Análise e Opinião

Análise e Opinião

Carta aos Investidores – JAN 2021 | Segmentado

Por
Thiago Goulart

“Depois de ver uma longa série de vermelho sair na roleta,
a maioria das pessoas acredita equivocadamente que é a vez do preto”.

Daniel Kahneman*

Carta aos investidores,

Quais são seus planos para 2021? Antes da resposta, uma provocação: você sabia que para projetarmos o futuro e os novos desafios, a memória cumpre um papel fundamental ao questionamento inicial. Parece um paradoxo mencionar o passado para termos uma ideia de futuro.

Sim, a memória nos fornece a possibilidade de “hedgearmos” nossas estratégias e apostas, moldando melhor o futuro. As memórias são adquiridas em estados de alerta e com cargas emocionais latentes. É por isso que eventos pessoais ou sócio-político-econômicos têm maior impacto em nossas cabeças.

O mesmo acontece em relação ao Mercado Financeiro. Exemplo prático: março de 2020 (gráfico 2, linha roxa). Este momento está muito bem memorizado pelos investidores, assim como o fato causador de 6 circuit breakers na Bolsa e algumas intempéries globais.  Agora, imagine se você não tivesse memória. Como se definiria?

Moral da história: consciência sem memória é um horizonte em branco, um vazio existencial.

Por mais que a nossa memória seja falha ou enxertemos elementos para configurá-la, tendemos a obter uma representação do real, ainda que incerta. Por fim, talvez a memória não sirva para ser simplesmente um indicativo perfeito do passado, mas sirva para nos adaptarmos ao presente e ao futuro.

É preciso realçar o fato de que apesar dos contratempos ocorridos, há de se destacar e também lembrar dos bons pontos vivenciados pelo Brasil em 2020. O Brasil não está quebrado, segundo o economista Celso Ming em recente artigo. Ming abordou alguns tópicos relevantes:

1) Não há corrida ao dólar;

2) O índice de risco Brasil medido pelo Credit Defualt Swap de 5 anos (CDS5) está em queda (gráfico 1);

3) A Bolsa vive o seu momento de pico (gráfico 2, linha verde), recuperando as perdas ocorridas e atingindo o recorde histórico de 125.000 pontos (gráfico 2, linha vermelha);

4) Além dos US$ 356 bilhões em reservas externas, a balança comercial mostrou superávit de US$ 50 bilhões em 2020.

Isso não quer dizer que devemos vendar os olhos, pois temos de superar um problema histórico: o rombo das contas públicas (gráfico 2).

Retornando à memória. Quer um conselho? Assista à série The Mind Explained (imagem 3) e descubra como o cérebro controla a nossa memória, o esquecimento e os sonhos. Lembrando que sonhar também é projetar o futuro.

Bom 2021 a todos!

Gráfico 1

Divida

Gráfico 2

Ibov

Imagem 3

The mind

 

*PAUSA PARA A CITAÇÃO | Quem é Daniel Kahneman?

Daniel Kahneman 009

A citação de abertura desta Carta faz uma referência ao economista e especialista em finanças comportamentais Daniel Kahneman – ganhador do prêmio Nobel em 2002. Seu trabalho se debruçou no poder das tomadas de decisão.

Quando estamos diante de uma decisão, geralmente agimos usando a intuição em vez do pensamento racional, porque é mais rápido e mais fácil e, com frequência, nos dá o resultado que queremos. Mas raramente levamos em conta as probabilidades reais envolvidas.

Vale a pena investir seu tempo para ler a obra “Rápido e Devagar – Duas formas de pensar” do economista.

» SAIU NA IMPRENSA | Fundos Imobiliários (FIIs)

Os Fundos Imobiliários protagonizaram algumas das maiores compras de ativos em 2020. Outro dado que vale ressaltar é que os FIIs atingiram a marca de 1 milhões de investidores pessoa física.

Como uma alternativa para a diversificação dos investimentos muitos investidores, os FIIs têm se tornado uma opção bem atraente para empresas. Motivos não faltam.

Por um lado, as companhias puderam reforçar a liquidez em meio à crise; por outro, aproveitaram a baixa da taxa de juros para travar valores menores de aluguel por períodos longos, de até 15 anos. Reflexos de um mercado em franco desenvolvimento.

Transacoes de FIIs

. Se interessou? | Nosso site de Educação Financeira, a Vai Investir, preparou dois conteúdos para você:

  1. O fundo imobiliário faz sentido para você? Leia e descubra.

2. Como investir em fundos imobiliários? 4 Passos para começar!

» PALAVRA DA GESTORA | Dynamo

O ambiente digital determina outra lógica e estimula padrão de comportamento diverso. No mundo de efeitos de rede, simplesmente não dá para nascer pequeno e crescer lentamente.

Quando o foco do modelo de negócios é crescer rápido, aumentam as chances de se incorporar efeitos de rede. Daí que a ênfase na velocidade seja fundamental. Atributos fundamentais do crescimento como efeitos de rede e distribuição tendem a prover recompensas desproporcionais para a companhia que primeiro atinge massa crítica em um determinado segmento de negócio.

Sendo a velocidade uma grandeza relativa, a fim de conquistar a oportunidade do mercado torna-se fundamental avançar mais rápido do que os competidores.

Neste contexto, as decisões devem ser tomadas sob a égide da adaptação e nem tanto em termos de eficiência. Para tanto, é preciso manter a capacidade de inovação durante todo o tempo. E inovar depende do desejo de avançar sobre terrenos menos pavimentados.

Depende do ímpeto de explorar o desconhecido. De lançar-se sobre cipós mais promissores.

. Quer continuar lendo? | Leia a Carta completa aqui.

» EMPRESAS | As maiores do mundo

Muita coisa mudou no mundo nos últimos 20 anos. Alguns setores, como as montadoras, que dominavam o mercado deram lugar a outros. Atualmente, há mais empresas chinesas do que americanas.

A expansão e incorporação de tecnologias para otimização e eficácia dos produtos entregues aos consumidores foram essenciais para essa mudança de posições. Além disso, a redução de custos em um mundo cada vez mais competitivo fez muitas empresas reverem seu modelo de gestão.

A Exame trouxe, por meio de uma pesquisa da revista Fortune, as maiores empresas do mundo em três momentos: 2000, 2010 e 2020.

Maiores empresas do mundo

 

CENÁRIOS & PERSPECTIVAS

 

» BRASIL | Corrida contra o tempo

O governo brasileiro conseguiu emplacar poucos e bons projetos, mas agora precisa atacar uma série de pautas urgentes para a economia brasileira.

. O que já foi aprovado?

  1. Reforma da Previdência | Primeira vitória econômica do governo. As mudanças nas regras de aposentadoria e pensão passaram a integrar a Constituição em 2019.
  2. Marco Legal do Saneamento Básico | O presidente sancionou, em julho de 2020, a nova legislação, que tem como objetivo universalizar e qualificar a prestação de serviços no setor.
  3. Casa Verde e Amarela | O programa habitacional que substituirá o Minha Casa Minha Vida foi aprovado em dezembro de 2020 no Congresso e seguiu para sanção presidencial.
  4. Autonomia do Banco Central | O Senado aprovou o projeto que cria mandatos fixos para dirigentes do BC, entre outros pontos, mas ainda falta a aval da Câmara, que virá neste ano.

. O que falta fazer?

  1. Reforma Tributária | Os projetos que tratam do tema ainda estão em fase de discussão pela comissão mista no Congresso e enfrentam pontos de resistência.
  2. Reforma Administrativa | A proposta que busca mudar as regras do funcionalismo público foi apresentada pelo governo em setembro de 2020, mas ainda não começou a tramitar oficialmente.
  3. Privatizações | Ainda não aconteceram. O projeto de lei que acaba com o monopólio dos Correios e abre caminho para a privatização da estatal deve ser discutido ao longo deste ano.

» ESTADOS UNIDOS | Guinada na diplomacia americana

O democrata Joe Biden se instala na Casa Branca neste mês de janeiro com a promessa de uma política externa pautada pela cooperação internacional e pelo multilateralismo. Veja os cinco pilares da política externa do novo presidente americano.

  1. Reaproximação com aliados | Biden deverá reconstruir pontes com os países deixados de lado pela abordagem “EUA em primeiro lugar”, especialmente as potências europeias.
  2. Multilateralismo | No governo democrata, os EUA reafirmarão seu compromisso com organizações internacionais como Otan e OMS.
  3. Meio ambiente | Os temas relacionados à mudança climática serão parte central de sua política externa, o que deve ter consequência para o Brasil.
  4. China | Biden pretende coordenar uma pressão concertada sobre a potência asiática com aliados ocidentais, sem abandonar a guerra comercial.
  5. Oriente Médio | A retomada do acordo que visa impedir que o Irã obtenha armas nucleares foi uma de suas promessas de campanha.

» ALOCAÇÃO

A nossa assessoria é pautada na combinação sugerida por especialistas da XP Investimentos, visando a busca por maiores retornos dado um determinado risco e volatilidades aliados ao perfil de cada cliente e somada às perspectivas atuais do cenário macroeconômico.

. Para saber mais sobre as carteiras recomendadas da XP | CLIQUE AQUI

» INDICADORES | Investimentos em 2020

Segue abaixo, os indicadores em que você poderá ver a evolução das aplicações financeiras referentes ao mês de dezembro e do ano de 2020. Um dos grandes destaques do ano foi o Ouro, registrando forte valorização anual de quase 56% em 2020. Já o Ibovespa, conseguiu reverter as perdas acumuladas ao longo do ano e encerrar no positivo, com alta de 2,9%. Veja a rentabilidade de outros ativos tento em Renda Fixa, quanto em Renda Variável.

Balancos 2020

» LEITURAS RECOMENDADAS | Vai Investir

 

5 Lições financeiras que devemos aprender com 2020

Como escolher as melhores ações para investir? Confira 6 dicas!

Como identificar o momento certo para comprar e vender ações? Nós te ajudamos!

Como reduzir o pagamento de IR e potencializar o retorno dos seus investimentos

Qualquer dúvida que tiver sobre os conteúdos abordados,
entre em contato conosco pelo e-mail:
tgoulart@valorinvestimentos.com.br

 

Um abraço,
Equipe Valor Investimentos

 

» DISCLAIMER

Acreditamos que difundir a Carta Mensal aos Investidores é contribuir para a realização de uma aprendizagem centrada em metas, almejando sonhos e qualidade de vida. Informamos que o intento desta Carta não é sugerir recomendações de compra ou venda de classe de ativos de qualquer natureza.

Somos um escritório credenciado à XP Investimentos, com atuação especializada em serviços de assessoria em diversos tipos de investimentos, com o objetivo de gerar valor para seus investidores e clientes. Fazemos parte do G20 – grupo de escritórios mais relevantes da XP – desde a sua primeira edição.

Há 17 anos no mercado, atualmente atendemos mais de 25 mil clientes em todo o território nacional e você faz parte dessa história!

Reunimos profissionais especializados no mercado financeiro, com profundo conhecimento dos produtos e serviços oferecidos, atendimento exclusivo, acompanhamento completo e extensa rede de relacionamentos com investidores, clientes e parceiros em todo o Brasil.

 

 

Deixe um comentário