Investimentos

Investimentos

Investir em ações de varejistas é um bom negócio? Veja agora!

Por

O mercado de varejo online no Brasil está em crescimento. Ao comparar com o primeiro trimestre de 2022, com o mesmo período do ano passado, a alta foi de 12,59% e o faturamento também cresceu em 11,02%. Esses dados são do índice MCC-ENET, da Neotrust em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital.

Portanto, podemos ver um crescimento e recuperação desse setor o que pode beneficiar novos investimentos em ativos da Americanas, VIA e Magazine Luiza, visto que essas empresas estão entre as principais varejistas.

A oportunidade de ser sócio das lojas de varejo mais famosas do Brasil, é algo que interessa a muitas pessoas. Por isso mostraremos um pouco mais sobre elas. Leia mais a seguir.

Como funciona o setor de varejo no Brasil?

O varejo é um dos principais segmentos empresariais do Brasil, tanto em faturamento como em geração de empregos. São mais de 7 milhões de empregos gerados só em 2020. Em 2019, uma pesquisa mostrou que o varejo empregou 74% dos trabalhadores do comércio como um todo.

Também, em 2020 a SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) mostrou que o varejo movimentou R$1,4 trilhão, o que representa 19,24% do PIB no corrente ano. Diante disso, podemos afirmar que é um setor primordial para a nossa economia o que traz ainda mais confiança em investir nas ações das principais empresas desse setor na B3.

Qual a importância do varejo no Brasil?

O setor de varejo é um dos mais importantes em nosso país. Ele está totalmente ligado aos consumidores. Então, como você viu com os dados acima, é comum que as empresas dessa área sejam conhecidas tanto pelos investidores como pelos seus clientes.

Falando em investimentos, o segmento possui características importantes que devem ser conhecidas por quem deseja investir na bolsa. A primeira delas é a presença cíclica: ele tem resultados melhores ou piores de acordo com situações econômicas do país.

Por estar muito relacionado ao consumo, as vendas tendem a aumentar quando a economia vai bem e a oferta de crédito é maior. Com essas circunstâncias, os consumidores são propensos a gastar mais no setor varejista. Já o contrário acontece em períodos de retração.

Outro ponto é a alta concorrência. Dessa forma, existem diversas empresas do mesmo setor e subsetor ligados aos mesmos produtos e serviços. Por isso, é comum que a geração de lucro seja afetada de acordo com resultados de concorrentes.

Assim, o setor varejista é muito presente na vida dos brasileiros e possui diversos representantes listados na bolsa. Mas, por ser um setor dependente de situações econômicas, é fundamental fazer uma boa análise macro para o investimento.

Leia agora sobre o porque ações é um dos melhores investimentos do mercado.

Magazine Luiza (MGLU3)

A Magazine Luiza é uma das lojas do setor do varejo mais conhecida entre os consumidores e, inclusive, investidores. Isso se dá, principalmente, pela sua forte atuação no cenário online e constante atualização.

Ela foi criada em 1957 em Franca, São Paulo, pelo casal Luiza Trajano Donato e José Donato. Em meados dos anos 70 a expansão pelo interior de São Paulo começou após a compra das Lojas Mercantil.

No começo dos anos 90 quem assume a organização é Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora, figura muito conhecida atualmente. Já em 1992 houve o lançamento das lojas virtuais e em 2000 o site oficial da rede para compras online.

Com cerca de 900 lojas físicas e líder do marketplace online no Brasil, a Magazine Luiza também controla a Netshoes, a Zattini e a Shoestock. Em 2021, ela adquiriu a loja de produtos eletrônicos Kabum.

Seu IPO na bolsa ocorreu em maio de 2011 e, até 2020, O ticker das ações ordinárias é MGLU3 e das ações do mercado fracionário é MGLU3F.

Via (VIIA)

A empresa Via (antiga Via Varejo) talvez não seja tão conhecida por esse nome entre os consumidores, mas suas redes são bastante famosas. Ela opera as Casas Bahia, o Ponto Frio, a Bartira e o e-commerce Extra, todos do setor varejista.

As Casas Bahia contam com mais de 700 lojas no Brasil, enquanto o Ponto Frio tem mais de 250 estabelecimentos no país. Ademais, a fábrica Bartira produz os móveis vendidos pela rede e corresponde a cerca de 75% das vendas.

A companhia VIA Varejo surgiu da fusão entre as Casas Bahia e do Ponto Frio, que era propriedade do grupo Pão de Açúcar (controlador da rede até 2019). Após esse ano, a família Klein, fundadora das Casas Bahia, assumiu a presidência do conselho administrativo.

O IPO da Via ocorreu em dezembro de 2013, contando com ações ordinárias (VVAR3) — sendo VVAR3F no mercado fracionário. Em 2021, o ticker de Via se transformou em VIIA3 — e VIIA3F no mercado fracionário.

Lojas Americanas (AMER3)

Por fim, uma das mais conhecidas representantes do setor de varejo brasileiro na bolsa de valores são as Lojas Americanas. A empresa atua tanto em lojas físicas como no comércio eletrônico, contando com estabelecimentos em todo o Brasil.

Ela também possui participação majoritária na B2W digital, que controla outras marcas conhecidas, como o Submarino, Shoptime e SouBarato. A companhia foi fundada em 1929 em Niterói, Rio de Janeiro por quatro americanos radicados no Brasil.

Como comprar ações da AMER3, VIIA e MGLU3?

O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores. Existem diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço. Faça uma escolha que você se sinta seguro e que tenha o melhor custo em relação à qualidade do atendimento. Além disso, escolha aquela que ofereça facilidade.

O passo seguinte também é muito simples. Você precisará fazer um depósito na conta da corretora. Para isso, você pode realizar um DOC ou TED, seguindo as orientações da corretora que você escolheu.

Com o dinheiro na conta da corretora, o terceiro passo é definir o seu perfil de investidor e objetivos. Muitas pessoas desconhecem essa etapa e acabam partindo para os próximos passos sem ter um plano ao fazer um investimento. Isso pode ser um problema bem maior do que muita gente imagina. Não saber sobre seu perfil e seus objetivos pode fazer com que os resultados dos investimentos nesse mercado fiquem bem abaixo do esperado.

Por fim, o último passo, é escolher os ativos disponíveis para compra no sistema da sua corretora. Todas as transações são feitas no home broker de forma online, então você não precisa renunciar ao conforto e comodidade da sua casa para comprar ações. Se você quiser ter um norte para começar esse investimento, a recomendação é contatar os especialistas da Valor Investimentos considerada uma das 20 melhores assessorias de investimentos do Brasil da XP Investimentos. Entre em contato pelo formulário abaixo.

ABRA SUA CONTA NA VALOR INVESTIMENTOS COM A XP

Deixe um comentário