Análise e Opinião

Análise e Opinião

A inflação mundial e o ‘free lunch’ das finanças

Por
Flavio Mattedi

A percepção da dinâmica econômica global ainda está atrelada aos choques e desdobramentos da pandemia. Os governos em geral lançaram mão dos chamados estímulos monetários e fiscais pelo brusco golpe que as economias do mundo sofreram.

Como consequência disso, as fissuras nas cadeias globais de produção e nos mercados geraram um quadro de alta inflação. Sabemos que a inflação atinge a muitos, principalmente os mais vulneráveis.

Contudo, nos últimos meses, uma medida que tem ecoado em inúmeros Bancos Centrais (BC’s) afora é a retirada gradual dos estímulos e a normalização das políticas monetárias face um ambiente de travas do crescimento econômico.

É nesse contexto que podemos perceber as movimentações dos Bancos Centrais e enxergar as previsões de modo factível. O Banco Central Europeu (BCE) começa a se mover na direção de subir os juros, seguindo o caminho já indicado pelo Federal Reserve (Fed).

Leia tambémConheça os melhores fundos de RF, RV e Imobiliários de 2021!

Um exemplo disso, tem sido os argumentos da presidente do BCE, Christine Lagarde, em que declara que a maior parte do avanço de preços se deve à alta dos custos de energia e de alimentos e às rupturas na cadeia produtiva global.

Em parte, Lagarde está correta. No entanto, alguns analistas têm se preocupado com o risco desses choques de oferta terem efeitos secundários na inflação. O mercado de trabalho está demorando a engrenar. Tal como cá, mas de forma mais amena, a taxa de desemprego na zona do euro atinge 7%. A consequência desse dado é a de que poderá alimentar reajustes reais de salários que superem os ganhos de produtividade.

Por outro lado, nos Estados Unidos os dados do mercado de trabalho, divulgados na sexta-feira (04), registraram a criação de 467 mil empregos. Isso porque os analistas contavam 150 mil vagas. Os rendimentos voltaram a subir e o desemprego subiu levemente de dezembro para janeiro (3,9% para 4% respectivamente).

Com os números na ponta do lápis, o risco de uma inflação de salários se torna mais palpável aos americanos. Por isso, há crescentes críticas de que o Fed está atrás da curva no processo de alta de juro.

As recentes notícias de desaceleração econômica da China também é um ingrediente importante e que impacta diretamente os países emergentes. O Brasil é um exemplo claro, pois apresenta uma situação fiscal frágil.

Veja aquiTesouro Direto: como receber o dinheiro no mesmo dia?

Além disso, a alta da inflação gerou o ponto de inflexão da política monetária, somadas às incertezas eleitorais, acrescentando ao prato principal a pimenta da volatilidade no mercado acionário.

O ganhador do Nobel, Harry Markowitz, traz um ponto extremamente relevante em sua Teoria Moderna de Portfólio e que cai como uma luva atualmente aos investidores brasileiros. Há 25 anos ele dizia que a diversificação é o único “free lunch” em finanças, já que traz a possibilidade de ampliação do retorno para um determinado nível de risco ou redução do risco para um determinado retorno.

Em outras palavras e sem falar “financês”, é importante, na montagem de carteiras diversificadas, aliar produtos descorrelacionados, pois é a melhor forma de obter resultados consistentes a longo prazo, mesmo em cenário turvos e de alta inflacionária.