Investimentos

Investimentos

O que é ROI? Entenda como calcular o retorno sobre investimento

Por

Você sabe o que é ROI? No mundo dos investimentos, existem muitas siglas que acabam gerando confusão na cabeça de quem está começando. Mas pode ficar tranquilo que a Vai Investir tira todas as suas dúvidas.

ROI nada mais é do que uma sigla da língua inglesa que significa Return Over Investment – em português, retorno sobre investimento. Trata-se de um índice de performance que calcula o rendimento, ou seja, a competência de uma empresa em gerar lucro. Mas o que isso significa na prática? Continue lendo e descubra!

O que é ROI e como ele é aplicado no mercado financeiro?

O ROI tem diversas aplicações no mercado financeiro, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. O retorno sobre investimento é uma medida de desempenho muito usada para avaliar a eficiência de um investimento. Por isso, é uma ferramenta importante para a tomada de decisão, tanto para o investidor como para a empresa. Ele é, por exemplo, um dos indicadores utilizados na análise fundamentalista. Lembra dela? Falamos sobre ela aqui.

Para você entender como o ROI é uma ferramenta versátil, separamos outros exemplos de momentos nos quais ele pode ser utilizado:

  • Adquirir investimentos financeiros;
  • Adquirir equipamentos para a indústria;
  • Promover a capacitação de profissionais;
  • Investir em campanhas de publicidade;
  • Observar o retorno sobre a aquisição de empresas;
  • Abrir novas lojas.

A importância do ROI para investidores

O ROI é particularmente interessante para investidores. No tópico anterior falamos sobre a análise fundamentalista, mas se engana quem acha que a aplicação desse cálculo se restringe a ela. A verdade é que o retorno sobre investimento pode ser aplicado em diversos momentos na vida de quem investe.

 É possível analisar como tal investimento contribuirá para obter os resultados esperados. Sendo assim, se há um objetivo específico, é possível utilizar o ROI para verificar se aquele investimento poderá atingi-lo. Além disso, a ferramenta permite traçar metas mais realistas, possibilitando ao investidor entender o quanto é possível ganhar com um investimento.

 De qualquer forma, vale a regra de ouro: quanto maior o ROI, melhor é o investimento. Isso vale para a maioria dos casos. Mas é importante lembrar que essa não deve ser a única métrica usada para medir a atratividade de um investimento. Por isso, é importante aplicar métodos diferentes da análise fundamentalista para basear essa escolha.

Ainda, como essa métrica varia ao longo do tempo, ela precisa ser revista e verificada constantemente. Assim conseguimos garantir decisões mais claras e assertivas, além de identificar gargalos e corrigir rotas com mais velocidade.

Confira também: Descubra os melhores investimentos para 2022!

 Como calcular o retorno sobre investimento

Agora que você já sabe a importância do ROI e como aplicar, falta saber como é feito o cálculo! A fórmula é a seguinte: ROI = (lucro obtido – investimento) / investimento.

Vamos ver como isso fica aplicado em um exemplo?

Digamos que uma determinada empresa investiu R$ 80.000 em melhorias nas suas operações e teve um ganho de R$ 100.000. Então temos que: ROI = (100.000 – 80.000)/80.000 = 0,25 ou 25%. Portanto, essa empresa apresenta um retorno sobre investimento de 25%.

Observação: para ter mais precisão no resultado dessa conta, é necessário incluir todas as despesas existentes no momento do investimento.

O que considerar ao analisar o ROI

Não se deixe enganar por um retorno sobre investimento muito alto: para analisá-lo de forma realista precisamos entender que ele não é uma ferramenta de análise absoluta e independente. O ROI precisa ser analisado junto com outras variáveis para que você tenha um panorama mais claro sobre as melhores opções de investimento.

  1. Setor de atuação: compare ROIs entre ações de empresas de um mesmo setor, melhor ainda se forem concorrentes diretos
  2. Período: considere o mesmo tempo de investimento na comparação entre ROIs

Quais indicadores analisar além do ROI?

Além de variáveis, na hora de analisar o ROI, é interessante combiná-lo com outras ferramentas para ir mais a fundo na melhor opção de investimento.

  1. Payback: expressa quanto tempo demos para que o lucro ou economia feitos a partir de um investimento se iguale ao valor que foi investido, esclarecendo se se trata de um investimento de curto, médio ou longo prazo. É calculado pela fórmula: Payback = investimento inicial / economia obtida.
  2. Taxa interna de retorno: a TIR corresponde à taxa que iguala o fluxo de caixa antecipado ao valor do investimento, avaliando se um investimento é atrativo ou não.

Considerações finais

Neste artigo, nos aprofundamos no famoso ROI. Depois de ler com atenção, você já deve saber como aumentar seus ganhos e conquistar seus objetivos a partir dessa análise. Confira mais dicas nos nossos artigos!

banner abra sua conta

 

Deixe um comentário