Notícias

Notícias

UE e Reino Unido lançam investigação sobre acordo entre Google e Facebook

Por
Estadão Conteúdos

A União Europeia (UE) e o Reino Unido abriram investigações antitruste para apurar se a Alphabet, controladora do Google, e a Meta Platforms, dona do Facebook, tentaram fixar preços de anúncios digitais de forma ilegal.

A Comissão Europeia, braço executivo da UE, disse que ela e o órgão de concorrência britânico estão investigando um acordo de 2018, conhecido como “Jedi Blue”, que veio à tona como parte de um processo judicial iniciado há um ano e meio por um grupo de Estados americanos liderados pelo Texas.

O processo argumenta que o Google deu à Meta termos especiais e acesso ao seu servidor de anúncios, uma ferramenta utilizada para definir espaços de anúncios na internet, exigindo que o Facebook abandonasse uma tecnologia da concorrência que poderia prejudicar o predomínio do Google em anúncios online.

Tanto o Google quanto a Meta contestaram a forma como o processo caracterizou o acordo e disseram que o Google não concedeu tratamento preferencial à Meta. Com informações da Dow Jones Newswires.