Investimentos

Investimentos

Você sabe o que é tape reading? Descubra!

Por
Virgilio Lage

Especular na bolsa de valores significa executar estratégias que possibilitem ganhos no curto ou curtíssimo prazo — muitas vezes, durante um mesmo pregão. Nesse sentido, usar o tape reading pode ajudá-lo a alcançar resultados positivos.

Esse tipo de estratégia auxilia no processo decisório do trader. Por meio dela, ele consegue monitorar o mercado e, consequentemente, identificar o melhor momento para comprar e vender ativos e derivativos na bolsa.

Neste artigo, você entenderá o que é e como funciona a estratégia de tape reading. Além disso, conhecerá as vantagens e os riscos que ela pode trazer para as suas operações.

Boa leitura!

O que é o tape reading?

O tape reading, ou leitura de fita em uma tradução livre, é uma estratégia utilizada por traders na bolsa de valores. O conceito dela remonta aos tempos em que as negociações de ativos e derivativos no mercado eram feitas presencialmente ou por telefone.

À época, uma máquina chamada “ticker tape machine” registrava as ordens de compra e venda na bolsa em fitas de papel. No material, estavam presentes as informações sobre os ativos negociados, bem como o volume e a cotação da operação.

Desse modo, muitos traders usavam esses dados para monitorar o fluxo de negociações ao longo do pregão. Assim, eles conseguiam identificar possíveis tendências de mercado e se antecipar a elas — aumentando suas chances de ganhos com as oscilações dos ativos e derivativos.

Embora a ticker tape machine não seja tão usual no mercado com a popularização dos pregões digitais, a nomenclatura da estratégia se manteve. Logo, o tape reading permite que os traders monitorem os fluxos de ordem no mercado e utilizem essas informações para tomar decisões.

Como funciona essa estratégia?

Para aumentar as chances de obter ganhos no curto prazo, é fundamental que os traders consigam interpretar bem os movimentos do mercado. À vista disso, o tape reading pode ajudar os especuladores a identificar o surgimento de tendências.

Assim, o objetivo dessa estratégia é analisar o fluxo de ordens na bolsa de valores. Geralmente, a prioridade do trader é acompanhar os movimentos de grandes players do mercado, como investidores institucionais — já que eles costumam fazer operações de maior volume financeiro.

Desse modo, observar as operações maiores contribui para que os traders percebam as direções do mercado e visualizem oportunidades de lucro. Isso acontece porque as movimentações com maior volume financeiro costumam gerar efeitos no mercado no curto prazo.

Para entender melhor, imagine que um investidor institucional fez uma compra milionária de determinada ação. Após esse investimento, é possível que outros investidores também demonstrem interesse pelo ativo.

Assim, o trader que viu a movimentação acontecendo e se antecipou ao mercado poderá vender suas ações por um preço mais alto. Logo, ele conseguiu aproveitar a janela de mercado percebida no tape reading e consolidou seus ganhos.

Como colocar o tape reading em prática?

Para executar essa estratégia, existem ferramentas que podem auxiliar o trader, como:

  • livro de ofertas: responsável por apresentar intenções de compra e venda. Por meio dele, você identifica ordens que poderão ser negociadas;
  • volume de profile: permite que o trader visualize as regiões de preço em que aconteceram negociações. Assim, ele poderá identificar elementos importantes para a tomada de decisão, como o suporte e a resistência;
  • histórico de negócio (times & trades): é o registro de todas as operações durante determinado período.

Por meio dessas características, os traders são capazes de acompanhar movimentos de mercado e aproveitar oportunidades. Com isso em mente, a estratégia de tape reading pode ser uma alternativa para aqueles que buscam ganhos rápidos.

Quais as vantagens e desvantagens do tape reading?

Agora que você sabe mais sobre o tape reading, é importante conhecer as vantagens e desvantagens que ele pode trazer para a sua estratégia. Dessa forma, você poderá avaliar se o método é adequado para o seu planejamento.

O principal ponto positivo dele é permitir o acompanhamento das movimentações de grandes players. Como você viu, a partir de uma leitura eficiente de grandes ordens, há como buscar o melhor momento para comprar ou vender determinado ativo ou derivativo.

Outra vantagem do tape reading está em apontar para movimentações em tempo real. Como a bolsa de valores é um ambiente dinâmico, o tape reading contribui para que você acompanhe o mercado com mais eficiência.

Contudo, esse tipo de estratégia pode ser mais complexa e arriscada, já que envolve o curtíssimo prazo. Além disso, é preciso considerar que nenhuma operação de trade apresenta garantias de ganhos para os especuladores. Desse modo, o ideal é que ela seja utilizada por traders com mais experiência.

Quais as principais diferenças dele para outras estratégias de trade?

Como você viu, o tape reading é uma estratégia que pode auxiliar o trader a se antecipar a tendências de mercado. Assim, pode valer a pena saber como ela se diferencia de outras abordagens com o mesmo foco.

A análise técnica é outro dos métodos mais comuns de avaliação do mercado pelos traders. Ela consiste no acompanhamento dos preços de ativos e derivativos a partir do monitoramento de gráficos. Por meio dela, os especuladores têm a chance de identificar tendências de valorização ou queda nas cotações.

Na análise técnica, os traders devem fazer a interpretação dos gráficos para tomar suas decisões. Como ponto positivo, ela se destaca pelos elementos visuais — que podem ser mais acessíveis para aqueles que buscam por oportunidades no mercado, mas ainda estão consolidando seu conhecimento.

A principal diferença entre estratégias que fazem uso da análise técnica e o tape reading é a velocidade de informações. No tape reading, os dados são numéricos e representam negociações em tempo real. Logo, é comum que ele seja usado por especuladores que desejem maior agilidade para realizar suas movimentações.

Já a análise técnica pode ser mais utilizada por traders que operam em intervalos de tempo maiores. Mas vale saber que a análise técnica e o tape reading podem ser estratégias complementares. Em conjunto, as duas colaboram para que você desenvolva um planejamento mais eficiente de operação na bolsa de valores.

Quando vale a pena usar o tape reading?

Agora que você conhece as principais características do tape reading, é importante saber quando usar essa estratégia. Para isso, é importante levar em consideração o tipo de operação que você realiza na bolsa de valores.

Como o tape reading foca nas movimentações em tempo real, ele pode ser mais útil para aqueles que focam em operações especulativas no mesmo pregão — como os traders que procuram ganhos no curtíssimo prazo, como day traders e scalpers.  Por outro lado, investidores de longo prazo podem não se interessar por essa modalidade.

Como vimos, o tape reading pode oferecer benefícios para especuladores da bolsa de valores. Contudo, essa é uma estratégia especulativa de curtíssimo prazo, e os riscos dessa caraterística devem ser considerados antes de considerar a leitura de fita em suas operações.

Quer saber mais sobre especulação na bolsa? Entenda como lucrar fazendo trading de commodities!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.