Investimentos

Investimentos

Poupança e renda extra: como manter orçamentos em dia

Por

Antes de pensar em poupar dinheiro ou investir em renda extra, é necessário fazer um diagnóstico do próprio orçamento, voltar para o básico da educação financeira. Ao organizar as finanças, é possível ver claramente quanto tem de dinheiro e quais são os gastos fixos e variáveis para, só então, pensar no que é possível poupar e como reajustar o orçamento com a possibilidade de uma renda extra. Antes de gerar essa renda extra, ou começar a investir, é importante organizar sua carteira. Veja os próximos passos:

Como poupar dinheiro?

Na hora de guardar seu dinheiro, leve em consideração sua renda e seus gastos ao olhar o próprio orçamento. Por meio de um aplicativo ou planilha financeira, você pode calcular o valor a ser poupado, seja ele semanal ou mensal. Defina de que forma irá guardar o dinheiro e dê nome a ele para que você não o use em ocasiões diferentes. Por exemplo: reserva de emergência, ou seja, usar apenas quando houver uma emergência financeira.

Com tudo isso em mente, você conseguirá ajustar a sua carteira, compreender quais passos pode dar e onde precisa segurar para poupar seu dinheiro.

Defina metas de economia e mantenha o controle financeiro

Disciplina é a sua melhor amiga. Como tudo na vida, ter o controle das finanças é obrigação de qualquer indivíduo adulto responsável. Tratar o dinheiro como inimigo não é o caminho para alcançar uma vida financeira saudável. Portanto, comece a criar disciplina sobre as entradas e saídas de dinheiro, para que no final do mês isso não se torne um bicho de sete cabeças.

As metas são para você aprender a criar consistência na organização e na hora de poupar. Um pouco por dia cria um resultado interessante ao final da meta, mas lembre-se: estabeleça sempre algo que você consiga alcançar. Jamais compare o seu orçamento com o de outro. Por exemplo, se você poupar além do que pode e faltar dinheiro para os seus gastos mensais, vai precisar tirar da poupança antes mesmo de guardar, então sempre leve em consideração o seu próprio orçamento.

Quando é necessária renda extra?

Existem dois motivos pelos quais são necessárias rendas extras. Uma delas é o fato de que o orçamento mensal está ficando no vermelho, portanto, com necessidade de mais entradas para cobrir os gastos. Outro motivo muito comum é, ao analisar as metas tanto de poupar quanto de coisas a alcançar, verificar que o orçamento mensal não as cobre, sendo necessário criar uma renda extra para alcançar essas novas metas.

Como pensar numa renda extra?

Depois de avaliar o que o seu orçamento precisa alcançar, é hora de considerar o que você tem para oferecer como serviço ou produto – algo que esteja relacionado às suas habilidades ou a equipamentos e materiais que estejam disponíveis e que possam ser utilizados para algo. Por exemplo, quem tem computador e habilidade com internet pode pensar num produto ou serviço digital.

É necessário também levar em consideração o tempo extra para trabalhar num novo negócio. A qualidade de entrega está sempre atrelada ao tempo de dedicação em alguns tipos de produtos e serviços.

Ideias para gerar renda extra

Separamos algumas opções que você pode analisar se cabem no seu perfil de habilidades, tempo e equipamentos:

Aulas particulares:

O maior investimento aqui é o tempo, mas é possível analisar se, dentro de suas habilidades, você supre a necessidade de ensino particular para crianças, adolescentes, vestibular ou até concursos públicos.

Delivery:

Após a pandemia de covid-19 em 2020, o número de entregadores subiu em 300% só na Rappi, fora os outros aplicativos. Esse serviço salvou muitas famílias durante a pandemia e abriu possibilidades para não só quem tem moto e carro, mas também bicicletas. Mais uma vez, o investimento de tempo aqui pode ser grande para atingir determinadas metas financeiras.

Passeio com cachorros:

Aqui o investimento também é pouco, mas é necessário ter habilidade com animais, bem como divulgar o seu serviço para um maior número de pessoas. Para valer a pena o retorno, é possível fazer uma renda boa passeando com o máximo de cachorros que você conseguir.

Programa de afiliados:

Este é um serviço que se popularizou para ganhos de renda extra. É possível ganhar dinheiro divulgando serviços e produtos. Você ganha de acordo com as pessoas que clicam e compram pelo seu link, então, para que o ganho seja significativo na sua renda, é necessária uma estratégia de divulgação que não atenda apenas conhecidos, mas também pessoas interessadas.

Airbnb:

Existem duas maneiras de fazer dinheiro com o Airbnb. Uma delas é alugar um quarto, ou até apartamento ou casa que estejam desocupados ou que você use pouco. Também existe a aba de experiências airbnb, que é uma forma de você apresentar serviços que estão relacionados tanto a turismo quanto a experiências que vão enriquecer a vida de quem está passando por uma nova cidade. Por exemplo: sessão de fotos, degustação de comida ou bebida, entre outros.

Serviços gerais:

É possível se cadastrar em sites como o GetNinjas e oferecer serviços gerais nas suas horas extras. Ainda é um tipo de trabalho muito comum e procurado e, uma vez que você faz um trabalho com feedback positivo, pode alcançar novos clientes por indicação. É um trabalho que requer habilidade para os diversos tipos de serviços, como montagem de móveis, pintura, especialista em fiação elétrica, entre outros. Mas é um dos mais amplos em termos de alcançar novos clientes.

Investir:

Para quem organizou a vida financeira e analisou que a maneira de alcançar a renda extra é através do investimento, invista agora e conte com os especialistas da Valor Investimentos para te guiar na melhor maneira de investir com o orçamento disponível.