Seguros e Previdência

Sucessão familiar conflitos: confira quais os mais comuns!

5 Minutos de leitura

Você está preocupado com as discussões que podem ocorrer na sucessão familiar? Neste post, vamos falar sobre o que é o processo de sucessão patrimonial familiar, sobre os possíveis conflitos advindos dele, e o que você pode fazer para minimizá-los. Algumas regras podem ser estabelecidas com antecedência e evitar dissabores.

Descubra ainda quais são as situações geradoras de conflitos, que normalmente são relativas aos interesses dos sucessores e à falta de harmonia dos pontos de vista. Aqui você também vai encontrar dicas para resolver essas situações conflituosas prevenindo disputas judiciais e brigas entre os membros da sua família.

Uma boa comunicação pode levar à realização de acordos e à distribuição de responsabilidades, diminuindo o estresse e o desgaste emocional de todos os envolvidos. Além disso, o planejamento sucessório pode ser um diferencial na prevenção de conflitos. Quer saber mais sobre sucessão familiar conflitos? Acompanhe a leitura!

O que é o processo de sucessão patrimonial familiar?

O processo de sucessão patrimonial familiar engloba os procedimentos para a transferência formal do patrimônio de uma pessoa para os seus sucessores ou herdeiros. Esses acontecimentos de transmissão ou doação podem ser organizados de várias maneiras, por meio de planejamentos antecipados e eliminando litígios que ocorrem no ambiente familiar.

Como o processo de sucessão familiar pode ser fonte de conflitos?

O Brasil é um país que tem em seu território inúmeras empresas familiares, que movimentam os setores de produção de bens de consumo e de prestação de serviços, gerando empregos e impactando a economia. Elas são muito relevantes no cenário nacional, por isso precisam ser preparadas para permanecer ativas e ter longevidade.

Quando chega a hora de transferir as empresas familiares para os herdeiros, os conflitos surgem, e a maioria delas não é passada para as próximas gerações. A transição dos pais fundadores para os seus filhos sucessores precisa ser bem estruturada, ou se torna uma fonte de conflitos que duram por toda a vida. Observe abaixo alguns motivos que levam as pessoas a brigar durante a sucessão:

  • herdeiros que têm na empresa a sua única fonte de renda;
  • ingresso de agregados na empresa sem o aumento do faturamento;
  • dificuldades dos membros da família em manter o padrão de vida;
  • queda na lucratividade e competitividade;
  • diferenças nas competências dos herdeiros;
  • questionamentos sobre a evolução patrimonial de um familiar;
  • centralização das decisões sobre a empresa centralizadas no membro fundador.

Por outro lado, podem existir cônjuges ou companheiros que são sócios devido aos processos de separação, outros entes da família que dependem exclusivamente dos lucros do negócio, ou herdeiros mais dedicados que tenham maior número de cotas. Se a empresa não conseguir suprir as necessidades de todos, os conflitos são inevitáveis durante o processo de sucessão familiar.

Quais são as possíveis situações geradoras de conflitos?

As atividades de gestão e administração vão ficar sob a responsabilidade dos sucessores após a sucessão patrimonial, e se houver disputa entre os diretores, a empresa acaba sendo fechada mais cedo ou mais tarde. Os pais, os irmãos e outros familiares podem se desentender por diversas razões, prejudicando a organização de maneira irreversível. Veja algumas situações que geram conflitos!

Interesses dos sucessores

É comum observar interesses divergentes dentro de praticamente todas as famílias. Algumas pessoas são mais voltadas à profissionalização e têm espírito empreendedor, e conseguem se diferenciar das demais, que por alguma razão permanecem acomodadas diante das circunstâncias vivenciadas. Isso leva os fundadores a escolher aqueles que estão mais aptos para ocupar os cargos de gestão.

Assim surgem as posições hierárquicas que vão gerar conflitos dentro das empresas familiares. Os fundadores precisam ser transparentes e fundamentar as suas decisões de forma objetiva, decidindo conforme os objetivos da empresa. Afinal, enquanto alguns sucessores podem preferir viajar para fazer faculdade no exterior, outros vão escolher ficar aqui e investir no negócio. Esses pontos devem ser considerados e destacados.

Qualificação dos sucessores

Para que a empresa se mantenha no mercado após a sucessão patrimonial familiar, os sucessores devem participar de treinamentos e se submeter às avaliações, estando conscientes das comparações de perfis e do esforço que a empresa vai exigir deles. Além disso, precisam reconhecer que o sucesso da organização está intimamente ligada à imagem do fundador, que vai passar a ser representado por um membro da família.

Como resolver os conflitos familiares decorrentes da sucessão?

A divisão do patrimônio da empresa, das propriedades e dos investimentos acaba se tornando o motivo para o ajuizamento de ações judiciais, que estendem os conflitos por muitos anos. Os familiares têm ligações emocionais entre si e com a empresa, que foi fruto de muito trabalho e dedicação, e esse apego também ajuda a criar conflitos. A seguir, você vai encontrar algumas dicas para solucionar conflitos!

Definir a sucessão com antecedência

Os sucessores precisam ser informados desde cedo sobre os critérios que vão nortear as futuras decisões e as posturas dos administradores. Eles devem estar cientes a respeito das suas possibilidades, como o recebimento de cargos de gestão e o valor das remunerações. Além do mais, eles podem ser orientados sobre as tomadas de decisão e sobre as escolhas que podem fazer, e como elas vão influenciar na sucessão, que será definida antes do falecimento dos fundadores.

Garantir uma boa comunicação

Os pontos de vista divergentes são as principais razões para as disputas. Mas se todos tiverem os mesmos objetivos de trabalhar pelo crescimento da empresa e para aumentar os lucros, é possível encontrar um fator relevante para que entrem em harmonia. É fundamental conversar com racionalidade e fazer com que todas as opiniões sejam ouvidas antes que os conflitos se agravem.

Firmar acordos familiares

Você pode realizar um acordo familiar contendo várias regras e que esteja de acordo com as legislações vigentes. Dessa forma fica determinado como vão ocorrer as relações profissionais entre os familiares e os sócios da empresa. Escolha com cautela todas as cláusulas do termo, e se possível, conte com o auxílio de um profissional especializado.

Distribuir responsabilidades

Ao decidir pela realização do acordo, não se esqueça de impor regras e distribuir as responsabilidades. Todos os sucessores vão receber vantagens, mas em contrapartida, deverão assumir obrigações se quiserem fazer parte da liderança da instituição. A demonstração de justiça nas decisões, na maioria das vezes, é a melhor forma de por um fim aos conflitos.

Enfim, o planejamento sucessório pode prevenir conflitos quando feito antes da decisão de saída de um fundador. Vale a pena avaliar cada situação contando com o apoio de uma assessoria especializada, que conhece profundamente as leis e pode apontar saídas estratégicas para os envolvidos. Essas são as nossas considerações sobre sucessão familiar conflitos.

Deseja saber mais sobre sucessão patrimonial familiar e mais assuntos relacionados? Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail!

Posts relacionados
Seguros e Previdência

Investimento para aposentadoria: conheça 4 alternativas!

4 Minutos de leitura
O planejamento financeiro para a aposentadoria a partir dos investimentos é um tema que merece muita atenção. Se você tem acompanhado as…
Seguros e Previdência

Gestão de risco pessoal: por que ter um seguro pode salvar seu patrimônio?

5 Minutos de leitura
Por Priscilla Sidoti – Head de Planejamento Patrimonial   Muitas pessoas se preocupam em construir um patrimônio e trazer conforto e tranquilidade…
Seguros e Previdência

3 Benefícios da proteção patrimonial que você precisa conhecer

5 Minutos de leitura
Por Lorenna Anequim – Head Planejamento Patrimonial Nos últimos anos, tem crescido no Brasil o número de pessoas interessadas em aprender mais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *