AçõesRenda Variável

7 Vantagens de investir na bolsa que vale a pena conhecer!

4 Minutos de leitura

A bolsa de valores é um tipo de mercado organizado onde são negociados diversos ativos e derivativos. Por ser a principal instituição do mercado financeiro para acesso a algumas oportunidades, como as Ações, muitas pessoas desejam investir na bolsa de valores.

Porém, antes de alocar os seus recursos é preciso saber mais. Ao compreender seu funcionamento e quais pontos positivos a bolsa pode oferecer, há como tomar uma decisão mais sólida.

Para conhecer melhor a alternativa, veja quais são 7 vantagens de escolher a bolsa de valores para investir!

Como funciona o mercado de Ações?

Antes de se aprofundar nas vantagens da bolsa, é necessário entender melhor o mercado de Ações, já que esses ativos são os principais por lá. A Ação é a menor parte negociável do capital social de uma empresa.

Assim, adquirir uma Ação significa comprar a participação na companhia de capital aberto — e participar de seus resultados. O investimento no mercado pode acontecer em lotes ou fracionado e a negociação é feita diretamente no chamado home broker da bolsa de valores.

Quais são as vantagens de investir na bolsa de valores?

Conhecer o mercado de Ações é um bom ponto de partida para entender por que investir na bolsa. Esses tais papéis estão entre os principais ativos negociados no ambiente. Mas há também outras possibilidades.

Inclusive, a diversidade de oportunidades é uma vantagem. Que tal conhecer os 7 principais benefícios de investir os seus recursos na bolsa?

1. Alta liquidez

Um dos motivos para optar por esse mercado organizado é a alta liquidez de diversos ativos. Basicamente, significa que você pode vender muitos dos investimentos a qualquer momento e transformá-los em dinheiro.

Isso porque a compra e venda acontece a qualquer momento durante o pregão, basta encontrar pessoas interessadas. Como há grande volume de operações, a liquidez costuma ser alta em diversos ativos e derivativos.

Em dezembro de 2020, a bolsa de valores brasileira já tinha mais de 3 milhões de pessoas físicas. Com mais investidores e especuladores presentes no ambiente fica mais fácil negociar, o que melhora o nível de liquidez.

2. Possibilidade de ser sócio de grandes empresas

Investir em Ações significa mais que adquirir um ativo do mercado financeiro. Ao se tornar acionista, você passa a ser sócio. Portanto, essa é uma oportunidade de se envolver com grandes empreendimentos de forma mais simples.

Afinal, para se tornar um sócio de maneira tradicional seria preciso adquirir uma boa parte do negócio, o que exigiria investimentos maiores. Com a compra de Ações, por outro lado, você participa dos resultados da empresa de modo mais econômico.

Além disso, não precisa se envolver no trabalho direto na empresa. Pode investir financeiramente sem deixar de aproveitar o potencial que ela oferece.

3. Acessibilidade

Em termos de acesso, vale considerar que a bolsa de valores é mais simples do que você pode imaginar. É possível adquirir Ações mesmo com pouco capital, especialmente graças ao mercado fracionário.

Ele permite comprar unidades de Ações fora dos lotes do mercado tradicional. Além do mais, todas as negociações podem ser feitas online. Então há uma grande facilidade de acesso para quem deseja começar a aportar os recursos.

4. Possibilidade de retornos mais altos

O aumento de investidores na bolsa em 2020 se deveu à busca por retornos acima da renda fixa. De fato, há possibilidades de encontrar isso na renda variável. Há mais riscos associados à decisão, o que aumenta o potencial de ganhos.

Assim, você pode ampliar as chances de conquistar rentabilidade, especialmente ao olhar para o longo prazo. Contudo, fique atento aos riscos e à necessidade de manter parte do patrimônio em segurança.

5. Chance de obter renda passiva

Ao investir em Ações de empresas é possível ter ganhos de duas maneiras. A primeira é pela valorização dos papéis. A segunda é pela distribuição de proventos, como os dividendos.

Toda empresa brasileira de capital aberto é obrigada a distribuir parte dos seus lucros. Logo, os acionistas podem participar dos resultados. Como consequência, há a geração de uma renda passiva.

6. Variedade de investimentos disponíveis

Até aqui, você viu que o mercado de Ações praticamente se confunde com a bolsa de valores, não é? Contudo, ele é apenas uma alternativa entre diversas escolhas de investimento.

É possível, por exemplo, adquirir cotas de Fundos Imobiliários (FIIs) na bolsa de valores. Também há os ETFs (Fundos de Índice) e BDRs (certificados de ativos estrangeiros). Existem, ainda, ambientes para negociação de derivativos.

Portanto, optar pela bolsa de valores significa ter à disposição uma grande variedade de investimentos. Dependendo do cenário, é possível até atuar como trader, buscando lucros no curto prazo em vez de focar em investimento de longo prazo.

7. Alternativa para diversificar a carteira

Com tantos caminhos disponíveis, investir na bolsa de valores pode ser uma forma de diversificar a sua carteira de investimento. Há muitas maneiras de fazer o manejo de risco do portfólio. Por exemplo, unindo essas alternativas à renda fixa, de acordo com seu perfil.

Graças à diversificação, é possível reduzir os riscos dos investimentos e potencializar o alcance de retorno. Como consequência, sua estratégia pode ser favorecida.

Investir na bolsa de valores vale a pena mesmo?

Apesar das diversas vantagens de escolher a bolsa de valores, é preciso ter atenção antes de determinar se a alternativa se adéqua a você.

É fundamental considerar o seu perfil de investidor e os seus objetivos e avaliar se eles estão de acordo com esse tipo de investimento. Afinal, quem tem um perfil muito conservador pode não ter interesse em investir na bolsa, por conta do risco.

Mesmo após definir que o mercado é adequado para a sua estratégia, é essencial se manter atualizado sobre ele. Afinal, estudar a bolsa e saber, de fato, que critérios estão guiando as suas escolhas de investimento é determinante para tomar boas decisões.

Como vimos, investir na bolsa de valores pode trazer diversas vantagens, como o potencial de ganhos no longo prazo e o acesso relativamente simples. Porém, avalie com cuidado se a alternativa se encaixa em suas necessidades para realmente aproveitá-la!

Neste artigo, você conheceu alguns motivos para recorrer à bolsa na hora de investir. Aproveitando o tema, venha conferir qual é a história da bolsa de valores de São Paulo!

E, se precisar de ajuda para fazer seus investimentos e conhecer as oportunidades disponíveis no mercado, entre em contato conosco!

Posts relacionados
AçõesFundos Imobiliários

Dividend yield: descubra o que é e como calcular o DY de um ativo!

6 Minutos de leitura
Está na hora de você descobrir o que é o dividend yield. Quem investe na bolsa de valores focado no longo prazo…
AçõesEducação Financeira

Entenda o que é risco, volatilidade e o índice VIX

8 Minutos de leitura
É muito comum que alguns investidores mantenham seu foco na rentabilidade ao escolher investimentos. Mas você sabia que existem outros conceitos tão…
Ações

Green bonds: como funcionam e como investir nesses títulos?

4 Minutos de leitura
Diante do esgotamento de recursos naturais e das alterações climáticas, há cada vez mais discussões sobre o fortalecimento da sustentabilidade. Como as…