sobre resultados econômicos e preparar sua mentalidade para os períodos de alta e de baixa. Ao dominar os ciclos de mercado, se torna viável operar em diversos cenários para buscar os seus objetivos.

“Faça Fortuna com Ações, Antes que seja Tarde”, de Décio Bazin

No mercado financeiro brasileiro, um dos nomes de destaque foi o de Décio Bazin. Além de jornalista, Bazin foi um investidor que desenvolveu um método com o próprio nome.

Como forma de apresentar parte do conhecimento acumulado, o autor lançou “Faça Fortuna com Ações, Antes que seja Tarde”. O livro traz conceitos sobre investimentos, usa exemplos reais e também apresenta cases de diversos investidores.

Assim, você terá a oportunidade de conhecer a evolução da negociação de investimentos. Também há a chance de identificar pontos que podem ser incorporados à sua estratégia.

“Fora da Curva”, de Florian Bartunek, Pierre Moreau e Giuliana Napolitano

Já pensou em aprender com grandes empresários, gestores de fundos e investidores do mercado brasileiro? Saiba que isso é possível com o livro “Fora da Curva”.

Ele foi idealizado pelo investidor Florian Bartunek e contou com o apoio do advogado Pierre Moreau e da jornalista Giuliana Napolitano. O livro traz os depoimentos de 10 grandes nomes do mercado financeiro brasileiro, apresentando sucessos, fracassos e destaques da atuação de cada um.

O grande diferencial é que muitos desses participantes do mercado financeiro não concedem entrevistas normalmente, o que torna difícil saber o que pensam ou como foi sua história. Neste título, por outro lado, as informações são trazidas de modo claro para os investidores.

“Ações Comuns, Lucros Extraordinários”, de Philip Fisher

Outra indicação entre os livros para quem deseja ler mais sobre o mercado de investimentos é a obra “Ações Comuns, Lucros Extraordinários”, de Philip Fisher. O autor se consagrou como investidor no mercado dos Estados Unidos e é considerado o pai do growth investing.

Sua estratégia foca em empresas com grande potencial de crescimento, investindo enquanto ainda são baratas. Assim, é possível aproveitar toda a amplitude do crescimento do negócio. O livro foca exatamente nessa estratégia, apresentando dicas para uma abordagem fundamentalista de sucesso.

“Investindo em Ações no Longo Prazo”, de Jeremy J. Siegel

O investimento em ações deve ser pensado em longo prazo para otimizar a diluição dos riscos e o alcance dos resultados. Para traçar sua estratégia dessa forma, um dos melhores livros sobre investimentos é o “Investindo em Ações no Longo Prazo”.

O autor Jeremy J. Siegel é professor de finanças, comentarista de diversos veículos e colunista de publicações como o Financial Times. No título, ele traz seus conhecimentos a favor de quem deseja investir com mais segurança.

É um guia indispensável para conhecer quais são as forças de mercado que sustentam uma empresa no longo prazo, por exemplo. Desse modo, é possível unir confiança e lucro ao criar a sua carteira.

“Arriscando a Própria Pele”, de Nassim Nicholas Taleb

O conceito de “skin in the game” prevê que, antes de investir, vale a pena saber se quem o recomenda ou está envolvido com ele realmente aloca o próprio dinheiro.

Um guru de finanças que faz indicações de investimentos que não estão em sua carteira, por exemplo, não tem a própria pele em risco. Se a recomendação dele realmente for válida, qual a lógica de ele mesmo não aproveitar o investimento?

Essa e outras questões são abordadas em “Arriscando a Própria Pele”, de Nassim Nicholas Taleb. Ele é economista, matemático e autor que traz discussões provocativas e desafiadoras. Com o título, você aprenderá o poder da confiabilidade na hora de investir.

“Iludidos pelo Acaso”, de Nassim Nicholas Taleb

A proposta diferenciada de Taleb aparece novamente em “Iludidos pelo Acaso”. No livro, o autor traz a sorte como uma variável que pode determinar o sucesso ou o fracasso e o nível de resultados, o que inclui o mercado financeiro.

Assim, ele aborda os impactos da sorte e, principalmente, como as pessoas lidam com essa questão pouco previsível e totalmente incontrolável. É uma forma de rever pontos importantes, como pensar nas consequências do acaso em certos aspectos da performance.

Isso se mostra especialmente útil para os especuladores. Afinal, as operações de curto e curtíssimo prazo dependem também de análise, mas são influenciadas por impactos do que não se pode controlar.

“Os Axiomas de Zurique”, de Max Gunther

Por falar em especulação no mercado financeiro, o livro “Os Axiomas de Zurique” traz regras que podem ajudar na execução de estratégias relacionadas. Ele é assinado por Max Gunther, jornalista especializado em finanças e filho de um dos criadores dos axiomas.

O título mostra o sistema desenvolvido por banqueiros que adotaram uma estratégia diversificada e que obtiveram ganhos significativos após a Segunda Guerra Mundial. Com mais de 30 regras, a obra apresenta os princípios e os critérios que foram usados nas operações em busca dos melhores resultados.

Com essas indicações de livros sobre investimentos, você poderá ler obras elaboradas pelos principais nomes do mercado financeiro e conhecer suas estratégias. Ao final, vale a pena aplicar os conhecimentos em seu planejamento para aproveitar as vantagens de investir melhor.

Que tal continuar o aprendizado? Confira o guia prático sobre o mercado de ações e veja como é investir em empresas com esses ativos!