Análise e Opinião

Análise e Opinião

Efeito Americanas impactando nos investimentos em Renda Fixa?

Por
Nelson Magalhães

lojas americanas 848x477 1

“Mas eu não invisto em ações!” –

Pois é! O investidor conservador também sofreu o impacto negativo do caso Americanas. Mesmo quem não tem na carteira as ações da empresa (AMER3) e não tem investimentos em fundos de ações, que poderiam ter exposição nesse papel, pode ter se surpreendido ao ver o impacto nos seus rendimentos desse mês até aqui. Mas como isso é possível?

>A bomba contábil revelada pela Americanas – que pode elevar a dívida da companhia para a casa dos R$ 40 bilhões – gerou forte reprecificação nas debêntures da empresa.

As debêntures são títulos representativos de dívida emitidos por empresas com o objetivo de captar recursos para diversas finalidades. Os investidores, ao adquirem esses papéis, têm um direito de crédito sobre a companhia e recebem remuneração a partir dos juros. E muitos fundos de renda fixa, tinham esse título na carteira. Um título que até então representava a dívida de uma empresa sólida e com excelente classificação de crédito, rating AAA (Triple A).

Desde a divulgação do fato relevante em que a empresa informou o mercado sobre a existência de um rombo contábil, o valor das debêntures despencou nos últimos dias e os papéis passaram a ser marcados com um desconto de 50% em relação ao valor do dia anterior no dia 12 deste mês. A queda nos preços deve-se à forte alta das taxas, que dispararam com o aumento do risco que os investidores passaram a considerar no papel.

O rating de crédito foi reclassificado para D. Nesse sentido, a marcação a mercado, que é feita diariamente pelos fundos de investimento, penalizou negativamente as cotas dos produtos. E o cenário ainda pode piorar pois em recuperação judicial, a empresa pode se tornar inadimplente ou não pagadora dessa dívida, o famoso default!

Lições: Busque o suporte de bons profissionais, tenha uma assessoria para adequar o seu portfólio aos seus objetivos e diversifique! Numa carteira bem diversificada, o risco se dilui e os impactos são facilmente administráveis.

 

Deixe um comentário