Investimentos

Investimentos

Renda passiva: 7 passos para alcançar a sua independência financeira

Por

No mês em que é comemorada a Independência do Brasil, este artigo traz para você uma outra conquista importante perseguida por muitos: a independência financeira. Tornar-se independente é a primeira condição do ser humano, ou seja, é tornar-se autônomo, libertar-se, ser dono de suas próprias escolhas e conduzir o rumo de sua vida sem ser conduzido.

Ser independente ou livre, financeiramente falando, permite que se tenha tempo para fazer o que quer. É o famoso ditado “o dinheiro trabalhando por você”, pois o conceito de atingir a independência financeira nada mais é do que seu dinheiro gerando rendimentos passivos e juros num nível acima dos seus gastos. Portanto, agora quem te sustenta não é mais seu emprego, é seu próprio dinheiro!

A conquista da sua independência depende basicamente:

  • Da sua renda atual;
  • Das suas despesas atuais;
  • Do retorno dos seus investimentos;
  • Do horizonte de tempo;
  • Das suas despesas no futuro.

É uma jornada longa, que parece distante para a maioria da população brasileira, infelizmente boa parte desprovida de educação financeira. Envolve uma série de hábitos, comportamentos, mentalidade e o maior desafio será a execução dos 7 passos que eu vou te mostrar para você deixar de depender do seu emprego.

 

1. Arrumando a casa

pexels rodnae productions 5591454

Não se constrói uma casa sem paredes, sem fundação. De nada adianta traçar todo um planejamento sobre um castelo de cartas. Portanto, a primeira coisa a se fazer é entender seu orçamento, ou seja, o dinheiro que entra, o dinheiro que sai, quanto sobra (se sobrar) etc.

Se você estiver no vermelho, verifique para onde está indo seu dinheiro e analise a viabilidade de reduzir os valores desses gastos. Só avance até que as finanças estejam em equilíbrio.

Existem diversas planilhas, aplicativos e tantas outras ferramentas para te auxiliar nesse ponto. Organize as contas para entender o que está acontecendo.

. Leia tambémComo se livrar das dívidas de uma vez por todas? 

2. Monte o seu planejamento

pexels pixabay 53621

Cada um de nós temos nossas necessidades, gastos fixos e variáveis. A grande questão aqui é que, não importa como você vai se organizar, ao final do mês tem que sobrar mais dinheiro do você gastou para você conseguir acumular patrimônio.

E quanto precisa sobrar, Marcos?

A resposta que todos odeiam: depende!

Depende de quanto você ganha, de quanto gasta, de quanto tempo você quer atingir sua independência, seus objetivos etc. O importante é que, conhecendo seus próprios números, fica mais fácil de enxergar o todo e começar o seu plano.

3. De grão em grão a galinha enche o papo

pexels pixabay 209389

E por esse ditado leia-se o seguinte: independente de quanto você conseguir economizar, você estará à frente da maior parte da população brasileira. Existem diversas regrinhas para isso. A que eu mais gosto é o 50-30-20, já ouviu falar?

Para ser saudável nas finanças, você deveria usar:

  • 50% da sua renda mensal para seus gastos fixos e obrigações;
  • 30% para torrar com o que gosta, afinal ninguém está nessa vida para viver para trabalhar;
  • 20% destinado aos seus sonhos e objetivos.

Marcos, isso está longe da minha realidade. O que eu faço?

Reveja então seu estilo de vida, enxugue o que for possível, abdique dos prazeres imediatos para não comprometer seus objetivos. Volte ao passo 1 e refaça as contas.

4 . Reserva de emergência ou de segurança

pexels cottonbro 3943727

E se acontecer alguma coisa comigo que me impeça de trabalhar?

Se isso acontecer e estamos sujeitos a todo tipo de imprevistos em nosso percurso, existem duas coisas que você precisa ter planejado: a reserva de emergência e o seguro de vida.

Se as finanças estiverem equilibradas, mas você ainda não começou a poupar, corte gastos e comece a montar a sua reserva de emergência, ou de segurança.

Veja mais | Fundo de emergência: como e onde investir?

Quer começar sua mudança?

Faça o download da planilha de planejamento financeiro!

5. Seguro de vida

pexels vlada karpovich 4609033

O seguro de vida, embora muito mal trabalhado por bancos e gerentes que te vendem para bater suas metas, é fundamental para o seu planejamento financeiro.

Se você tem carro, você sabe que andar sem seguro pela cidade é perigoso. Caso aconteça qualquer dano com o seu carro, pode comprometer demais seu orçamento, ainda mais se você depender de seu carro para trabalhar ou se locomover.

E por que raios então não fazer seguro de vida, se ao invés do seu carro, estamos falando da sua vida, que vale muito mais?

Muito se engana que seguro de vida é perda de tempo, pois ao mesmo tempo que você garante uma proteção financeira, você também está montando uma reserva financeira. Existem tipos de seguro que permitem você resgatar parte dos valores pagos e ainda render a inflação.

Deixo aqui duas referências para você entender melhor do que eu estou falando:

. Gestão de risco pessoal: por que ter um seguro pode salvar seu patrimônio?

. Proteger a vida e perpetuar o patrimônio

6. Invista seu dinheiro, mas não em qualquer lugar

pexels anna nekrashevich 6802052 Aqui, talvez seja o pulo do gato, mas nem tanto assim depois de ter chegado até aqui: onde então aplicar seu dinheiro para ele render e te proporcionar renda passiva e juros?

Resposta, já sabe né? Depende!

Neste momento, mais do que tudo depende do seu perfil de investimentos (conservador, moderado ou arrojado), do quanto de risco você deseja assumir em prol de uma rentabilidade maior, do prazo que você definiu lá atrás para alcançar sua independência.

E é exatamente aí que eu entro como Profissional do Mercado Financeiro para te ajudar. O assessor de investimentos vai te mostrar todas as opções de investimentos condizentes com seu perfil e esse estudo que você já fez.

O assessor é como se fosse um copiloto, te mostrando o que está acontecendo com o cenário econômico, apresentando os melhores investimentos para você e sempre ajustando a rota para atingir os seus objetivos.

Portanto, se você já investe ou se ainda não começou, abra já a sua conta na XP com a nossa assessoria de investimentos gratuita, e marque comigo uma reunião para definirmos esses aspectos juntos.

7. Aportes mensais

pexels karolina grabowska 4475523

Fazer aportes mensais é o mesmo que regar uma planta: olhando pela primeira vez, parece que regar não tem efeito algum, mas na hora em que você olha depois de um tempo, é perceptível o quão grande ficará sua árvore.

Investir é isso: paciência, constância, disciplina. Investir é para ser prazeroso, é pensar num bem maior, é cuidar com carinho do seu dinheiro.

Os aportes mensais são extremamente importantes, pois só assim você vai acumulando cada vez mais valores, que te geram mais renda. É dessa forma, que se vai colecionando os ativos necessários para você soltar seu grito da independência: já posso parar de trabalhar!

Resumo da ópera

Somente você tem o poder de começar esse trabalho ainda hoje e ter autocontrole com seu dinheiro. A muralha da China começou a ser construída com o primeiro tijolo, um médico renomado começou como estudante fazendo residência, um empresário de sucesso estagiou numa empresa antes de criar a dele.

Comece você também, aos poucos, no seu ritmo. Conte conosco se precisar de ajuda no caminho!

Invista com a Valor!