EmpresasNotícias

XP compra Banco Modal mediante entrega de 19,5 milhões de ações classe A

1 Minutos de leitura
WhatsApp Image 2022 01 07 at 09.51.59 XP compra Banco Modal mediante entrega de 19,5 milhões de ações classe A

O Banco Modalmais anunciou nesta sexta-feira, 7, a assinatura de um acordo vinculante (MoU) para a incorporação de até 100% das ações do Banco Modal por uma subsidiária da XP por meio de uma reorganização societária, conforme descrito em Fato Relevante enviado à Comissão de Valores Imobiliários (CVM). A transação será feita mediante a entrega de 19,5 milhões de ações classe A de emissão da XP (ou BDRs XP nelas lastreados), o que representa um prêmio de 35% sobre a média de preço dos últimos trinta dias do Banco Modal.

Segundo a companhia, o fechamento da operação está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Banco Central e dos acionistas da companhia – a incorporação de ações deve contar com o aval da maioria dos titulares presentes em assembleia geral. A expectativa é de que a operação seja concluída em até 15 meses contados de hoje, a depender, da obtenção das aprovações regulatórias necessárias.

“Com o Modal conseguimos antecipar e acelerar parcerias com nossos clientes corporativos através da plataforma única e bem estabelecida do Modal as a Service”, afirma o CEO da XP Inc., Thiago Maffra, ao destacar que a operação só é possível devido a um forte alinhamento cultural e visão de longo prazo.

Em setembro de 2021, a XP e o Banco Modal tinham juntos 3,8 milhões de clientes ativos, enquanto os cinco maiores bancos brasileiros somavam 457 milhões de clientes totais com relações bancárias e 175 milhões de clientes com operações de crédito, sem excluir duplas contagens, segundo o Banco Modal. Em termos de receita líquida, nos últimos doze meses, até setembro de 2021, a XP e o Banco Modal totalizaram R$ 11,8 bilhões, ante R$ 427 bilhões gerados pelos cinco maiores bancos brasileiros.