Carta

Carta aos Investidores – JAN 2021 | Segmentado

7 Minutos de leitura

“Depois de ver uma longa série de vermelho sair na roleta,
a maioria das pessoas acredita equivocadamente que é a vez do preto”.

Daniel Kahneman*

Carta aos investidores,

Quais são seus planos para 2021? Antes da resposta, uma provocação: você sabia que para projetarmos o futuro e os novos desafios, a memória cumpre um papel fundamental ao questionamento inicial. Parece um paradoxo mencionar o passado para termos uma ideia de futuro.

Sim, a memória nos fornece a possibilidade de “hedgearmos” nossas estratégias e apostas, moldando melhor o futuro. As memórias são adquiridas em estados de alerta e com cargas emocionais latentes. É por isso que eventos pessoais ou sócio-político-econômicos têm maior impacto em nossas cabeças.

O mesmo acontece em relação ao Mercado Financeiro. Exemplo prático: março de 2020 (gráfico 2, linha roxa). Este momento está muito bem memorizado pelos investidores, assim como o fato causador de 6 circuit breakers na Bolsa e algumas intempéries globais.  Agora, imagine se você não tivesse memória. Como se definiria?

Moral da história: consciência sem memória é um horizonte em branco, um vazio existencial.

Por mais que a nossa memória seja falha ou enxertemos elementos para configurá-la, tendemos a obter uma representação do real, ainda que incerta. Por fim, talvez a memória não sirva para ser simplesmente um indicativo perfeito do passado, mas sirva para nos adaptarmos ao presente e ao futuro.

É preciso realçar o fato de que apesar dos contratempos ocorridos, há de se destacar e também lembrar dos bons pontos vivenciados pelo Brasil em 2020. O Brasil não está quebrado, segundo o economista Celso Ming em recente artigo. Ming abordou alguns tópicos relevantes:

1) Não há corrida ao dólar;

2) O índice de risco Brasil medido pelo Credit Defualt Swap de 5 anos (CDS5) está em queda (gráfico 1);

3) A Bolsa vive o seu momento de pico (gráfico 2, linha verde), recuperando as perdas ocorridas e atingindo o recorde histórico de 125.000 pontos (gráfico 2, linha vermelha);

4) Além dos US$ 356 bilhões em reservas externas, a balança comercial mostrou superávit de US$ 50 bilhões em 2020.

Isso não quer dizer que devemos vendar os olhos, pois temos de superar um problema histórico: o rombo das contas públicas (gráfico 2).

Retornando à memória. Quer um conselho? Assista à série The Mind Explained (imagem 3) e descubra como o cérebro controla a nossa memória, o esquecimento e os sonhos. Lembrando que sonhar também é projetar o futuro.

Bom 2021 a todos!

Gráfico 1

Divida Carta aos Investidores - JAN 2021 | Segmentado

Gráfico 2

Ibov Carta aos Investidores - JAN 2021 | Segmentado

Imagem 3

The mind Carta aos Investidores - JAN 2021 | Segmentado

 

*PAUSA PARA A CITAÇÃO | Quem é Daniel Kahneman?

Daniel Kahneman 009 Carta aos Investidores - JAN 2021 | Segmentado

A citação de abertura desta Carta faz uma referência ao economista e especialista em finanças comportamentais Daniel Kahneman – ganhador do prêmio Nobel em 2002. Seu trabalho se debruçou no poder das tomadas de decisão.

Quando estamos diante de uma decisão, geralmente agimos usando a intuição em vez do pensamento racional, porque é mais rápido e mais fácil e, com frequência, nos dá o resultado que queremos. Mas raramente levamos em conta as probabilidades reais envolvidas.

Vale a pena investir seu tempo para ler a obra “Rápido e Devagar – Duas formas de pensar” do economista.

» SAIU NA IMPRENSA | Fundos Imobiliários (FIIs)

Os Fundos Imobiliários protagonizaram algumas das maiores compras de ativos em 2020. Outro dado que vale ressaltar é que os FIIs atingiram a marca de 1 milhões de investidores pessoa física.

Como uma alternativa para a diversificação dos investimentos muitos investidores, os FIIs têm se tornado uma opção bem atraente para empresas. Motivos não faltam.

Por um lado, as companhias puderam reforçar a liquidez em meio à crise; por outro, aproveitaram a baixa da taxa de juros para travar valores menores de aluguel por períodos longos, de até 15 anos. Reflexos de um mercado em franco desenvolvimento.

Transacoes de FIIs Carta aos Investidores - JAN 2021 | Segmentado

. Se interessou? | Nosso site de Educação Financeira, a Vai Investir, preparou dois conteúdos para você:

  1. O fundo imobiliário faz sentido para você? Leia e descubra.

2. Como investir em fundos imobiliários? 4 Passos para começar!

» PALAVRA DA GESTORA | Dynamo

O ambiente digital determina outra lógica e estimula padrão de comportamento diverso. No mundo de efeitos de rede, simplesmente não dá para nascer pequeno e crescer lentamente.

Quando o foco do modelo de negócios é crescer rápido, aumentam as chances de se incorporar efeitos de rede. Daí que a ênfase na velocidade seja fundamental. Atributos fundamentais do crescimento como efeitos de rede e distribuição tendem a prover recompensas desproporcionais para a companhia que primeiro atinge massa crítica em um determinado segmento de negócio.

Sendo a velocidade uma grandeza relativa, a fim de conquistar a oportunidade do mercado torna-se fundamental avançar mais rápido do que os competidores.

Neste contexto, as decisões devem ser tomadas sob a égide da adaptação e nem tanto em termos de eficiência. Para tanto, é preciso manter a capacidade de inovação durante todo o tempo. E inovar depende do desejo de avançar sobre terrenos menos pavimentados.

Depende do ímpeto de explorar o desconhecido. De lançar-se sobre cipós mais promissores.

. Quer continuar lendo? | Leia a Carta completa aqui.

» EMPRESAS | As maiores do mundo

Muita coisa mudou no mundo nos últimos 20 anos. Alguns setores, como as montadoras, que dominavam o mercado deram lugar a outros. Atualmente, há mais empresas chinesas do que americanas.

A expansão e incorporação de tecnologias para otimização e eficácia dos produtos entregues aos consumidores foram essenciais para essa mudança de posições. Além disso, a redução de custos em um mundo cada vez mais competitivo fez muitas empresas reverem seu modelo de gestão.

A Exame trouxe, por meio de uma pesquisa da revista Fortune, as maiores empresas do mundo em três momentos: 2000, 2010 e 2020.

Maiores empresas do mundo Carta aos Investidores - JAN 2021 | Segmentado

 

CENÁRIOS & PERSPECTIVAS

 

» BRASIL | Corrida contra o tempo

O governo brasileiro conseguiu emplacar poucos e bons projetos, mas agora precisa atacar uma série de pautas urgentes para a economia brasileira.

. O que já foi aprovado?

  1. Reforma da Previdência | Primeira vitória econômica do governo. As mudanças nas regras de aposentadoria e pensão passaram a integrar a Constituição em 2019.
  2. Marco Legal do Saneamento Básico | O presidente sancionou, em julho de 2020, a nova legislação, que tem como objetivo universalizar e qualificar a prestação de serviços no setor.
  3. Casa Verde e Amarela | O programa habitacional que substituirá o Minha Casa Minha Vida foi aprovado em dezembro de 2020 no Congresso e seguiu para sanção presidencial.
  4. Autonomia do Banco Central | O Senado aprovou o projeto que cria mandatos fixos para dirigentes do BC, entre outros pontos, mas ainda falta a aval da Câmara, que virá neste ano.

. O que falta fazer?

  1. Reforma Tributária | Os projetos que tratam do tema ainda estão em fase de discussão pela comissão mista no Congresso e enfrentam pontos de resistência.
  2. Reforma Administrativa | A proposta que busca mudar as regras do funcionalismo público foi apresentada pelo governo em setembro de 2020, mas ainda não começou a tramitar oficialmente.
  3. Privatizações | Ainda não aconteceram. O projeto de lei que acaba com o monopólio dos Correios e abre caminho para a privatização da estatal deve ser discutido ao longo deste ano.

» ESTADOS UNIDOS | Guinada na diplomacia americana

O democrata Joe Biden se instala na Casa Branca neste mês de janeiro com a promessa de uma política externa pautada pela cooperação internacional e pelo multilateralismo. Veja os cinco pilares da política externa do novo presidente americano.

  1. Reaproximação com aliados | Biden deverá reconstruir pontes com os países deixados de lado pela abordagem “EUA em primeiro lugar”, especialmente as potências europeias.
  2. Multilateralismo | No governo democrata, os EUA reafirmarão seu compromisso com organizações internacionais como Otan e OMS.
  3. Meio ambiente | Os temas relacionados à mudança climática serão parte central de sua política externa, o que deve ter consequência para o Brasil.
  4. China | Biden pretende coordenar uma pressão concertada sobre a potência asiática com aliados ocidentais, sem abandonar a guerra comercial.
  5. Oriente Médio | A retomada do acordo que visa impedir que o Irã obtenha armas nucleares foi uma de suas promessas de campanha.

» ALOCAÇÃO

A nossa assessoria é pautada na combinação sugerida por especialistas da XP Investimentos, visando a busca por maiores retornos dado um determinado risco e volatilidades aliados ao perfil de cada cliente e somada às perspectivas atuais do cenário macroeconômico.

. Para saber mais sobre as carteiras recomendadas da XP | CLIQUE AQUI

» INDICADORES | Investimentos em 2020

Segue abaixo, os indicadores em que você poderá ver a evolução das aplicações financeiras referentes ao mês de dezembro e do ano de 2020. Um dos grandes destaques do ano foi o Ouro, registrando forte valorização anual de quase 56% em 2020. Já o Ibovespa, conseguiu reverter as perdas acumuladas ao longo do ano e encerrar no positivo, com alta de 2,9%. Veja a rentabilidade de outros ativos tento em Renda Fixa, quanto em Renda Variável.

Balancos 2020 Carta aos Investidores - JAN 2021 | Segmentado

» LEITURAS RECOMENDADAS | Vai Investir

 

5 Lições financeiras que devemos aprender com 2020

Como escolher as melhores ações para investir? Confira 6 dicas!

Como identificar o momento certo para comprar e vender ações? Nós te ajudamos!

Como reduzir o pagamento de IR e potencializar o retorno dos seus investimentos

Qualquer dúvida que tiver sobre os conteúdos abordados,
entre em contato conosco pelo e-mail:
[email protected]

 

Um abraço,
Equipe Valor Investimentos

 

» DISCLAIMER

Acreditamos que difundir a Carta Mensal aos Investidores é contribuir para a realização de uma aprendizagem centrada em metas, almejando sonhos e qualidade de vida. Informamos que o intento desta Carta não é sugerir recomendações de compra ou venda de classe de ativos de qualquer natureza.

Somos um escritório credenciado à XP Investimentos, com atuação especializada em serviços de assessoria em diversos tipos de investimentos, com o objetivo de gerar valor para seus investidores e clientes. Fazemos parte do G20 – grupo de escritórios mais relevantes da XP – desde a sua primeira edição.

Há 17 anos no mercado, atualmente atendemos mais de 25 mil clientes em todo o território nacional e você faz parte dessa história!

Reunimos profissionais especializados no mercado financeiro, com profundo conhecimento dos produtos e serviços oferecidos, atendimento exclusivo, acompanhamento completo e extensa rede de relacionamentos com investidores, clientes e parceiros em todo o Brasil.

 

 

66 posts

Sobre o autor
Thiago Goulart é o Editor da Vai Investir e do podcast Valor de Mercado. Adora praticar tênis, ler, escutar música e estar na presença de amigos e família. Graduado em Letras pela UFES e em Jornalismo pela PUC-SP, está se tornando também especialista em finanças com o MBA no tema pela PUC- RS. Com uma longa carreira em sala de aula, desenvolveu a habilidade e sensibilidade para conectar pessoas a conhecimentos. Hoje, aplica essa experiência de maneira mais específica para o mercado financeiro, por quase 3 anos sendo o principal responsável pelo desenvolvimento e curadoria de conteúdo para a Valor Investimentos e Vai Investir.
Artigos
Posts relacionados
Carta

Carta aos Investidores - Julho 2021

4 Minutos de leitura
Fechamento de semestre é tempo de recuperar alguns marcos. No início de junho o Ibovespa ultrapassou a marca dos 130 mil pontos…
Carta

Carta aos Investidores - Junho 2021

7 Minutos de leitura
“A sensibilidade aos danos causados pela volatilidade é remediável, mais ainda do que a predição do evento que poderia causar o dano.”…
Carta

Carta aos Investidores - Maio 2021

5 Minutos de leitura
Talvez nunca saibamos para onde vamos, mas é melhor termos uma boa ideia de onde estamos. (Howard Marks) Família, poder, saúde, força,…

Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email: