Análise e Opinião

Análise e Opinião

Carta aos Investidores – Janeiro 2021

Por
Thiago Goulart

“Muitas pessoas gastam dinheiro que não tem,
para comprar coisas que não precisam,
para impressionar pessoas que não gostam. ”

Will Smith – Ator americano

A Educação Financeira é tema sempre relevante no início do ano. Se olharmos pelo retrovisor, em 2020, muitos de nós mudamos a maneira como gastar dinheiro. Elencou-se prioridades emergenciais, reconfigurou-se o orçamento familiar e apertamos o cinto. Daí um assunto importantíssimo em tempos pandêmicos: a Reserva de Emergência.

gestao de risco

Quem já construiu um colchão financeiro o alívio torna-se maior quando passamos por um período de incertezas. Exemplo: redução de renda e perda de emprego são momentos amargos, mas que podem ser amenizados pelo uso plausível da Reserva de Emergência. Por outro lado, sem a reserva, a pressão pelo ajuste orçamentário aumenta. Como consequência iniciam-se os desajustes financeiros.  

Exemplo prático: as pessoas que utilizaram o cartão de crédito – juros altíssimos – e deixaram de pagar o total da fatura podem entrar num círculo vicioso em suas finanças pessoais. Neste caso, o uso da Reserva de Emergência seria a melhor decisão: pagar em dia o cartão. Lembre-se de que pagar parcelado é adiar a quitação nos meses seguintes.  

O consumo é assunto fundamental da Educação Financeira. Nesse sentido, torna-se cada vez mais relevante o reforço do autoconhecimento e da compreensão do perfil de investidor que respeite quem somos.

A boa notícia?

Temos um novo portal de conteúdos: a Vai Investir. Lá, abordamos temas que nos ensinam a lidar melhor com o nosso dinheiro, como se tornar um investidor, em que classe de produtos financeiros devo aplicar meu dinheiro etc. Neste ano, mais do que nunca é preciso nos apropriarmos do nosso dinheiro e tomar decisões cada vez melhores.

Bem-vindos a 2021!  

» DESTAQUES VAI INVESTIR | Pense rápido e com prática

Destaque VAI

Para uma leitura rápida e com aprendizagem prática, veja e leia dois dos nossos artigos de destaque no portal de Educação Financeira.

. Investimento melhor que poupança? Conheça cinco opções!

. 5 tipos de investimentos para investir 5 mil reais

» SAIU NA IMPRENSA | Lições

Saiu na imprensa

A vida é repleta de imprevistos, mas momentos de crise são importantes para nosso aprendizado e crescimento pessoal.

As lições financeiras de 2020, por exemplo, mostram para o investidor como a organização e o planejamento financeiro são fundamentais para superar fases complicadas.

Quer saber mais?

. Acesse » 5 Lições financeiras que devemos aprender com 2020 

» VOCÊ SABIA? | Boletim Focus

Focus

O Boletim Focus é uma importante fonte de dados para você que deseja iniciar seus investimentos ou já é investidor precisa saber.

Ele resume as estatísticas e as expectativas de mercado e é divulgado toda segunda-feira.

Quando o assunto é economia e indicadores econômicos, não há um documento mais completo que o Boletim Focus do Banco Central.

Apesar de sua importância, no entanto, este documento ainda não é acompanhado por boa parte dos investidores – que, muitas vezes, simplesmente desconhecem a utilidade do boletim em relação ao seu dia a dia.

Se interessou?

. Acesse » Boletim Focus do Banco Central: descubra por que e como acompanhá-lo!

CENÁRIOS & PERSPECTIVAS

» BRASIL | Corrida contra o tempo

O governo brasileiro conseguiu emplacar poucos e bons projetos, mas agora precisa atacar uma série de pautas urgentes para a economia brasileira.

. O que já foi aprovado?

  1. Reforma da Previdência | Primeira vitória econômica do governo. As mudanças nas regras de aposentadoria e pensão passaram a integrar a Constituição em 2019.
  2. Marco Legal do Saneamento Básico | O presidente sancionou, em julho de 2020, a nova legislação, que tem como objetivo universalizar e qualificar a prestação de serviços no setor.
  3. Casa Verde e Amarela | O programa habitacional que substituirá o Minha Casa Minha Vida foi aprovado em dezembro de 2020 no Congresso e seguiu para sanção presidencial.
  4. Autonomia do Banco Central | O Senado aprovou o projeto que cria mandatos fixos para dirigentes do BC, entre outros pontos, mas ainda falta a aval da Câmara, que virá neste ano.

. O que falta fazer?

  1. Reforma Tributária | Os projetos que tratam do tema ainda estão em fase de discussão pela comissão mista no Congresso e enfrentam pontos de resistência.
  2. Reforma Administrativa | A proposta que busca mudar as regras do funcionalismo público foi apresentada pelo governo em setembro de 2020, mas ainda não começou a tramitar oficialmente.
  3. Privatizações | Ainda não aconteceram. O projeto de lei que acaba com o monopólio dos Correios e abre caminho para a privatização da estatal deve ser discutido ao longo deste ano.

» ESTADOS UNIDOS | Guinada na diplomacia americana

O democrata Joe Biden se instala na Casa Branca neste mês de janeiro com a promessa de uma política externa pautada pela cooperação internacional e pelo multilateralismo. Veja os cinco pilares da política externa do novo presidente americano.

  1. Reaproximação com aliados | Biden deverá reconstruir pontes com os países deixados de lado pela abordagem “EUA em primeiro lugar”, especialmente as potências europeias.
  2. Multilateralismo | No governo democrata, os EUA reafirmarão seu compromisso com organizações internacionais como Otan e OMS.
  3. Meio ambiente | Os temas relacionados à mudança climática serão parte central de sua política externa, o que deve ter consequência para o Brasil.
  4. China | Biden pretende coordenar uma pressão concertada sobre a potência asiática com aliados ocidentais, sem abandonar a guerra comercial.
  5. Oriente Médio | A retomada do acordo que visa impedir que o Irã obtenha armas nucleares foi uma de suas promessas de campanha.

 » ALOCAÇÃO

A nossa assessoria é pautada na combinação sugerida por especialistas da XP Investimentos, visando a busca por maiores retornos dado um determinado risco e volatilidades aliados ao perfil de cada cliente e somada às perspectivas atuais do cenário macroeconômico.

. Para saber mais sobre as carteiras recomendadas da XP | CLIQUE AQUI

 » INDICADORES | Investimentos em 2020

Segue abaixo, os indicadores em que você poderá ver a evolução das aplicações financeiras referentes ao mês de dezembro e do ano de 2020. Um dos grandes destaques do ano foi o Ouro, registrando forte valorização anual de quase 56% em 2020.

Já o Ibovespa, conseguiu reverter as perdas acumuladas ao longo do ano e encerrar no positivo, com alta de 2,9%. Veja a rentabilidade de outros ativos tento em Renda Fixa, quanto em Renda Variável.

Balancos 2020

» LEITURAS RECOMENDADAS 

 

Investimento melhor que poupança? Conheça cinco opções!

Inteligência financeira para o ano novo: assuma o controle das suas finanças!

Você sabe o que é uma carteira recomendada de investimentos?

Depósitos recorde em poupança: como sair dessa armadilha?

Investimento para aposentadoria: conheça 4 alternativas!

 

Qualquer dúvida que tiver sobre os conteúdos abordados, entre em contato conosco pelo e-mail: tgoulart@valorinvestimentos.com.br

 

Um abraço,
Equipe Valor Investimentos

 

» DISCLAIMER

Acreditamos que difundir a Carta Mensal aos Investidores é contribuir para a realização de uma aprendizagem centrada em metas, almejando sonhos, conquaistas e qualidade de vida. Informamos que o intento desta Carta não é sugerir recomendações de compra ou venda de classe de ativos de qualquer natureza.

Somos um escritório credenciado à XP Investimentos, com atuação especializada em serviços de assessoria em diversos tipos de investimentos, com o objetivo de gerar valor para seus investidores e clientes. Fazemos parte do G20 – grupo de escritórios mais relevantes da XP – desde a sua primeira edição.

Há 17 anos no mercado, atualmente atendemos mais de 25 mil clientes em todo o território nacional e você faz parte dessa história!

Reunimos profissionais especializados no mercado financeiro, com profundo conhecimento dos produtos e serviços oferecidos, atendimento exclusivo, acompanhamento completo e extensa rede de relacionamentos com investidores, clientes e parceiros em todo o Brasil.