Notícias

Análise e Opinião

Varejo, educação e construção: setores que você deve ficar de olho com a eleição do Lula

Por

Com o pleito eleitoral definido, devemos ter um cenário de volatilidade na bolsa a cada nova notícia que venha agradar ou desagradar o mercado financeiro. É o que destaca André Motta, especialista da Valor Investimentos.

Nesta segunda-feira, a Bolsa fechou em alta de 1,31% a 116 mil pontos. O primeiro dia pós-eleições mostrou um mercado ligeiramente otimista, porém, ainda é cedo para cravar um cenário positivo. Definições como a equipe econômica de Lula e a transição com o atual presidente podem trazer fortes movimentos de queda ou de alta da bolsa.

Apesar do momento de indefinição que vivemos agora, de acordo com André Motta, podemos já fazer a leitura de alguns setores da economia que podem se favorecer: “Com a perspectiva do incremento dos programas de repasse de renda e ampliação de crédito a baixa renda (Minha Casa Minha Vida, FIES…) as empresas de varejo, educação e construção de baixa renda tendem a se beneficiar.”

O especialista adverte que é preciso ter cautela com estatais federais, como Petrobrás e Banco do Brasil, além do setor bancário que corre o risco de aumento na tributação sobre o seu lucro, prática que aconteceu em outros momentos que o PT foi eleito.

Sobre as carteiras de investimentos, André diz que “As perspectivas de longo prazo por enquanto não se alteram, ainda precisamos entender como será a política do novo Governo eleito.”

Deixe um comentário