Análise e Opinião

Análise e Opinião

Bolha financeira: quem diria que tulipas fossem tão perigosas?

Por

Se você acha o Bitcoin caro no auge dos seus 100 mil reais, vai ficar chocado com a história em que uma única tulipa que podia comprar uma casa para você.

Aliás, não por acaso, a mesma flor gerou a primeira bolha financeira do mundo.

Parece mentira, né? Mas aconteceu de fato.

O papo começa no século 17 e a Holanda era recém-independente, e uma das nações mais ricas no comércio global.

Na época, os holandeses tinham a maior renda per capita do mundo. Pessoas ricas, gastos elevados e um fascínio pelos símbolos de status se tornaram uma constante.

De cores vivas e únicas em comparação às outras flores cultivadas na Europa, as tulipas “exóticas” rapidamente se tornaram um item de luxo cobiçado pelos holandeses ricos.

A Era de Ouro Holandesa

Colecionar tulipas era o mesmo que colecionar arte e joias finas. Os membros da classe média holandesa em ascensão pagavam grandes somas de dinheiro pelas flores.

Na década de 1620, uma variedade em particular de tulipa – Semper Augustus – entrou no mercado e teve valorização bem acima de todas as outras flores por suas deslumbrantes listras.

No entanto, o cultivo das tulipas Semper Augustus demorava vários anos. Dessa forma, os comerciantes de tulipas começaram a assinar contratos para comprar tulipas no final da estação de cultivo, criando efetivamente o que se chama no mercado financeiro de contratos de futuros sobre tulipas.

Os contratos de tulipas empurram o valor das flores a níveis extraordinários. Um único bulbo de tulipa ficou tão caro que poderia custar uma vila inteira na Holanda.

Isso numa época em que as casas naquela cidade eram caríssimas.

Inacreditável, né?

O colapso da Era das Tulipas

Mas nem tudo são tulipas. Um dia, alguns comerciantes decidiram não comprar uma tulipa, preocupados de que não seriam capazes de revender com lucro.

O que aconteceu a seguir foi nada menos do que um efeito dominó. Mais e mais pessoas começaram a querer liquidar suas posses de tulipas, o que desencadeou uma rápida queda nos preços.

Comerciantes entraram em pânico, percebendo que haviam apostado suas economias e casas de família em flores.

O governo holandês interveio para limitar a venda oferecendo-se para honrar os contratos a 10% do valor, mas muitos ficaram em ruína financeira, já que o preço praticamente virou .

Mesmo aqueles que haviam saído antes do estouro da bolha foram prejudicados pela depressão resultante após o crash da economia holandesa.

A grande lição

Para vencer no mercado financeiro, é preciso, muitas vezes, ir contra a maioria e não se deixar levar pelo efeito manada.

Como diz Warren Buffet: “Seja medroso quando os outros forem gananciosos e ganancioso quando os outros forem medrosos”

 

E ai? Já sabia dessa história?

Essa e outras histórias exclusivas são enviadas aos nossos assinantes todos os domingos às 8:30. Além disso, todos os dias, às 6:30, te mantemos atualizado sobre as as principais notícias do mercado. Quer começar a receber esses conteúdos? Inscreva-se na nossa newsletter.

Se você conhece alguém que pode se beneficiar desse conhecimento, envie o link deste conteúdo para a pessoa.

Até a próxima!

Deixe um comentário