Investimentos

Investimentos

Trader de sucesso: 3 dicas para especular na bolsa durante a crise

Por
Virgilio Lage

Quem busca ser um trader de sucesso tem interesse em saber como especular na bolsa durante as crises. Afinal, as operações de curto prazo são conhecidas por oferecer possibilidades de ganho mesmo com o mercado em queda.
Assim, enquanto os investidores veem seus ativos de longo prazo se desvalorizando em um momento econômico difícil, os traders podem obter resultados positivos – por exemplo, realizando operações de long e short.
Entretanto, existem aspectos fundamentais para que isso seja possível. Entre eles, a informação. Um trader precisa se preparar para ter sucesso na bolsa.
Então conheça nossas 3 dicas para especular na bolsa de valores durante a crise e ser um trader de sucesso até mesmo em situações adversas do mercado. Continue a leitura deste post e confira!

O que é especulação na bolsa?

Vamos começar definindo a especulação na bolsa para quem não conhece ou ainda não tem maiores detalhes sobre a prática. Quando se fala em renda variável, existem dois perfis: o investidor e o especulador.

A postura de investidor é aquela de adquirir ativos para manter no longo prazo. Por exemplo, é o caso de quem compra ações de empresas visando continuar com elas na carteira para receber dividendos ou lucrar com a alta valorização depois de anos.

Sabe-se que a bolsa de valores apresenta variações no curto prazo, a depender das movimentações do mercado financeiro. Contudo, os investidores que têm uma visão mais longa não costumam ter com o que se preocupar em relação às oscilações.

A realidade do especulador é bem diferente. Ele visa obter lucros exatamente em prazos menores. Então, as oscilações não são indiferentes para ele. Na verdade, elas são a chave do sucesso – ou fracasso – da sua atividade.

O trader ou especulador utiliza ferramentas de análise para identificar oportunidades na volatilidade de ativos e derivativos na renda variável. Assim, eles podem ganhar dinheiro quando os preços sobem ou baixam, de acordo com o que analisaram.

Há diversas maneiras de fazer operações de curto prazo. Um exemplo é o swing trade, que se configura como compras e vendas feitas em um período maior que um dia. Já quando tudo é finalizado no mesmo pregão, trata-se de day trade.

Qual é a importância dos especuladores no mercado?

Além de poder trazer resultados interessantes para quem a realiza, a especulação também é importante para o mercado financeiro como um todo. O maior motivo disso é o oferecimento de liquidez para as operações.

Os trades – principalmente os chamados grandes players – são responsáveis pela movimentação dinâmica de compra e venda na bolsa. Afinal, o volume de operações realizadas seria muito menor se existissem apenas investidores de longo prazo.

Consequentemente, a liquidez da bolsa ficaria limitada e se tornaria mais difícil negociar os ativos ou derivativos. Se você já realizou operações na bolsa, provavelmente percebeu que a liquidez é uma questão importante.

Em ativos de maior procura, as ordens de compra ou venda não demoram muito tempo para serem executadas, pois há frequentemente pessoas interessadas em comprar e vender. De modo geral, isso acontece graças à existência da especulação.

Como ser um trader de sucesso na crise?

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre como obter sucesso na atividade de trader em uma crise. De fato, a ideia pode parecer confusa, já que o mercado em baixa faz com que muitos investidores vejam seus ativos desvalorizarem.

A crise na bolsa de valores leva muitas pessoas ao prejuízo, mas também gera oportunidades tanto no curto quanto no longo prazo. Para os traders, a dinamicidade se apresenta como um benefício na hora de identificar operações possíveis.

Então, confira 3 dicas para ser um trader de sucesso em qualquer situação:

1. Tenha uma estratégia

Um dos principais erros de quem deseja começar a realizar operações de curto prazo na renda variável é fazer isso por impulso. Há pessoas que se tornam traders por incentivo de um amigo ou mesmo por se informar sobre o histórico de lucro de alguns profissionais.

Não há exatamente algo errado nisso. Entretanto, você não deve se basear apenas em intuição ou achar que o trade dá lucro naturalmente. Pelo contrário, é preciso muito estudo, uso de ferramentas e definição de estratégia para ter sucesso.

Logo, se você ainda está começando a dar os primeiros passos no mercado, a primeira atitude a se tomar é buscar conhecimento e definir a sua estratégia. Como falamos, existem várias alternativas para os traders em momentos de queda na bolsa.

Com o aumento dos riscos e a grande variedade de operações possíveis, apenas aqueles que desenvolvem boas técnicas conseguem decidir o que fazer para lucrar. Quem não toma cuidado pode acabar se perdendo entre tantas possibilidades.

2. Não esqueça o manejo de risco

Operações de trade envolvem altos riscos. Não é por acaso que elas podem oferecer ganhos acima da média quando comparadas à renda fixa e até mesmo aos investimentos na renda variável. Assim, quem busca lucro com especulação precisa ter um bom manejo de risco.

É necessário saber que existe sim o perigo de você perder o dinheiro que aportou – seja parte do montante, o valor total ou até mesmo mais do que o valor investido. As oscilações de curto prazo na bolsa podem ser surpreendentes e causar prejuízo.

Por isso, mais uma vez, a estratégia é fundamental – assim como o manejo de risco.

Alguns recursos, como o stop loss e o stop gain, são úteis na hora de realizar este manejo de risco. Além disso, busque controlar o aspecto emocional. O trader precisa tomar decisões rápidas, mas abrir mão da racionalidade diminui muito sua segurança.

3. Tenha foco

Por fim, o equilíbrio e o foco também fazem toda a diferença na rotina de um trader. Eleja os recursos que ajudarão na sua análise e se mantenha focado neles. Saber analisar os gráficos com atenção é uma das principais necessidades nas operações de curto prazo.

Também é válido acompanhar notícias relevantes, que possam impactar o mercado financeiro. Tendo atenção a elas e sabendo interpretá-las você se torna capaz de antecipar alguns movimentos e aumentar sua chance de lucro.

A falta de disciplina é muito ruim para quem deseja lucrar com trades. Afinal, as movimentações são rápidas e, em um momento sem foco, você pode deixar passar oportunidades ou perder o momento para sair de uma operação – especialmente em cenários de crise.

Neste post, você viu que é possível ser um trader de sucesso para lucrar com especulação na bolsa durante a crise. Contudo, a tarefa exige conhecimento e comprometimento em colocar em prática as 3 dicas essenciais que compartilhamos aqui.

Então, se o seu objetivo é especular na bolsa de valores, não deixe de segui-las! E, em caso de dúvidas, não deixe de buscar auxílio de profissionais especializados, que podem ajudá-lo a tomar boas decisões de investimento e especulação.

Quer contar com um serviço de assessoria de investimento especializado de uma das melhores mesas de renda variável vinculadas à XP Investimento? Então entre em contato conosco!

Deixe um comentário